sábado, 9 de agosto de 2025

NOTÍCIA: MANDA VÊ - FRAGMENTO - MAYARA MANTOVANI - COM GABARITO

 Notícia: Manda vê – Fragmento

        Mayara Mantovani

        Qual a receita para tornar a escola um espaço mais agradável entre os que a frequentam? Essa resposta, com certeza, todos (estudantes, educadores, governos e sociedade civil) gostariam de tê-la. Em todo o mundo, é consenso que a educação é uma questão fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Mas infelizmente, alcançar um nível educacional de qualidade tem sido uma tarefa difícil para os governos e gestores de educação. Principalmente no que diz respeito ao Ensino Médio, fase escolar que pode ser compreendida de diferentes maneiras.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuDbDeoFdzyFqKgOAIQUlSrlQ88rzqHz1J5pM3wtS-ppnjIcEOmzSId6AKz4POhz5NScAAxcjxkyiLHwCD8a4zaDi9UZZ3l6ZNSdbf8_tHm4cB1J_4rFTIgpS-Y3tz8tQRP8TVQgEvDAqjshJC2QrnRc6XmuvGgQbZ0AOwgDwA1LYJ1MrKiQm0g4qI51E/s320/pngtree-high-school-students-talk-to-the-teacher-png-image_2245069.jpg

        Alguns o têm como a ponte para a entrada na universidade e, consequentemente, a conquista de um bom cargo profissional no futuro. Essa visão faz com que escolas, públicas e privadas, preparem o aluno para apenas um fim específico: passar nos vestibulares mais concorridos do País. E tentam, a todo custo, garantir o máximo de seus alunos entre os primeiros na lista de egressos de cursos como Medicina e Engenharia. Já outras pessoas encaram o Ensino Médio como a oportunidade de ampliar a formação cidadã do estudante, valorizando suas habilidades e incentivando a busca pela descoberta do novo.

        [...] E para entender melhor o que a moçada pensa sobre o Ensino Médio, os Conselhos Jovens da Vira Campinas (SP) e Goiânia (GO) foram ouvir a opinião de alguns estudantes sobre o assunto, que você confere a seguir:

      Qual o Ensino Médio que você deseja?

        Izabella Mantovani, 16 anos, Campinas (SP).

        “Professores mais competentes. Uma melhor qualidade na educação, tanto na escola (estrutura) quanto nos livros didáticos”.

        João Paulo Pucinellei, 20 anos, Caldas Novas (GO).

        “Acredito que o Ensino Médio tem que ser um lugar que dá conta de garantir aos jovens uma leitura do mundo, apontando horizontes e potencializando a elaboração de projeto de vida”.

        Janis de Oliveira, 18 anos, Campinas (SP).

        “Queria que tivesse um preparo mais forte para o vestibular e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). E que o esporte estivesse mais presente nas escolas”.

        Luana Gonçalves, 17 anos, Campinas (SP).

        “Melhores professores, que dão mais atenção aos alunos, e salas adequadas”.

        Vanilson Farias, 16 anos, Senador Canedo (GO).

        “Quero um Ensino Médio que aproxima o aluno da escola, com aulas menos chatas, divertidas, usando ferramentas como a música par deixa-las mais alegres e interessantes”.

        Raissa Katia Rodrigues, 19 anos, Campinas (SP).

        “Professores que ensinem com mais dedicação e que respeitem mais os alunos”.

        Thais Pereira dos Santos, 17 anos, Goiânia (GO).

        “Eu quero um Ensino Médio que me prepare para a universidade pública. E que não haja discriminação entre os alunos de ensino públicos e privado”.

        Michelly Bezerra Guedes, 15 anos, Goiânia (GO).

        “O Ensino Médio que quero deveria ser aquele que nos ajuda a ter uma base para a vida profissional”.

        Wellington Fernandes, 17 anos, Campinas (SP).

        “Que os professores se interessem em dar matéria e que sejam mais focados no assunto”.

Mayara Mantovani (Virajovem Campinas, SP) e Érika Pereira (Virajovem Goiânia, GO). Manda vê. Revista Viração, n. 67, p. 6-7. Edição especial, 2010.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 188-189.

Entendendo a notícia: 

01 – Qual é o consenso, em nível global, sobre a educação mencionado no início do texto?

      O texto afirma que, em todo o mundo, é consenso que a educação é uma questão fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade.

02 – O texto apresenta duas visões opostas sobre o Ensino Médio. Quais são elas?

      Uma visão é que o Ensino Médio serve como uma ponte para a entrada na universidade, preparando o aluno para passar em vestibulares. A outra o encara como uma oportunidade de ampliar a formação cidadã do estudante.

03 – De acordo com o texto, qual era o objetivo da pesquisa realizada pelos Conselhos Jovens da Vira Campinas e Goiânia?

      O objetivo da pesquisa era ouvir a opinião dos jovens sobre o Ensino Médio para entender o que eles pensam sobre o assunto.

04 – Quais são as principais críticas e desejos dos estudantes em relação aos professores?

      Muitos estudantes, como Izabella, Luana, Raissa e Wellington, pedem por professores mais competentes, dedicados, que deem mais atenção aos alunos, que se interessem em ensinar a matéria e que os respeitem.

05 – Dois estudantes, João Paulo Pucinellei e Michelly Bezerra Guedes, oferecem visões sobre o propósito do Ensino Médio. Quais são elas?

      João Paulo Pucinellei acredita que o Ensino Médio deve dar aos jovens uma "leitura do mundo" e ajudá-los a elaborar um projeto de vida. Já Michelly Bezerra Guedes deseja um Ensino Médio que ajude a ter uma base para a vida profissional.

06 – Além do preparo acadêmico, o que o estudante Janis de Oliveira gostaria de ver mais presente nas escolas?

      Além de um preparo mais forte para o vestibular e o Enem, Janis de Oliveira gostaria que o esporte estivesse mais presente nas escolas.

07 – Quais estudantes mencionam a preparação para a universidade como um ponto fundamental para o Ensino Médio ideal?

      Janis de Oliveira, que deseja um preparo mais forte para o vestibular e o Enem, e Thais Pereira dos Santos, que quer um Ensino Médio que a prepare para a universidade pública.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário