Texto: Gravidez na adolescência
A gravidez da mulher jovem não é um
problema exclusivo de nossos dias. Nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e
começavam a procriar, nunca ocorrendo a ninguém daquela época que isso pudesse
ser um problema, pois essas gestações eram desejadas. O que se tem constituído
em preocupação, nos dias atuais, é o crescente número de gestações indesejáveis
e indesejadas na adolescência. Surgem como um “efeito colateral” do exercício
da sexualidade entre os jovens – às vezes muito jovens – que, pela própria
imaturidade, nem sempre são capazes de avaliar e de assumir os riscos e as
consequências dessa vida sexual.
O problema da gestação indesejada entre
adolescentes passou a se tornar importante a partir da década de 60. A
revolução de costumes, a onda de contestação juvenil, o advento de
anticoncepção eficaz e a afirmação dos direitos da mulher marcaram a época,
resultando em maior liberalização do exercício da sexualidade, iniciação sexual
mais precoce e aumento dos índices de doenças sexualmente transmissíveis e de
gravidez indesejada.
Dentre os inúmeros fatores que
contribuíram para essa situação, há de se destacar o uso e abuso da
sensualidade nos meios de comunicação de massa. A urbanização acelerada também
contribuiu para a mudança nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias.
Afrouxaram-se, nas grandes cidades, os tradicionais meios sociais e familiares
de controle sobre a sexualidade dos jovens.
Tivemos, assim, nas últimas décadas,
importantes mudanças sociais e culturais que acabaram estimulando os jovens –
especialmente as mulheres adolescentes – ao início da vida sexual ativa. Sem,
no entanto, prepará-los para o exercício consciente dessa sexualidade. Como
seria de se esperar, essa situação resultou num grande aumento da frequência de
doenças sexualmente transmissíveis e de gestações indesejadas.
No Brasil, embora não existam
estatísticas globais, dados do IBGE nos dão conta de que ocorrem cerca de 600
mil partos adolescentes por ano, aos quais devemos acrescentar no mínimo outras
500 mil gestações que terminam em abortamento provocado.
Outra cruel faceta do problema é a do
filho socialmente indesejado. A inadequação social dessas crianças, muitas
vezes abandonadas e mal-amadas, é importante causa da mortalidade infantil e de
delinquência juvenil.
Do ponto de vista orgânico, as
pesquisas mais recentes vêm mostrando que as complicações médicas da gravidez
precoce não são importantes. Os maiores riscos, na verdade, são psicológicos e
sociais. Tanto é assim que a gestação transcorre praticamente sem problemas,
quando desejada e acolhida por um ambiente socialmente favorável.
Lembremos que, uma vez instalada uma
gestação indesejada, a adolescente só tem três soluções possíveis, nenhuma
delas satisfatória em todos os sentidos: abortamento, casamento de conveniência
ou, se as anteriores não forem as eleitas, ser mãe solteira adolescente.
O abortamento provocado, pelos riscos
que traz, não é evidentemente uma opção recomendável. Casamentos por
conveniência frequentemente acabam em separação e, quando não, levam a um
convívio infeliz. Finalmente, num meio preconceituoso como é o nosso, ser mãe solteira
adolescente é uma condição extremamente penosa. Assim, nenhuma dessas três
soluções é a ideal, cada uma delas criando novos problemas.
A solução, evidentemente, não está em
reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em prepara-los para o seu
exercício. Em outras palavras, a solução só será possível com a instalação de
programas coerentes e duradouros de educação sexual.
Nelson Vitiello, Pais
&Teens, ano 2, nº 3.
Entendendo o texto:
01 – O autor do texto é
ginecologista e presidente da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Na
condição de médico, discute a questão da gravidez na adolescência, defendendo o
ponto de vista de que, fisicamente, a gravidez da mulher jovem não é problema,
mas é preocupante o grande número de gestações indesejadas de adolescentes
imaturas. Para comprovar esse ponto de vista, o autor lança mão de diferentes
recursos, como comparação, relações de causa e efeito e alusão histórica, entre
outros.
a)
Identifique o trecho em que o autor compara a
gravidez da adolescente de hoje e a gravidez da adolescente de gerações
passadas.
No 1° parágrafo.
b)
Identifique os parágrafos em que o autor
expõe as causas do aumento no número de gestações entre adolescentes hoje e
indique quais são elas.
1°, 2° e 3° parágrafos. O exercício da sexualidade – motivado pela
revolução de costumes, a invenção da pílula anticoncepcional, o feminismo, a
sensualidade nos meios de comunicação, etc. – e a falta de preparo para o
exercício consciente da sexualidade.
Foram utilizados dados estatísticos do
IBGE.
03 – No 8° e no 9°
parágrafos, o autor aponta três soluções possíveis para a gestação indesejada
na adolescência: abortamento, casamento por conveniência, ser mãe solteira.
Para desenvolver seu ponto de vista sobre essas saídas, o autor se vale de
argumentos construídos a partir da experiência.
a)
Qual é a opinião do autor a respeito dessas
três saídas? Por quê?
Na opinião do autor, nenhuma das três saídas é favorável à
adolescente, pois a prejudicam, acarretam riscos à saúde, infelicidade no
casamento, discriminação.
b)
Os argumentos apresentados contrariam o que
pensa a maioria das pessoas ou fazem parte de um consenso?
Não, coincidem com as opiniões das pessoas em geral.
04 – No último parágrafo, o
autor finaliza o texto com uma conclusão do tipo sugestão. Qual é a sugestão
feita por ele para solucionar o problema da gestação indesejada na
adolescência?
A conscientização
de jovens por meio de programas de educação sexual.
05 – Assinale a alternativa
que apresenta o ponto de vista do autor em relação à gravidez na adolescência:
a)
A gestação na adolescência é um problema sem
solução, pois condena qualquer tipo de planejamento futuro.
b)
A gravidez precoce não é na maioria das vezes
planejada, porém é desejada.
c)
A gravidez da mulher jovem é um problema que
surge nos dias atuais em função da falta de orientação sobre o assunto.
d)
A gravidez na adolescência,
fisicamente, não é problema, mas é preocupante o grande número de gestações
indesejadas de adolescentes imaturas.
e)
Os maiores problemas acarretados pela
gestação precoce são físicos, psicológicos e sociais.
06 – De acordo com as
informações contidas no texto, marque “V”
para Verdadeiro ou “F” para Falso em
cada alternativa:
(F) O autor afirma que não há solução
para o problema da gestação indesejada na adolescência.
(V) No quinto parágrafo, o autor cita
uma prova concreta baseada em dados estatísticos.
(F) O autor compara a sociedade atual
e a de antigamente, enfatizando que hoje há maior preconceito contra mães
solteiras adolescentes.
Assinale a sequência que
completa as alternativas acima corretamente.
a)
V – F – F
b)
F – F – V
c)
F – V – F
d)
V – V – F
e)
V – F – V
07 – O objetivo principal do
texto é:
a)
Informar o leitor sobre dados estatísticos da
gestação precoce.
b)
Divulgar pesquisas sobre a vida das mães
solteiras adolescentes.
c)
Relatar as causas que levam a uma gravidez
precoce.
d)
Apresentar orientações a fim de preparar as
jovens para o exercício da sexualidade.
e)
Manifestar um ponto de vista sobre
a gravidez na adolescência.
08 – Na frase: “A solução,
evidentemente, não está em reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em
prepará-los para o seu
exercício” (último parágrafo), o pronome em destaque se refere a:
a)
Adolescentes.
b)
Sexualidade.
c)
Solução.
d)
Exercício.
e)
Sexualidade dos adolescentes.
09 – O termo sublinhado na
frase “Nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e começavam a procriar, nunca
ocorrendo a ninguém daquela época que isso pudesse ser um problema, pois essas gestações eram desejadas”
pode ser substituído, sem alterar o sentido, por:
a)
Mas.
b)
Embora.
c)
Se.
d)
Porque.
e)
Como.
10 – No quarto parágrafo, o
termo “nas últimas décadas” está
entre vírgulas porque é:
a)
Aposto.
b)
Adjunto adverbial deslocado.
c)
Expressão de lugar.
d)
Complemento nominal deslocado.
e)
Expressão que denota causa.
11 – Observe as palavras
destacadas na frase: “A urbanização acelerada também contribuiu para a mudança
nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias”. As
palavras em destaque são acentuadas pela mesma razão que:
a)
Décadas, possível e estatísticas.
b)
Época, índices e psicológicas.
c)
Prepará-los, delinquência e dinâmica.
d)
Recomendável, início e inúmeros.
e)
Contribuíram, também e médicas.
12 – Em: “gestações
indesejáveis”, o prefixo – in
tem sentido de:
a)
Contrariedade.
b)
Igualdade.
c)
Negação.
d)
Aproximação.
e)
Posição ao lado.
Gostei amei muito 🥰🥰🥰
ResponderExcluirMe ajudou muito ameii😻
ResponderExcluirMuito bom. Gostei
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