quarta-feira, 5 de junho de 2019

MÚSICA: CORSÁRIO - JOÃO BOSCO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música: Corsário
                               João Bosco

Meu coração tropical está coberto de neve, mas
Ferve em seu cofre gelado
E à voz vibra e a mão escreve mar
Bendita lâmina grave que fere a parede e traz
As febres loucas e breves
Que mancham o silêncio e o cais
Roserais, Nova Granada de Espanha
Por você, eu, teu corsário preso
Vou partir a geleira azul da solidão
E buscar a mão do mar
Me arrastar até o mar, procurar o mar
Mesmo que eu mande em garrafas
Mensagens por todo o mar
Meu coração tropical partirá esse gelo e irá
Com as garrafas de náufragos
E as rosas partindo o ar
Nova Granada de Espanha
E as rosas partindo o ar
Iela, iela, iela, iela la la la.

                                         Composição: Aldir Blanc / João Bosco.

 Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema da canção?
      O eu lírico canta aquilo que está encoberto por certa frieza.

02 – Quem é / são a / as personagens da canção?
      O eu lírico e os acontecimentos dos anos 70 no Brasil.

03 – No verso: “meu coração tropical está coberto de neve, mas...”. O que o eu lírico quis dizer?
      Um país tropical dominado pelos militares, na década de 70.

04 – Em que versos pode estar ligada à época e que vários cantores, atores, jornalistas e pessoas de diversas áreas foram considerados pelo governo ameaça a segurança nacional?
      Nos versos: “Ferve em seu cofre gelado / E à voz vibra e a mão escreve mar”.

05 – De que lugar o eu lírico diz nestes versos: “Roserais, Nova Granada de Espanha / Por você, eu, teu corsário preso / Vou partir a geleira azul da solidão.”
      Foi o local onde Simão Bolivar, no início do século XX se refugiou e convocou um pequeno exército a lutar pela liberdade dos países da América do Sul.

06 – Por que esta canção tem muito haver como imaginário?
      Porque é um conjunto de metáforas repleta de símbolos e representações.

07 – Quem é o corsário?
      É o sujeito armado de solidão e calor. Ele parte com seu canto (suas palavras-mar e sua melodia), o gelo (a automatização). Cotidiano: confortável e cômoda e, por isso, sedutor e prisioneira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário