sábado, 22 de junho de 2019

MENSAGEM ESPÍRITA: PRECIPITAÇÃO - PARA REFLEXÃO

Precipitação

    A precipitação responde por muitos males que afligem o homem. Um comportamento ansioso leva a estados de perturbação, geradores de sofrimentos perfeitamente evitáveis. Sob o estigma da ansiedade as atitudes são incorretas, fomentando resultados inadequados à edificação interior.
          O exercício da calma, por isso mesmo, faz-se imprescindível para uma jornada harmônica face às perplexidades que a vida moderna impõe. A calma ensina a esperar pelos resultados de qualquer realização, que não podem ser antecipados.
         O ritmo do tempo é inalterável, razão por que os acontecimentos sucedem naturalmente dentro de espaços que não podem ser modificados. À instância da precipitação o homem ouve e vê mediante óptica deformada, que mais o perturba, desde que obnubilandolhe o discernimento, precipita-o em despenhadeiros de infortúnio.
          Há tempo de semear, sendo, portanto, compreensível que chegará o tempo de segar. Inutilmente se pretenderá com êxito precipitar os fenômenos da vida, entre a germinação e a frutescência do grão. No campo moral, o mecanismo é equivalente. Cada fase tem um período próprio; cada ocorrência seu instante azado.
          Reúne as tuas forças morais na disciplina do equilíbrio, não precipitando sucessos que devem seguir o seu curso normal. Consciente de que somente te ocorrerá o que esteja na tua programação cármica, não sofras por antecipação, propiciando estados de ansiedade e amargura, que poderiam ser evitados. Quando suceder que o sofrimento desabe sobre ti, enfrenta-o com nobreza, sabendo que o mesmo se te faz necessário, como forma de crescimento para a vida e de recuperação pessoal, na contabilidade dos valores espirituais...
          Fixa-te nos ideais da beleza e do amor, sem te preocupares com as excentricidades em voga e acende a esperança nas almas, conduzindo as tuas aspirações superiores ao encontro da tua ressurreição ditosa. Nas ciladas que se te apresentem na senda, assume a atitude de fé e ora, prosseguindo com destemor, na certeza da vitória inquestionável que conseguirás.
            Disse Jesus: Somente caem as folhas das árvores pela vontade de Deus, demonstrando que toda ocorrência está subordinada a leis que comandam todos os fenômenos do Cosmo. Da mesma forma, sucedem no teu universo pessoal, acontecimentos a que fazes jus e de que necessitas.
            Tem, portanto, paciência e não te precipites nunca. Arrepender-te-ás pela decisão arroubada, ansiosa, e nunca por aquela que nasce da reflexão e da calma. Se parecer-te impossível suportar em paz os problemas que te angustiam, recorre à oração e deixa-te acalmar pela blandícia do intercâmbio entre ti, que rogas, e a Divindade que te responde, asserenando-te e poupando-te à precipitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário