quinta-feira, 6 de junho de 2019

POEMA: O HÚMUS DO HOMEM NOVO - JUVENAL BUCUANE - COM QUESTÕES GABARITADAS


Poema: O húmus do homem novo
      
        Juvenal Bucuane

Não quero que vejas
nem sintas
a dor que me amargura;
Não quero que vejas
nem vertas
as lágrimas do meu pranto.
Deixa que eu chore
as mágoas e as desilusões;
deixa que eu deambule;
deixa que eu pise
a calidez do chão desta terra
e o regue até com o meu suor;
deixa que me toste
sob este sol inóspito
que me dardeja o lombo sempre arqueado...

Este penar
é o resgate da esperança
que em ti alço!
Este penar
é a certeza do amanhã que vislumbro
na tua ainda incipiente idade!
Não quero que vejas
nem sintas
o meu tormento
ele é o húmus do Homem Novo.

Entendendo o poema:

01 – Observe a frase: “Não quero que vejas nem sintas a dor que me amargura” e responda:

a)   Quem é a pessoa a quem o eu lírico se dirige?
O eu lírico se dirige ao seu filho Cláudio, a quem dedica o poema.

b)   Por que os verbos ver e sentir foram empregados na 2ª pessoa do singular?
Estão na 2ª pessoa do singular porque se referem ao sujeito tu – desinencial –, que é o sujeito das formas verbais vejas e sintas.

02 – Nos versos: “Sob este sol inóspito que me dardeja o lombo sempre arqueado”, os adjetivos inóspito e arqueado referem-se, respectivamente, a sol e lombo.

a)   A que classe de palavras pertencem os vocábulos sol e lombo?
Pertencem à classe dos substantivos.

b)   Explique por que os adjetivos inóspito e arqueado estão no masculino singular.
Eles estão no masculino singular porque concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem: sol e lombo, respectivamente.

03 – O eu lírico descreve o seu sofrimento como uma espécie de desabafo para seu filho. Na sua opinião, o poema traz uma visão negativa ou positiva sobre o futuro? Justifique a sua resposta, destacando um ou mais versos do poema.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O poema traz uma visão positiva sobre o futuro: “O meu tormento / ele é húmus do Homem Novo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário