sexta-feira, 14 de junho de 2019

CONTO: A GAROTA DAS LARANJAS - FRAGMENTO - JOSTEIN GAARDER - COM GABARITO


Conto: A garota das laranjas - Fragmento
                            
    Jostein Gaarder

        Há pouco menos de uma semana, voltei da aula de música e dei com os meus avós aqui em casa: uma visita surpresa. [...]
        Fui para a sala e me sentei no tapete, e todo mundo estava tão sério que cheguei a pensar que tivesse acontecido alguma coisa grave. Não me lembrava de ter aprontado nada no colégio ultimamente. [...] Por isso me limitei a perguntar:
        -- O que aconteceu?
        E então vovó se pôs a contar que tinha achado a carta que meu pai escreveu para mim pouco antes de morrer. Senti um frio no estômago. Fazia onze anos que ele tinha morrido. Eu nem sabia ao certo se me lembrava dele. Uma carta do meu pai, aquilo me pareceu terrivelmente solene, quase um testamento.
        Foi quando reparei que vovó estava com um envelope grosso na mão. Ela o colocou nas minhas. Estava fechado e com apenas duas palavras escritas: “para Georg”. [...]
        Jostein Gaarder. A garota das laranjas. São Paulo:
Companhia das Letras, 2005. p. 10-11.
Entendendo o conto:

01 – Qual é o foco narrativo apresentado no texto? Justifique sua resposta com exemplos.
      O foco narrativo é em primeira pessoa. Exemplos: “[...] voltei da aula de música e dei com os meus avós aqui em casa [...]”; “Fui para a sala e me sentei no tapete [...]”; etc.

02 – Qual parece ser o sentimento vivenciado pela personagem? De que forma o leitor fica sabendo qual é esse sentimento?
      Parece ser um sentimento de surpresa, de expectativa acompanhada de apreensão. Revelam esse sentimento o fato de o menino imaginar que acontecera algo grave e ter sentido um frio no estomago e a expressão terrivelmente solene, usada por ele para exprimir sua sensação ao saber a carta do pai.

03 – Reescreva esse trecho mudando o foco narrativo e fazendo as alterações necessárias.
      Para mudar o foco narrativo, será necessário alterar todos os verbos e pronomes que estão na primeira pessoa do singular. Além disso, no primeiro parágrafo, voltei deve ser substituído por Georg voltou, e aqui tem de ser suprimido; no quarto e no último parágrafo, vovó deve ser trocada por a avó ou sua avó.

04 – No texto reescrito por você, o narrador participa da história? Explique o fato de ele conhecer os sentimentos e pensamentos da personagem.
      O narrador não participa como personagem da história. Ele pode conhecer os sentimentos e pensamentos das personagens por ser um narrador em terceira pessoa.

05 – Compare o texto original com o reescrito por você. Quais mudanças gramaticais você identifica nesse trecho? Dê exemplos.
      Alguns verbos e pronomes se mantiveram inalterados; os que estavam na primeira pessoa passaram para a terceira pessoa: voltei / voltou; dei / deu; meus / seus; minhas / suas / dele; etc.


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