sábado, 8 de junho de 2019

TEXTO: VIOLÊNCIA URBANA - (FRAGMENTO) - ARNO VOGEL - COM GABARITO


Texto: Violência Urbana – Fragmento
       
                            Arno Vogel
        [...]
        A violência assume, antes de tudo, um caráter de experiência quotidiana. Como vítima ou testemunha, ou através dos meios de comunicação, transformando em voyeur, o habitante da metrópole convive com ela no seu dia-a-dia. Ouve casos e conta casos, vividos, presenciados ou referidos por outros. Comenta o que lhe vem através da imprensa. Se espanta, se indigna e se apavora. É público e coautor do discurso sobre a violência, ao mesmo tempo. Fala dela com a mesma familiaridade com que discute o custo de vida, o preço das passagens do ônibus e o resultado do futebol.
        E tem medo. Sabe que a violência existe. Acredita nela. Pode até desenvolver teorias a respeito de suas causas, mas dificilmente se acostuma com ela. Assusta-se sempre que se vê atingido pelos seus súbitos aparecimentos. Por isso, a visão da violência é a de uma fatalidade iminente, mas que ataca de surpresa. Assusta porque é visível e por que pode se apresentar a qualquer instante: “... nos assusta, já que a vemos a todo momento”.
        [...]
                  Arno Vogel e outros. Violência: o que vemos a todo instante. In: ______ Como as crianças veem a cidade. Rio de Janeiro: Pallas/Flacso/UNICEF, 1995.

Entendendo o texto:
01 – No primeiro parágrafo, afirma-se que a violência nas cidades “assume um caráter de experiência quotidiana”. Com base no texto, pode-se dizer que os habitantes dessas cidades não se incomodam com ela? Por quê?
      Não, pois sentem medo, temendo serem surpreendidos a qualquer momento por ela.

02 – A que os termos em destaque nas frases a seguir fazem referência? Reescreva-as, substituindo-os pelas palavras a que se referem.
a)   Comenta o que lhe vem através da imprensa.
Lhe refere-se ao habitante da metrópole. Comenta o que vem ao habitante da metrópole através da imprensa.

b)   “... nos assusta, já que a vemos a todo momento”.
A: refere-se à violência. Nos assusta, já que vemos a violência a todo momento.

03 – Como são classificados os termos em destaque nessas frases?
      Pronomes oblíquos átonos.

04 – Em relação aos verbos, qual é a posição ocupada pelos termos em destaque?
      Eles aparecem antes do verbo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário