sábado, 9 de agosto de 2025

REPORTAGEM: É FREVO! - FRAGMENTO - FELIPE OLIVEIRA - COM GABARITO

 Reportagem: É frevo! – Fragmento

        Ele tem cerca de 100 anos de idade, é natural do Recife e faz qualquer um se mexer. Agora, no Carnaval, queima montes de calorias. Tem gente dizendo que pode até virar a primeira dança clássica brasileira

        Quando alguém fala em dança, música ou Carnaval brasileiro, todo mundo pensa logo no samba. Mas o frevo, nascido em Pernambuco, mais precisamente no Recife, não só é igualmente brasileiro como também explode no Carnaval. A grande diferença é que, ao contrário do samba, não se espalhou pelo país.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJUlXZJpDIRoMWkd5mxTanIOuIp3CkyTJ1r_DVT-bEqsBT7w2jIr3TbzkixFF0qYN2rdLoWvpIAHke11lKwfRDnHXNEOPb9kAneTZ1H97mbV-BHWkyt9MskbTYV4KkpVE-ZZSpws15C-ib05mF3XdEwPocvW_sNirgtLtT1IH-loZAhgp6OcASlPfxD_E/s320/9c655bc5-e08d-4a90-8ba0-d288a6b02c1e.jpeg


        Claro que brasileiros de todos os cantos reconhecem o ritmo quando o ouvem. Afinal, cantores conhecidos, como Caetano Veloso ou Moraes Moreira, já gravaram frevos que ficaram famosos nacionalmente. Muitos também são capazes de identificar – ainda que para alguns seja impossível botar em prática – os passos que acompanham esse tipo de música. Mas tocar, cantar e dançar frevo é coisa de pernambucano. Uma pena, na opinião do músico e bailarino também de Pernambuco Antônio Nóbrega, que defende a possibilidade de se usar o frevo como base para o desenvolvimento de uma dança clássica genuinamente brasileira. Algo para ser ensinado nas academias, ao lado do conhecido clássico europeu e do jazz. [...]

        Saltos e piruetas

        Mas por que o papel de gerar esse produto artístico nacional não poderia ser do samba? “Porque o samba não é uma dança”, justifica Nóbrega. “É basicamente um passo, ao qual podem ser acrescidos adornos.” Opiniões à parte, o certo é que a coreografia do frevo não padece dessa carência. São cerca de 120 passos diferentes. Muitos tão acrobáticos quanto aquelas piruetas nas quais o russo Mikhail Baryshnikov é craque. Segundo o compositor erudito brasileiro César Guerra Peixe (1914-1994), trata-se de um gênero único, pois o dançarino dança a orquestração. Por isso mesmo, para compor um frevo é preciso conhecer os papéis dos vários instrumentos numa orquestra, principalmente os dos metais.

        As primeiras composições, não por acaso, foram de mestres de bandas, como José Lourenço da Silva, o Zuzinha. É que o frevo nasceu da competição entre bandas marciais (veja o quadro ao lado). Cada uma com seu grupo de capoeiras, leões-de-chácara cheios de ginga, à frente, elas foram moldando as marchas militares à cadência da luta-dança, dando origem à nova música. “O nascimento do frevo não tem data específica”, avisa o historiador Leonardo Dantas Silva, da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife. “Ele foi nascendo aos poucos, resultado de uma sincronização entre música e dança.”

        Levado para o Rio, não empolgou

        Por volta de 1880 começaram a surgir as primeiras sociedades carnavalescas do Recife. Eram os chamados “clubes pedestres”. Compostos por populares, eles se apresentavam assim mesmo: a pé. A aristocracia ficava nos clubes fechados. Quando os capoeiras eram reprimidos à frente das bandas marciais [...], se refugiavam nos desfiles dessas agremiações e passavam a defender seus estandartes.

        As orquestras desses clubes tocavam polca, maxixe, tango, marchas. E também foram influenciadas pelos passos da capoeira. Quando nasceu, em 1889, é provável que o Clube Vassourinhas já tocasse o frevo. Depois o gênero evoluiu, adquirindo uma personalidade ainda mais marcante. Quem ouvia essa música nova tentava encontrar paralelos. Em visita a Recife, em 1942, o cineasta americano Orson Welles teria chegado a acha-la parecida com a italiana tarantela. Especialistas negam a semelhança.

        Difícil de identificar, o frevo era também duro de imitar. Bem que se tentou, várias vezes, levá-lo para o Rio, mas não deu certo. “Frevo não é espetáculo, que nem as escolas de samba, mas participação do povo”, explicou o estudioso Valdemar de Oliveira no livro Frevo, Capoeira e Passo. “Se não há povo participante em quantidade e, sobretudo, em qualidade, que lhe dê corpo e alma, desfilará um ajuntamento de virtuose, ou pseudo-virtuose, não frevo”.

        Malabarismo na rua não é pra qualquer um

        Se é importante conhecer bem música para compor o frevo, parece ser necessário ainda algo mais para tocá-lo bem. Valdemar de Oliveira reclama que só quando a Federação Carnavalesca Pernambucana resolveu mandar o maestro Zuzinha ao Rio, para ensaiar as bandas cariocas encarregadas de gravar as composições premiadas no Carnaval, os resultados ficaram melhores. Antes, as notas vinham corretas, ele conta, mas o andamento era errado e o ritmo, frouxo.

        Talvez haja um pouco de bairrismo na avaliação. Mais aberto, Francisco Nascimento da Silva, 60 anos, o Nascimento do Passo, resolveu até abrir uma escola em Recife para ensinar a dança a turistas ou mesmo a moradores mais duros de cintura. “Em um mês qualquer um pode se tornar um bom dançarino”, exagera. Talvez a generosidade venha do fato de que ele não é pernambucano. Veio, menino, do Amazonas. Cá para nós, um mês de aulas deve dar apenas para passar o Carnaval sem vexame, arriscando uns vinte dos 120 passos conhecidos.

        [...].

Felipe Oliveira. É frevo! Revista Superinteressante, n° 113, fev. 1997. Disponível em: http://super.abril.com.br/historia/frevo-436886.shtml. Acesso em: 22 mar. 2015.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 118-119.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é a principal diferença apontada entre o frevo e o samba?

      A principal diferença é a popularização. O samba se espalhou por todo o país e é universalmente associado ao Carnaval brasileiro. Já o frevo, embora seja reconhecido por brasileiros, não se espalhou tanto e é predominantemente uma manifestação cultural de Pernambuco. Outra distinção é que o frevo, com seus cerca de 120 passos, é considerado uma dança, enquanto o samba é definido na reportagem como um passo básico, ao qual podem ser acrescentados adornos.

02 – Quem é Antônio Nóbrega e qual é a sua proposta para o frevo?

      Antônio Nóbrega é um músico e bailarino pernambucano. Ele defende a ideia de que o frevo poderia se tornar a base para o desenvolvimento de uma dança clássica genuinamente brasileira, sendo ensinado em academias de dança ao lado do balé europeu e do jazz.

03 – Por que, segundo César Guerra Peixe, o frevo é considerado um gênero único?

      Segundo o compositor erudito, o frevo é único porque o dançarino "dança a orquestração". Isso significa que a dança não é apenas um acompanhamento da música, mas uma interpretação física da complexidade musical. Por isso, para compor um frevo, é preciso ter um conhecimento aprofundado dos instrumentos de uma orquestra, especialmente os de metal.

04 – Como o frevo nasceu, de acordo com o historiador Leonardo Dantas Silva?

      O frevo nasceu da competição entre bandas marciais. Essas bandas, que tinham grupos de capoeiristas à frente, foram moldando as marchas militares à cadência da capoeira (uma luta-dança), resultando em uma nova música. O historiador explica que o frevo não tem uma data de nascimento específica, mas foi o resultado de uma "sincronização entre música e dança" que aconteceu gradualmente.

05 – Qual a razão, segundo o estudioso Valdemar de Oliveira, para o frevo não ter se popularizado no Rio de Janeiro?

      Valdemar de Oliveira explica que o frevo não é um espetáculo como as escolas de samba, mas uma "participação do povo". Ele defende que a essência do frevo está na participação espontânea de um grande número de pessoas com qualidade e alma. Sem essa participação popular em massa, o frevo perde sua essência e se torna apenas um "ajuntamento de virtuose" (pessoas talentosas), mas não o frevo de verdade.

06 – Que dificuldades foram relatadas em relação à execução musical do frevo fora de Pernambuco?

      A reportagem menciona que, quando as bandas cariocas tentaram gravar composições de frevo, os resultados não foram satisfatórios. Embora as notas estivessem corretas, o andamento era errado e o ritmo, "frouxo". Somente quando um maestro pernambucano foi enviado ao Rio para ensiná-los os resultados melhoraram, indicando a necessidade de uma sensibilidade cultural e rítmica específica para tocar o frevo corretamente.

07 – Quem é Nascimento do Passo e qual sua visão sobre o aprendizado da dança?

      Nascimento do Passo, um dançarino de 60 anos que veio do Amazonas, é o dono de uma escola de frevo no Recife. Ele é descrito como "mais aberto" do que outros e acredita que qualquer pessoa pode se tornar um bom dançarino em apenas um mês de aulas. Embora a reportagem considere essa afirmação um exagero, ela mostra a visão generosa de alguém que busca democratizar a dança.

 

 

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