Poesia: Tempo de escola
Grace
Motta
Eu vou lhe contar agora
Um pouquinho do passado
Do meu tempo de escola
De aluno educado.

Logo cedo eu chegava
Com farda original
Alegre e sempre em fila
Cantava o Hino Nacional.
A minha escola era grande
Com um enorme jardim em frente
Na hora do recreio
Juntava era muita gente.
Tinha uma cartilha azul
Colorida e engraçada
Com as letras muito grandes
Que eu lia salteadas.
Pro Maria era calma
Meiga como uma flor
Quando a gente errava
Ela dizia "faz de novo, meu amor".
Mas... lá tinha uma diretora
Com uma grande palmatória
Quando a gente aprontava
Então... era outra história.
Ao lembrar da minha escola
Revivo muitas lembranças
Dos colegas, dos professores
Do meu tempo lindo de criança.
Professora Grace Motta
Salvador – BA.
Fonte: Programa de
Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de textos – Módulo 1. p. 20.
Entendendo a poesia:
01 – Sobre o que o eu lírico
vai contar na poesia "Tempo de escola"?
O eu lírico vai
contar um pouco sobre seu passado, especificamente sobre o seu tempo de escola
como aluno educado.
02 – Como o eu lírico descreve
sua chegada à escola e o que faziam logo cedo?
Ele descreve que
chegava logo cedo, com farda original, e que, alegre e sempre em fila, cantava
o Hino Nacional.
03 – Como era o ambiente
físico da escola do eu lírico, especialmente na hora do recreio?
A escola era
grande, com um enorme jardim em frente, e na hora do recreio juntava muita gente.
04 – Qual era a característica
marcante da cartilha usada pelo eu lírico?
A cartilha era
azul, colorida e engraçada, com as letras muito grandes que ele lia salteadas.
05 – Quais as duas figuras de
autoridade na escola mencionadas e como elas se diferenciavam no tratamento aos
alunos?
As duas figuras
de autoridade mencionadas são a Professora Maria e a diretora. A Professora
Maria era calma e meiga como uma flor, e quando os alunos erravam, ela dizia
"faz de novo, meu amor". Já a diretora tinha uma grande palmatória e,
quando os alunos "aprontavam", "era outra história",
indicando um tratamento mais rígido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário