domingo, 10 de agosto de 2025

POESIA: TEMPO DE ESCOLA ´GRACE MOTTA - COM GABARITO

 Poesia: Tempo de escola

             Grace Motta

Eu vou lhe contar agora

Um pouquinho do passado

Do meu tempo de escola

De aluno educado.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp77NAIWNBO6_qQ_UJAly2TEGv1vFAsxJ_4qdny_asz7u11H6L4_jsgDTDvcSmXznjx4hXP_aSY4mXfysN1YA4jdGvzejyXQngFRGkvj33rI9dAu4bRcZJWrnBbxC2bJkcXCFxwSVq5BvePiug2wshWXJnVuYGczjkHsmBNiVRomboZ2GExHfkuh1RHYE/s1600/mais-tempo-escola.jpg

Logo cedo eu chegava

Com farda original

Alegre e sempre em fila

Cantava o Hino Nacional.

 

A minha escola era grande

Com um enorme jardim em frente

Na hora do recreio

Juntava era muita gente.

 

Tinha uma cartilha azul

Colorida e engraçada

Com as letras muito grandes

Que eu lia salteadas.

 

Pro Maria era calma

Meiga como uma flor

Quando a gente errava

Ela dizia "faz de novo, meu amor".

 

Mas... lá tinha uma diretora

Com uma grande palmatória

Quando a gente aprontava

Então... era outra história.

 

Ao lembrar da minha escola

Revivo muitas lembranças

Dos colegas, dos professores

Do meu tempo lindo de criança.

Professora Grace Motta Salvador – BA.

Fonte: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de textos – Módulo 1. p. 20.

Entendendo a poesia:

01 – Sobre o que o eu lírico vai contar na poesia "Tempo de escola"?

      O eu lírico vai contar um pouco sobre seu passado, especificamente sobre o seu tempo de escola como aluno educado.

02 – Como o eu lírico descreve sua chegada à escola e o que faziam logo cedo?

      Ele descreve que chegava logo cedo, com farda original, e que, alegre e sempre em fila, cantava o Hino Nacional.

03 – Como era o ambiente físico da escola do eu lírico, especialmente na hora do recreio?

      A escola era grande, com um enorme jardim em frente, e na hora do recreio juntava muita gente.

04 – Qual era a característica marcante da cartilha usada pelo eu lírico?

      A cartilha era azul, colorida e engraçada, com as letras muito grandes que ele lia salteadas.

05 – Quais as duas figuras de autoridade na escola mencionadas e como elas se diferenciavam no tratamento aos alunos?

      As duas figuras de autoridade mencionadas são a Professora Maria e a diretora. A Professora Maria era calma e meiga como uma flor, e quando os alunos erravam, ela dizia "faz de novo, meu amor". Já a diretora tinha uma grande palmatória e, quando os alunos "aprontavam", "era outra história", indicando um tratamento mais rígido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário