HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Snoopy,
de Charles Schulz.
Entendendo a história:
01 – Charlie Brown está
lendo no jornal as novidades sobre foguetes quando faz um comentário. A quem o
verbo aparecer pode estar se referindo?
Aos jornalistas, que publicam novidades
sobre o assunto diariamente; aos cientistas, que fazem constantemente novos
testes e descobertas; ou aos institutos de pesquisa para os quais eles
trabalham.
02 – Gramaticalmente, como
se classifica o sujeito dessa oração?
Sujeito indeterminado.
03 – Há outros exemplos do
mesmo tipo de sujeito na tira? Exemplifique.
Sim. No terceiro
quadrinho, Charlie Brown o utiliza mais duas vezes (“estavam enviando cães”;
“estão enviando ratos”).
04 – A determinação do
sujeito no segundo e no terceiro quadrinhos traz algum ganho para o sentido da
tira? Explique sua resposta.
Não. O importante
no texto são as ações praticadas no contexto das pesquisas espaciais, e não a
identificação de quem as realiza.
Mafalda, de Quino.
Entendendo a história:
01 – No primeiro quadrinho, a expressão de Mafalda revela entusiasmo e expectativa. Que sentimentos a menina parece expressar no segundo e no terceiro quadrinhos?
No segundo, a menina parece surpresa e desapontada; e, no terceiro, verdadeiramente indignada.
02 – Qual é a causa dessas mudanças?
O entusiasmo inicial liga-se à expectativa que Mafalda tinha de que Filipe já tivesse aprendido a escrever. Sua surpresa e desapontamento decorrem de isso não ter acontecido, apesar de ele ter passado “o dia inteiro” na escola. Sua indignação deve-se à descoberta de que o aprendizado da escrita demora meses para acontecer, e ela culpa a burocracia por essa demora.
03 – Que recurso foi usado na tira para indicar quem deveria ter ensinado Filipe a ler e a escrever?
Mafalda emprega o sujeito indeterminado (te “ensinaram”), e, em suas respostas, Filipe a acompanha nessa opção (me “ensinassem”, “ensinarem”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário