terça-feira, 11 de junho de 2019

TEXTO: DISCURSO DE NELSON MANDELA - MARIANA KILLNER - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Discurso de Nelson Mandela
           
       Discurso de Nelson Mandela na entrega do Prêmio Nobel da Paz

   Eu gostaria de aproveitar a ocasião para parabenizar meu compatriota e companheiro Laureado, o presidente F.W. de Klerk, pela honra recebida.
  Juntos, unimo-nos a dois distintos sul-africanos, o chefe Albert Lutuli e o arcebispo Desmond Tutu, aos quais foram prestadas frutíferas contribuições para a luta pacífica contra o danoso sistema do apartheid, concedendo-lhes, anteriormente, o merecido Prêmio Nobel da Paz.
        Não será presunçoso de nossa parte se nós também acrescentarmos, entre nossos predecessores, o nome de outro extraordinário laureado pelo Prêmio Nobel da Paz, o reverendo Martin Luther King Jr.
        Ele, também, lutou e morreu em busca de uma solução justa para os mesmos grandes problemas pelos quais tivemos que passar como sul-africanos.
        Nós nos referimos aqui sobre o desafio das dicotomias entre guerra e paz, violência e não violência, racismo e dignidade humana, opressão e liberdade, repressão e direitos humanos, pobreza e liberdade de ação.
        Nós estamos aqui hoje como meros representantes de milhões de nossos compatriotas que ousaram opor-se contra um sistema social cuja essência é a guerra, a violência, o racismo, a opressão, a repressão e o empobrecimento de toda uma nação.
        Também represento aqui milhões de pessoas de todo o mundo, o movimento antiapartheid, os governos e as organizações que se juntaram a nós não para lutar contra a África do Sul como um país ou algum de seus povos, mas para opor-se a um sistema desumano e buscar um rápido fim aos crimes do apartheid contra a humanidade.
        Esses incontáveis seres humanos, ambos dentro e fora de nosso país, tiveram a nobreza de espírito de barrar o caminho da tirania e da injustiça, sem almejar proveito próprio. Eles reconheceram que a injúria de um é a de todos e, por isso, agiram juntos na defesa da justiça e da decência humana.
        Devido a sua coragem e persistência durante muitos anos, nós podemos, hoje, até prever o dia em que a humanidade irá se reunir para celebrar uma das mais memoráveis vitórias humanas de nosso século.
        Quando esse momento chegar, nós devemos, juntos, alegrar-nos em uma vitória comum sobre o racismo, o apartheid e as regras impostas pela minoria branca.
        Esse triunfo irá pôr fim a uma história de quinhentos anos de colonização africana que começou com o estabelecimento do império português.
        Assim, ficará estabelecido que um grande passo na história foi dado e também servirá como um compromisso mútuo entre todas as pessoas do mundo para lutarem contra o racismo, onde quer que ocorra e seja qual for sua forma.
        No extremo austral do continente africano, aqueles que sofreram em nome de toda a humanidade quando sacrificaram tudo – por liberdade, paz, dignidade humana e pelo desenvolvimento humano – estão prestes a receber como grande recompensa um presente inestimável.
        Essa recompensa não será medida através do dinheiro. Nem pode ser medida em função do preço de metais raros e pedras preciosas da terra africana que foi trilhada por nossos ancestrais.
        Será e deverá ser avaliada através da felicidade do bem-estar das crianças, os cidadãos mais vulneráveis em qualquer sociedade e, ao mesmo tempo, o maior de nossos tesouros.
        As crianças devem, por fim, brincar livremente nos campos, sem serem torturadas pelas dores da fome, dizimadas pela doença ou ameaçadas pelo tormento da ignorância, da moléstia ou do abuso, nem obrigadas a participar de atos cuja gravidade ultrapassa sua compreensão.
        Diante dessa distinta plateia, nós incumbimos a nova África do Sul à busca implacável das metas definidas na Declaração Mundial sobre a Sobrevivência, a Proteção e o Desenvolvimento das Crianças.
        A recompensa de que falamos será e deverá ser medida em função da felicidade e bem-estar das mães e pais dessas crianças, que devem viver em sua terra sem medo de serem roubadas, mortas por questões políticas ou materiais, ou maltratadas porque são pobres.
        Elas também devem ser libertadas do pesado fardo da desesperança que carregam em seus corações, devido à fome, à falta de moradia e ao desemprego.
        O valor dessa dádiva para todos aqueles que sofrem será e deverá ser medida em função da felicidade e do bem-estar de todas as pessoas de nosso país, que terão derrubado os muros desumanos que as separam.
        Essas grandes massas terão dado as costas ao grave insulto à dignidade humana, que enxergava alguns como senhores e outros como criados, e transformava cada ser em um predador cuja sobrevivência dependia da destruição do outro.
        O valor dessa recompensa partilhada por todos será e deverá ser medida em função da paz jubilosa que triunfará, já que a mesma humanidade que une ambos os negros e os brancos em uma só raça revelará a cada um de nós que todos devemos viver como crianças no paraíso.
        Assim devemos viver, pois nós teremos criado uma sociedade que reconhece que todas as pessoas nascem iguais e têm direito a uma parcela justa de vida, liberdade, prosperidade, direitos humanos e governo igualitário.
        Uma sociedade como a nossa não deverá jamais permitir que haja novamente presos políticos nem que o direito de qualquer cidadão seja violado.
        Assim, não deveria mais acontecer que os caminhos que levam à mudança pacífica sejam bloqueados por usurpadores que estejam sedentos pelo poder, não se importando com seu povo, já que estão em busca de seus próprios e vis objetivos.
        [...]
                                                                                   Texto extraído do site: http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1993/mandela-lecture.html.                  Acesso em: 16 nov. 2010. Traduzido por Mariana Killner.
Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Laureado: homenageado.
·        Usurpadores: que toma posse de algo que não lhe pertence.

02 – Após ler o texto, diga com suas palavras o que significa apartheid.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Era um regime de segregação da população negra, incentivada pela política oficial de minoria branca da República da África do Sul, entre 1948 e 1990.

03 – Mandela cita algumas pessoas que assim como ele ganharam o Prêmio Nobel da Paz em virtude de suas atitudes altruístas diante da humanidade. Quem são essas pessoas? Você já tinha ouvido falar delas? Comente.
      O presidente F. W. de Klerk, o chefe Albert Luthuli, o arcebispo Desmond Tutu e o pastor Martin Luther King Jr. Resposta pessoal do aluno.

04 – Em sua opinião, por que para Mandela a luta contra o apartheid é a mais memorável de todas?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – A quem esse texto é dirigido? Com que finalidade ele foi produzido?
      O texto foi dirigido à plateia que estava presente na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz. Ele foi produzido para agradecer esse prêmio recebido.

06 – O autor do texto expõe uma ideia inicial, ou seja, um ponto de vista que será defendido e discutido ao longo do texto. Que ideia é exposta?
      Mandela discute a importância da luta pela igualdade e pelo respeito às diferenças entre toda a humanidade.

07 – Em seu discurso, Mandela fala sobre a luta estabelecida para solucionar os grandes problemas enfrentados pela população sul-africana. Que problemas eram esses?
      Problemas sociais: guerra, violência, racismo, opressão, repressão e empobrecimento de toda a nação.

08 – Em um dos parágrafos, Mandela inicia a conclusão de seu discurso.
a)   Que palavra ajuda o leitor a identificar que se trata de uma ideia conclusiva?
Assim.

b)   Com base em que documento oficial Mandela desenvolve esse parágrafo?
Com base na Declaração dos Direitos Humanos.

09 – Releia o trecho a seguir:
        “[...] nós podemos, hoje, até prever o dia em que a humanidade irá se reunir para celebrar uma das mais memoráveis vitórias humanas de nosso século.”.
 A que vitória Mandela faz referência?
      A vitória sobre o racismo, o apartheid e as regras impostas pela minoria branca.

10 – A palavra racismo se refere às atitudes de hostilidade em relação a uma etnia diferente. No texto, Mandela deixa claro seu repúdio por toda e qualquer forma de racismo.
a)   Qual tipo de racismo ele combateu na África do Sul?
Ele combateu o racismo dos brancos contra os negros.

b)   Que outros tipos de racismo contra outras etnias você conhece ou já ouviu falar?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O racismo se manifesta de diferentes formas e em diferentes lugares.

c)   Quais são as consequências das práticas racistas para a sociedade?
Quando se intensificam as situações de racismo, há a formação de grupos dominantes que excluem aqueles que não pertencem a ele. Isso gera intolerância e exclusão social.

11 – Ao longo de seu discurso, Mandela utiliza expressões realçadas com o uso de adjetivos, tais como: frutíferas contribuições, danoso sistema, merecido Prêmio Nobel da Paz, solução justa, grandes problemas, memoráveis vitórias, minoria branca, etc.
a)   Qual é o efeito que o uso desses adjetivos dá ao discurso?
Eles intensificam as ideias e impressionam o leitor, tornando o discurso mais eloquente.

b)   Retire do texto outros exemplos, empregados com a mesma intencionalidade.
Grande recompensa, presente inestimável, busca implacável, pesado fardo da desesperança, muros desumanos, grave insulto, mudança pacífica, vis objetivos.

Um comentário: