Notícia: O caminho da felicidade – Fragmento
[...]
O que será desse menino? Seu nome é
David. Assim que entra na escola, leva seus professores à beira da loucura.
Tanto faz se conta piadas sujas no meio da aula ou incita seus colegas a um
duelo de cuspe – sua índole é orientada para a provocação. E, no entanto, ele
não é burro: graças às suas excelentes notas, consegue entrar em uma boa
faculdade – onde também é considerado difícil. “Sombrio, acanhado, atormentado
por complexos de inferioridade, medos e desprezo por si mesmo” é como um
psiquiatra o descreve em uma avaliação. A vida não sorri para David.

Bill, por outro lado, não é motivo de
preocupação para ninguém. É talentoso e estudioso, tem muitos amigos, é um
aluno cheio de confiança e capitão do time de futebol. Conclui a faculdade com
as melhores notas. Um superior o descreve como um jovem “descontraído e calmo
em situações delicadas, dono de um grande senso de humor”. Outro profetiza:
“Esse rapaz poderá ir longe”.
Será que se pode afirmar o mesmo a
respeito de Susan? A menina, filha única, é altamente talentosa, especialmente
para a música. Aos 5 anos de idade já se apresenta no palco cantando e
dançando. Mas não voluntariamente. É a mãe que a obriga a isso. Essa mãe
detesta crianças e explora inescrupulosamente os talentos de sua filha. Ela
chega até a obrigar Susan a esconder sua idade para poder exibi-la como criança
pequena em espetáculos de teatro de variedades. [...]
Os três estão entre os participantes de
um projeto científico único: o Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento na
Idade Adulta. Ele é um dos projetos de longo prazo mais dispendiosos já
empreendidos na área de ciências humanas e explora um campo de pesquisa incomum:
o segredo da “boa vida”. Seu objetivo é determinar quais forças internas e
externas contribuem para a manutenção da mais perfeita saúde física e mental
até uma idade muito avançada.
[...]
Johanna Romberg. O
caminho da felicidade. Revista GEO Brasil, São Paulo, Escala, n. 30.
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª
edição, 2015. p. 186.
Entendendo a notícia:
01 – De acordo com o texto,
quais características descrevem a personalidade e o desempenho acadêmico de
David?
David é descrito
como um menino provocador, difícil e com uma índole que leva seus professores à
loucura. Apesar disso, ele é muito inteligente, com excelentes notas que lhe
garantem uma vaga em uma boa faculdade.
02 – Como o texto descreve a
personalidade de Bill e quais são as expectativas sobre o seu futuro?
Bill é descrito como talentoso, estudioso
e confiante. Ele é um aluno com muitos amigos e capitão do time de futebol. Um
de seus superiores profetiza que "Esse rapaz poderá ir longe".
03 – Qual era o talento de
Susan, e qual era a sua relação com a mãe?
Susan era uma
menina com um talento especial para a música. Sua mãe, no entanto, a obrigava a
se apresentar e explorava seus talentos de forma inescrupulosa, chegando a
fazê-la esconder sua idade.
04 – Qual é o nome do projeto
científico que os três personagens participam e o que o torna único?
O projeto se
chama Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento na Idade Adulta. Ele é um dos
projetos de longo prazo mais dispendiosos na área de ciências humanas e explora
o segredo da "boa vida".
05 – Qual é o objetivo
principal do Estudo de Harvard, de acordo com o fragmento da notícia?
O principal
objetivo do estudo é determinar quais são as forças internas e externas que
contribuem para a manutenção da saúde física e mental perfeita até uma idade
muito avançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário