sábado, 9 de agosto de 2025

TEXTO: DISCURSO DISCURSO DE FORMATURA DE EJA - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Texto: Discurso de formatura de EJA – Fragmento

        Prezadas autoridades aqui presentes, prezados colegas, amigos e familiares

        No começo, olhamos para o alto e vimos uma confusão de teorias, livros, trabalhos, provas... Sem que tivéssemos a exata noção da dimensão do desafio que nos aguardava.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtI6VYPOZLSRBr0yzRgPPKao4afqo89ut6F7Ia8-pkb2FJJYwDHRFxhw8MaF8OiHhQ13-RvOABiYSx4j2fjCGnPx4IplGFwGOuQHe5D7ZKTvvAXvFrzpi4prK4OaDAiEUkqZuE-iZ2dzykVQlDr7friCkJvl-aYtWcqoRbuq_GEHGEEW9SV6guy0E23GQ/s320/52cc3f57b52c05ba510843fcee6c101b.jpeg


        Tomamos fôlego e começamos a escalada. Subimos o primeiro degrau, e, a cada etapa vencida, a escalada tornava-se mais emocionante.

        Durante três anos, escalamos e edificamos nossas colunas, e, nesta semana, esta caminhada chega ao fim para que se possa fazer um novo começo, e podem ter certeza que sentiremos saudades do percurso. Perceber esse processo, pela dinâmica do aprendizado e do crescimento pessoal, nos permite afirmar que ele mesmo não é fruto, obviamente, somente de esforço individual, pois nenhuma pessoa constrói-se sozinha, ela soma-se aos valores de cada um. [...] Como deixar de mencionar a influência de nossos mestres? Sempre auxiliando-nos nos trabalhos escolares ainda que não percebemos. Como suprimir nosso agradecimento aos nossos companheiros e companheiras, que sempre se fizeram presentes? A eles, nossos mais sinceros sentimentos de amor.

        Quanto a nós, o que fazer daqui para frente? O que, senão enfrentar os desafios que a vida nos oferece com sabedoria, força e beleza? Ao abraçarmos o EJA, abraçamos também seus múltiplos desafios. Desafios estes que convido a todos aqueles que, como nós, não tiveram a oportunidade de vencê-los no tempo certo. Ninguém hoje no Brasil é considerado alfabetizado se não houver terminado os primeiros anos do ensino fundamental. Convido a todos que não concluíram: venham para a escola e abracem também este sonho. Estamos felizes e queremos que esta corrente aumente cada vez mais. A escola estará aqui juntamente com os professores e funcionários e os receberão de braços abertos.

        Para concluir, gostaria apenas de dizer que hoje!... Hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é nosso, e que esta cerimônia de formatura não represente uma despedida em nossas vidas; e sim um compromisso para seguirmos em frente e não desistir jamais.

        E que Deus abençoe a todos!

        Obrigada.

Disponível em: http://ailce.blogspot.com/2009/12/discurso-de-formatura-eja.html. Acesso em: 23 abr. 2015.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 137.

Entendendo o texto:

01 – Qual a principal metáfora utilizada no discurso para descrever o processo de aprendizado?

      A principal metáfora é a de uma escalada. O orador descreve a jornada educacional como uma subida, em que os estudantes "tomaram fôlego e começaram a escalada" e "subiram o primeiro degrau", tornando cada etapa "mais emocionante". Essa metáfora simboliza o esforço e a superação dos desafios para alcançar um objetivo.

02 – Além do esforço individual, a quem o orador atribui o sucesso da formatura?

      O orador reconhece que o sucesso não é fruto apenas do esforço individual. Ele agradece a influência de seus mestres, que auxiliaram nos trabalhos escolares, e de seus companheiros e companheiras, que sempre se fizeram presentes. Ele enfatiza que "nenhuma pessoa constrói-se sozinha", somando-se aos valores de cada um.

03 – Qual é o convite feito pelo orador no discurso?

      O orador convida a todos que, como eles, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no "tempo certo", a abraçarem o EJA. Ele reforça a importância da educação, afirmando que ninguém é considerado alfabetizado sem ter concluído o ensino fundamental, e incentiva que mais pessoas se juntem a essa "corrente" do conhecimento.

04 – Qual a mensagem principal que o orador quer transmitir sobre o futuro dos formandos?

      A mensagem principal é de continuidade e resiliência. O orador afirma que a formatura não deve ser uma despedida, mas sim o início de um "novo começo". Ele os encoraja a "enfrentar os desafios que a vida nos oferece com sabedoria, força e beleza" e a manter o compromisso de "seguir em frente e não desistir jamais".

05 – O que a frase "Hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens" significa no contexto do discurso?

      A frase significa que os formandos alcançaram um nível de conhecimento e realização tão significativo que os faz sentir-se elevados, com uma base sólida para o futuro. Os alicerces, que normalmente ficam no chão, estão nas nuvens, simbolizando que eles superaram as expectativas e estão prontos para "tomar posse do que é nosso", ou seja, aproveitar as novas oportunidades que a educação lhes proporcionou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário