Texto: Resgatando o amor e a ética nas relações – Fragmento
Maria Aparecida Diniz Bressani
[...]
A vida e as relações humanas são feitas
de direitos e deveres, mas se não existe um certo grau de desenvolvimento de
valores éticos e morais – que eu chamo de educação (porque é na educação
recebida que se formam tais valores) – acaba por estabelecer-se contatos e
relacionamentos pautados apenas nos “meus direitos” e totalmente inconsciente
dos “meus deveres” – como qualquer criança de três anos de idade!

Por isto é importante desenvolver a
consciência de onde termina você e onde começa o outro.
[...]
Ter “noção” de ética e moral é o
princípio sine qua non para se
estabelecer qualquer relação.
Eu entendo por Ética como conduta de
vida, onde sempre precisa estar presente um pensamento básico: “Tudo que me faz
mal, que me incomoda, que me deixa infeliz provavelmente poderá também afetar o
outro e fazer-lhe mal, incomodá-lo e deixa-lo infeliz”.
Um exemplo claro é: se eu tenho um
relacionamento fixo com alguém e se me sinto atraído por outro alguém (o que é
absolutamente natural que aconteça!), como devo proceder? Devo exercer minha
atração e me envolver em paralelo com esta outra pessoa?
Caso eu o faça, dentro dos parâmetros
éticos – baseado no pacto de confiança e respeito dentro da relação (o que lhe
seria próprio) – estaria traindo a confiança do parceiro fixo.
Se fosse o contrário: se meu parceiro
fixo atuasse sua atração em paralelo à sua relação comigo, como eu me sentiria?
O problema é que a maioria das pessoas
não faz este tipo de exercício ético: se colocar no lugar do outro.
E é isto que eu chamo de conduta ética:
é saber que o que me atinge como indivíduo e ser humano poderá atingir também o
outro, como indivíduo e ser humano.
[...]
BRESSANI, Maria
Aparecida Diniz. Disponível em: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=02418. Acesso
em: 4 mar. 2015.
Fonte: Língua
Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e
Shirley Goulart – 7º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 56.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com a autora, o
que é fundamental para que as relações humanas não sejam pautadas apenas nos
"meus direitos"?
Segundo a autora, é fundamental que haja
um certo grau de desenvolvimento de valores éticos e morais, que ela chama de
educação. Sem isso, as relações se tornam inconscientes dos deveres e focadas
apenas nos próprios direitos, como uma criança de três anos.
02 – Qual o princípio
"sine qua non" para o estabelecimento de qualquer relação, conforme o
texto?
O princípio "sine qua non"
(indispensável) para o estabelecimento de qualquer relação é ter
"noção" de ética e moral.
03 – Como a autora define
Ética em sua conduta de vida?
A autora entende Ética como uma conduta
de vida em que sempre deve estar presente o pensamento básico: "Tudo que
me faz mal, que me incomoda, que me deixa infeliz provavelmente poderá também
afetar o outro e fazer-lhe mal, incomodá-lo e deixá-lo infeliz".
04 – No exemplo dado pela
autora sobre atração por outra pessoa em um relacionamento fixo, como a conduta
ética seria aplicada?
A conduta ética seria
aplicada ao não trair a confiança do parceiro fixo, que é baseada em um pacto
de confiança e respeito. A autora sugere que se deve considerar como a pessoa
se sentiria se o parceiro agisse da mesma forma.
05 – Qual a essência da
conduta ética, na visão da autora?
A essência da
conduta ética é saber que o que atinge o indivíduo como ser humano poderá
atingir também o outro, como indivíduo e ser humano, ou seja, colocar-se no
lugar do outro.
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