quinta-feira, 14 de agosto de 2025

ENTREVISTA: SCOTT WEEMS - FRAGMENTO - VEJA - ABRIL - COM GABARITO

 Entrevista: Scott Weems – Fragmento

        “O riso é tão importante para nossa vida quanto a inteligência ou a criatividade”

        Rir nos torna mais inteligentes, criativos e saudáveis, segundo o neurocientista cognitivo Scott Weems. Nesta entrevista, ele conta como isso acontece e explica de que maneira algumas gargalhadas revelam crenças e preconceitos e oferecem soluções inéditas para nossos problemas.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEQefxug9Ar56e628I2u2MiPTrGP1hPK7IYq9c3CSIPv9vLaZ4IoONcmgoqeotmotWxI22uugpdxT-VMTSBADTyGQ8O6fFvQPU7ktH8upJ54vYc6WwoWcz1TvqT3GSFLv_xp8CsNyrXoTM11EylY8djuJHy84D1PyhqnAwlEQKeuM61_8fhXYGvjdmf98/s320/bg2.png


        [...]

        Analisando a piada

        Em suas pesquisas, Weems descobriu que o humor é o segredo de pessoas inteligentes e criativas para suas associações rápidas e inesperadas. [...]. Nesta entrevista site da Veja, Weems explica por que não levamos o humor a sério e conta como piadas e anedotas são a chave para atingir pensamentos sofisticados e nos tornar mais saudáveis e criativos. [...]

        Por que costumamos explodir em risadas frente a situações constrangedoras? 

        Nossa mente transforma ambiguidade e confusão em prazer. O cérebro é lugar cheio de conexões e ideias competindo por atenção. Isso nos leva a raciocinar, mas também traz conflito, pois às vezes temos duas ou mais ideias inconsistentes sobre o mesmo assunto. Quando isso acontece, nosso cérebro só tem uma coisa a fazer: rir.

        E isso resolve alguma coisa? 

        Gostamos de trabalhar em meio a essa confusão e rimos quando chegamos a uma solução. O humor traz respostas súbitas, que chegam por vias diferentes do pensamento lógico e analítico. Cada vez que rimos de uma piada é como se tivéssemos um pequeno insight, pois pensamos algo inédito. E isso só dá certo porque o processo nos alegra — uma mente entediada é uma mente sem humor.

        [...].

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-riso-e-tao-importante-para-nossa-vid-quanto-a-inteligencia-ou-a-criatividade. Acesso em:26 fev. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e Shirley Goulart – 7º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 313-314.

Entendendo a entrevista:

01 – Qual é a principal afirmação de Scott Weems sobre o riso em relação a outras qualidades humanas?

      Para Scott Weems, o riso é tão fundamental para a vida quanto a inteligência ou a criatividade. Ele defende que rir nos torna mais inteligentes, criativos e saudáveis.

02 – Como o humor se relaciona com a inteligência e a criatividade, de acordo com as pesquisas de Weems?

      Em suas pesquisas, Weems descobriu que o humor é o segredo de pessoas inteligentes e criativas para suas associações rápidas e inesperadas, sendo a chave para atingir pensamentos sofisticados.

03 – Por que, segundo Weems, costumamos rir diante de situações constrangedoras?

      Nossa mente transforma ambiguidade e confusão em prazer. Quando o cérebro lida com ideias inconsistentes sobre o mesmo assunto, a única coisa que ele pode fazer é rir.

04 – O riso é capaz de resolver problemas? Se sim, como?

      Sim, o riso pode resolver problemas. O humor traz respostas súbitas que chegam por vias diferentes do pensamento lógico e analítico. Cada vez que rimos de uma piada, é como ter um pequeno insight, pois pensamos algo inédito.

05 – Qual a importância da alegria no processo de resolução de problemas através do humor?

      A alegria é crucial porque o processo de chegar a uma solução através do humor nos alegra. Uma mente entediada é, segundo Weems, uma mente sem humor, o que sugere que o prazer é um catalisador para esses insights.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário