sábado, 22 de junho de 2019

TEXTO: GAROTOS LUTAM CONTRA DESTRUIÇÃO DE ORELHÕES - O ESTADO DE SÃO PAULO - COM GABARITO

Texto: Garotos lutam contra destruição de orelhões
         
      "Denivan tem apenas doze anos, mas já luta para preservar o bem comum"


        "No início de novembro, uma carta manuscrita pelo garoto Denivan Vargas Araújo, de 12 anos, chega à Telesp comunicando a fundação do grupo Defensores de Orelhões. Irritado com a depredação de diversos aparelhos instalados no Jardim Tremembé, bairro onde mora, na Zona Norte, Denivan convidou alguns amigos para lutar contra o vandalismo. Quando meu pai vendeu o telefone eu parti para a realidade dos orelhões`, conta o garoto. Ontem, Denivan foi apresentado à diretoria da Telesp e à imprensa.
        Apaixonado desde os seis anos pelos aparelhos telefônicos, Denivan quer ser engenheiro eletrônico. Eu fiz alguns projetos com parafusos e correntes bem grossas para defender os aparelhos`, explica. No início, o grupo tinha quatro integrantes, mas dois garotos foram convidados a se retirar. Eles não queriam nada com nada`, afirma. Agora, o presidente Denivan e o vice-presidente Dênis Caniello, de 11 anos, se reúnem algumas vezes por semana para fazer cartazes explicando à população como agir perante a destruição dos aparelhos.
        Dizemos para procurar a Telesp sempre que virem algum pedaço de orelhão em poder de vândalos`, acrescenta. Temendo algum tipo de represália, o fundador dos Defensores de Orelhão nunca falou das atividades do grupo aos colegas da 6ª série da Escola Judith Guimarães dos Santos. Tenho medo das gangues que destroem os telefones para vender as peças`, afirma Denivan.
        Nos planos para o futuro, o garoto inclui a ajuda pedida à Telesp, que faria adesivos para a campanha. Segundo a empresa, cerca de Cr$ 780 milhões são gastos mensalmente na recuperação de quase 8 mil aparelhos depredados. Na Capital, os bairros onde há mais depredações são a Casa Verde, a Freguesia do Ó, e a Cachoeirinha, na Zona Norte. Os crimes contra o patrimônio público têm penas que variam entre seis meses e três anos."

                                                                 (In.: Mesquita e Martos, 1995: 58) Extraído do jornal "O ESTADO DE SÃO PAULO", edição de 11 de dezembro.
Entendendo o texto:
01 – Dê as seguintes informações sobre a principal personagem do texto:
·        Nome: Denivan Vargas Araújo.
·        Idade: doze anos.
·        Local de residência: Jardim Tremembé, Zona Norte, S. Paulo.
·        Escola onde estuda: Escola Judith Guimarães dos Santos.
·        O que deseja ser: Engenheiro Eletrônico.

02 – Copie somente as alternativas corretas:
a)   Denivan, desde os seis anos, se interessa por aparelhos telefônicos.
b)   Denivan nunca teve telefone em casa.
c)   Denivan teve telefone em casa, mas o pai precisou vendê-lo.
d)   Denivan pediu ajuda ao pai para lutar contra o vandalismo.

03 –O que é vandalismo em relação aos orelhões?
      É a destruição dos aparelhos nas ruas e praças, onde estão desprotegidos.

04 – Que atitude o menino Denivan tomou a fim de defender os orelhões?
      Convidou alguns amigos para fazer cartazes e esclarecer a população.

05 – Por que o menino Denivan não falou nada a respeito de suas atividades aos colegas de escola?
      Porque Denivan tinha medo de represália por parte das gangues que destroem os telefones para vender as peças que os compõem.

06 – De acordo com o texto, quantos aparelhos são destruídos mensalmente?
      São destruídos oito mil aparelhos.

07 – Na realidade, quem paga o custo da depredação dos orelhões são: os depredadores, a Telesp ou o usuários?
      O custo é pago por todos aqueles que usam telefone e pelos contribuintes.

08 – Qual é a pena para quem depreda um orelhão?
      A pena varia entre seis meses a três anos.

09 – Os telefones públicos, chamados orelhões, são aparelhos de grande utilidade para a população. Por que eles são atacados, destruídos?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Qual a sua opinião sobre a atitude de Denivan? Você já fez algo parecido?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Escreva o sentido da palavra em destaque:
a)   Antes de fazer piada com o orelhão dele, veja o seu nariz.
Órgão do corpo humano.

b)   Não destrua o orelhão. Ele é útil para todos.
Aparelho telefônico de uso público.



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