segunda-feira, 17 de junho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): CORRENTEZA - DJAVAN (TOM JOBIM) - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Correnteza

                                     DJAVAN

A correnteza do rio vai levando aquela flor
O meu bem já está dormindo
Zombando do meu amor
Zombando do meu amor

Na barranceira do rio o ingá se debruçou
E a fruta que era madura
A correnteza levou
A correnteza levou
A correnteza levou, ah

E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
Depois da chuva passada céu azul se apresentou
Lá na beira da estrada vem vindo o meu amor
Vem vindo o meu amor
Vem vindo o meu amor

Ôu dandá, ôu dandá, ôu dandá, ôu dandá

E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou

A correnteza do rio vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor
Sonhando com nosso amor
Sonhando...

Ôu dandá etc...

                           Composição: Antônio Carlos Jobim / Luiz Bonfá

Entendendo a canção:

01 – Na canção eu lírico transporta o ouvinte por meio de metáforas para onde?
      Transporta de um rio que corre na ribanceira de um lugar qualquer.

02 – Os primeiros versos são abertos por uma interessante sugestão rítmica como uso dos verbos no gerúndio, o que nos proporciona ideia de continuidade e fluidez do rio. Quais são os verbos?
      Levando, dormindo, zombando.

03 – Na terceira estrofe percebemos a presença de elementos passageiros. Quais?
      O barro e a chuva.

04 – De que se trata esta canção?
      O eu lírico mostra a transitoriedade da vida, através da metáfora da correnteza e da chuva.

05 –O que acontece depois da chuva ter passado?
      O céu se abre, o sol volta a brilhar e o amor se renova, o que representa a reinvenção do desejo e do amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário