quinta-feira, 7 de agosto de 2025

NOTÍCIA: EMPRESA RETOMA TRABALHOS DE DERRUBADA DE PRÉDIO CONDENADO NO BAIRRO BURITIS - FRAGMENTO - JOÃO HENRIQUE DO VALE - COM GABARITO

 Notícia: Empresa retoma trabalhos de derrubada de prédio condenado no Bairro Buritis – Fragmento

        A previsão é que a demolição termine neste domingo

        A empresa contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para demolir um dos prédios do Condomínio Art de Vivre retomou os trabalhos por volta das 7hs da manhã deste sábado. Três máquinas estão no local para fazer a demolição do imóvel. Nessa sexta-feira, os trabalhos na Rua Laura Soares Carneiro foram realizados até as 19hs, o que deve se repetir hoje. A previsão para o término do trabalho é neste domingo.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTkFOhcdBQOHNfT7QwarJalF42HsWos8c1Y0i_fQX44ftFywXP7mXrJ5vcJkCUi5_apktmiwUnsVX3HfJuf1_hHYA-PHulbRGaQX-IG8aqAUYZ3bQA4fUTTkloZdbIajp50TM11H9wbDHbohJ_geE9PbLlsOubI5hmB-DC7p7j7OEHRVGn1rix__xas9U/s1600/images.jpg


        Em relação à segunda torre do edifício, o secretário de obras e infraestrutura de Belo Horizonte, Murilo Valadares, afirmou que, na próxima segunda-feira, o prédio passará por uma perícia que vai avaliar se ele também terá de ser demolido. Topógrafos monitoram diariamente o nivelamento da rua, onde está o edifício. De acordo com o secretário, a torre que está sendo demolida inclinou cerca de 80 centímetros de quinta-feira para sexta-feira. Já a segunda edificação apresentou algumas trincas.

        A PBH já tem uma autorização da Justiça para demolir o segundo prédio, porém técnicos vão avaliar se é possível recuperar o imóvel. “A procuração da Justiça já nos autoriza a demolição do segundo prédio. Vamos fazer um laudo. Se chegarmos à conclusão de que ele não é recuperável, vamos continuar a demolição. Caso contrário, a PBH paralisa a atividade”, afirmou nessa sexta-feira o procurador-geral do município, Marco Antônio Rezende.

        A Prefeitura de Belo Horizonte começou o processo de demolição do prédio depois que a Justiça não conseguiu citar a Construtora [...] no processo que responsabiliza a empresa em fazer os trabalhos de derrubada do imóvel. Nenhum representante da organização foi encontrado para receber o mandado judicial. Diante disso, a PBH se adiantou e recebeu o direito de demolir.

João Henrique do Vale. Estado de Minas, 14 jan. 2012. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/01/14/interna_gerais,272350/empresa-retoma-trabalhos-de-derrubada-de-predio-condenado-no-bairro-buritis.shtml. Acesso em: 25 mar. 2015. (Destaques inseridos para esta edição).

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 200.

Entendendo a notícia:

01 – Quem está realizando a demolição do prédio no Bairro Buritis e qual a previsão para o término dos trabalhos?

      A demolição está sendo realizada por uma empresa contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A previsão é que o trabalho seja concluído neste domingo.

02 – O que será feito em relação à segunda torre do edifício?

      A segunda torre passará por uma perícia na próxima segunda-feira para avaliar se também precisará ser demolida. A prefeitura já tem autorização judicial, mas técnicos vão verificar se o imóvel pode ser recuperado.

03 – Qual foi a justificativa para a Prefeitura de Belo Horizonte assumir a demolição do prédio?

      A PBH assumiu o processo de demolição porque a Construtora responsável não foi encontrada para receber o mandado judicial que a obrigava a realizar o trabalho. A Justiça não conseguiu citar a empresa no processo.

04 – Quais são os riscos e problemas observados nas torres do condomínio?

      A torre que está sendo demolida inclinou cerca de 80 centímetros entre quinta e sexta-feira. Já a segunda edificação, que ainda será avaliada, apresentou algumas trincas.

05 – O que acontecerá se o laudo pericial da segunda torre concluir que ela pode ser recuperada?

      Segundo o procurador-geral do município, Marco Antônio Rezende, a PBH irá paralisar a atividade de demolição da segunda torre caso o laudo conclua que o prédio é recuperável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário