Notícia: Manda vê – Fragmento
Mayara Mantovani
Qual a receita para tornar a escola um
espaço mais agradável entre os que a frequentam? Essa resposta, com certeza,
todos (estudantes, educadores, governos e sociedade civil) gostariam de tê-la.
Em todo o mundo, é consenso que a educação é uma questão fundamental para o
desenvolvimento de uma sociedade. Mas infelizmente, alcançar um nível
educacional de qualidade tem sido uma tarefa difícil para os governos e
gestores de educação. Principalmente no que diz respeito ao Ensino Médio, fase
escolar que pode ser compreendida de diferentes maneiras.
Alguns o têm como a ponte para a
entrada na universidade e, consequentemente, a conquista de um bom cargo
profissional no futuro. Essa visão faz com que escolas, públicas e privadas,
preparem o aluno para apenas um fim específico: passar nos vestibulares mais
concorridos do País. E tentam, a todo custo, garantir o máximo de seus alunos
entre os primeiros na lista de egressos de cursos como Medicina e Engenharia.
Já outras pessoas encaram o Ensino Médio como a oportunidade de ampliar a
formação cidadã do estudante, valorizando suas habilidades e incentivando a
busca pela descoberta do novo.
[...] E para entender melhor o que a
moçada pensa sobre o Ensino Médio, os Conselhos Jovens da Vira Campinas (SP) e
Goiânia (GO) foram ouvir a opinião de alguns estudantes sobre o assunto, que
você confere a seguir:
Qual o Ensino Médio que você deseja?
Izabella
Mantovani, 16 anos, Campinas (SP).
“Professores mais competentes. Uma
melhor qualidade na educação, tanto na escola (estrutura) quanto nos livros
didáticos”.
João
Paulo Pucinellei, 20 anos, Caldas Novas (GO).
“Acredito que o Ensino Médio tem que
ser um lugar que dá conta de garantir aos jovens uma leitura do mundo, apontando
horizontes e potencializando a elaboração de projeto de vida”.
Janis
de Oliveira, 18 anos, Campinas (SP).
“Queria que tivesse um preparo mais
forte para o vestibular e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). E que o
esporte estivesse mais presente nas escolas”.
Luana
Gonçalves, 17 anos, Campinas (SP).
“Melhores professores, que dão mais
atenção aos alunos, e salas adequadas”.
Vanilson
Farias, 16 anos, Senador Canedo (GO).
“Quero um Ensino Médio que aproxima o
aluno da escola, com aulas menos chatas, divertidas, usando ferramentas como a
música par deixa-las mais alegres e interessantes”.
Raissa
Katia Rodrigues, 19 anos, Campinas (SP).
“Professores que ensinem com mais
dedicação e que respeitem mais os alunos”.
Thais
Pereira dos Santos, 17 anos, Goiânia (GO).
“Eu quero um Ensino Médio que me
prepare para a universidade pública. E que não haja discriminação entre os
alunos de ensino públicos e privado”.
Michelly
Bezerra Guedes, 15 anos, Goiânia (GO).
“O Ensino Médio que quero deveria ser
aquele que nos ajuda a ter uma base para a vida profissional”.
Wellington
Fernandes, 17 anos, Campinas (SP).
“Que os professores se interessem em
dar matéria e que sejam mais focados no assunto”.
Mayara Mantovani
(Virajovem Campinas, SP) e Érika Pereira (Virajovem Goiânia, GO). Manda vê.
Revista Viração, n. 67, p. 6-7. Edição especial, 2010.
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição,
2015. p. 188-189.
Entendendo a notícia:
01 – Qual é o consenso, em
nível global, sobre a educação mencionado no início do texto?
O texto afirma
que, em todo o mundo, é consenso que a educação é uma questão fundamental para
o desenvolvimento de uma sociedade.
02 – O texto apresenta duas
visões opostas sobre o Ensino Médio. Quais são elas?
Uma visão é que o
Ensino Médio serve como uma ponte para a entrada na universidade, preparando o
aluno para passar em vestibulares. A outra o encara como uma oportunidade de
ampliar a formação cidadã do estudante.
03 – De acordo com o texto,
qual era o objetivo da pesquisa realizada pelos Conselhos Jovens da Vira
Campinas e Goiânia?
O objetivo da
pesquisa era ouvir a opinião dos jovens sobre o Ensino Médio para entender o
que eles pensam sobre o assunto.
04 – Quais são as principais
críticas e desejos dos estudantes em relação aos professores?
Muitos estudantes, como Izabella, Luana,
Raissa e Wellington, pedem por professores mais competentes, dedicados, que
deem mais atenção aos alunos, que se interessem em ensinar a matéria e que os
respeitem.
05 – Dois estudantes, João
Paulo Pucinellei e Michelly Bezerra Guedes, oferecem visões sobre o propósito
do Ensino Médio. Quais são elas?
João Paulo
Pucinellei acredita que o Ensino Médio deve dar aos jovens uma "leitura do
mundo" e ajudá-los a elaborar um projeto de vida. Já Michelly Bezerra
Guedes deseja um Ensino Médio que ajude a ter uma base para a vida
profissional.
06 – Além do preparo acadêmico,
o que o estudante Janis de Oliveira gostaria de ver mais presente nas escolas?
Além de um
preparo mais forte para o vestibular e o Enem, Janis de Oliveira gostaria que o
esporte estivesse mais presente nas escolas.
07 – Quais estudantes mencionam
a preparação para a universidade como um ponto fundamental para o Ensino Médio
ideal?
Janis de
Oliveira, que deseja um preparo mais forte para o vestibular e o Enem, e Thais
Pereira dos Santos, que quer um Ensino Médio que a prepare para a universidade
pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário