segunda-feira, 10 de junho de 2019

TEXTO: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - NELSON VITIELLO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Gravidez na adolescência
            
         Nelson Vitiello

        A gravidez da mulher jovem não é um problema exclusivo de nossos dias. Nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e começavam a procriar, nunca ocorrendo a ninguém daquela época que isso pudesse ser um problema, pois essas gestações eram desejadas. O que se tem constituído em preocupação, nos dias atuais, é o crescente número de gestações indesejáveis e indesejadas na adolescência. Surgem como um “efeito colateral” do exercício da sexualidade entre os jovens – às vezes muito jovens – que, pela própria imaturidade, nem sempre são capazes de avaliar e de assumir os riscos e as consequências dessa vida sexual.
        O problema da gestação indesejada entre adolescentes passou a se tornar importante a partir da década de 60. A revolução de costumes, a onda de contestação juvenil, o advento de anticoncepção eficaz e a afirmação dos direitos da mulher marcaram a época, resultando em maior liberalização do exercício da sexualidade, iniciação sexual mais precoce e aumento dos índices de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada.
        Dentre os inúmeros fatores que contribuíram para essa situação, há de se destacar o uso e abuso da sensualidade nos meios de comunicação de massa. A urbanização acelerada também contribuiu para a mudança nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias. Afrouxaram-se, nas grandes cidades, os tradicionais meios sociais e familiares de controle sobre a sexualidade dos jovens.
        Tivemos, assim, nas últimas décadas, importantes mudanças sociais e culturais que acabaram estimulando os jovens – especialmente as mulheres adolescentes – ao início da vida sexual ativa. Sem, no entanto, prepará-los para o exercício consciente dessa sexualidade. Como seria de se esperar, essa situação resultou num grande aumento da frequência de doenças sexualmente transmissíveis e de gestações indesejadas.
        No Brasil, embora não existam estatísticas globais, dados do IBGE nos dão conta de que ocorrem cerca de 600 mil partos adolescentes por ano, aos quais devemos acrescentar no mínimo outras 500 mil gestações que terminam em abortamento provocado.
        Outra cruel faceta do problema é a do filho socialmente indesejado. A inadequação social dessas crianças, muitas vezes abandonadas e mal-amadas, é importante causa da mortalidade infantil e de delinquência juvenil.
        Do ponto de vista orgânico, as pesquisas mais recentes vêm mostrando que as complicações médicas da gravidez precoce não são importantes. Os maiores riscos, na verdade, são psicológicos e sociais. Tanto é assim que a gestação transcorre praticamente sem problemas, quando desejada e acolhida por um ambiente socialmente favorável.
        Lembremos que, uma vez instalada uma gestação indesejada, a adolescente só tem três soluções possíveis, nenhuma delas satisfatória em todos os sentidos: abortamento, casamento de conveniência ou, se as anteriores não forem as eleitas, ser mãe solteira adolescente.
        O abortamento provocado, pelos riscos que traz, não é evidentemente uma opção recomendável. Casamentos por conveniência frequentemente acabam em separação e, quando não, levam a um convívio infeliz. Finalmente, num meio preconceituoso como é o nosso, ser mãe solteira adolescente é uma condição extremamente penosa. Assim, nenhuma dessas três soluções é a ideal, cada uma delas criando novos problemas.
        A solução, evidentemente, não está em reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em prepara-los para o seu exercício. Em outras palavras, a solução só será possível com a instalação de programas coerentes e duradouros de educação sexual.

                Nelson Vitiello, Pais &Teens, ano 2, nº 3.
Entendendo o texto:
01 – O autor do texto é ginecologista e presidente da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Na condição de médico, discute a questão da gravidez na adolescência, defendendo o ponto de vista de que, fisicamente, a gravidez da mulher jovem não é problema, mas é preocupante o grande número de gestações indesejadas de adolescentes imaturas. Para comprovar esse ponto de vista, o autor lança mão de diferentes recursos, como comparação, relações de causa e efeito e alusão histórica, entre outros.

a)   Identifique o trecho em que o autor compara a gravidez da adolescente de hoje e a gravidez da adolescente de gerações passadas.
No 1° parágrafo.

b)   Identifique os parágrafos em que o autor expõe as causas do aumento no número de gestações entre adolescentes hoje e indique quais são elas.
1°, 2° e 3° parágrafos. O exercício da sexualidade – motivado pela revolução de costumes, a invenção da pílula anticoncepcional, o feminismo, a sensualidade nos meios de comunicação, etc. – e a falta de preparo para o exercício consciente da sexualidade. 

02 – Outro tipo de argumento utilizado no texto é aquele baseado em provas concretas, que consiste na apresentação de dados objetivos, tais como exemplos representativos, pesquisas, dados estatísticos, fatos históricos de conhecimento público, etc. Qual desses recursos foi utilizado no 5° parágrafo?
      Foram utilizados dados estatísticos do IBGE.

03 – No 8° e no 9° parágrafos, o autor aponta três soluções possíveis para a gestação indesejada na adolescência: abortamento, casamento por conveniência, ser mãe solteira. Para desenvolver seu ponto de vista sobre essas saídas, o autor se vale de argumentos construídos a partir da experiência.
a)   Qual é a opinião do autor a respeito dessas três saídas? Por quê?
Na opinião do autor, nenhuma das três saídas é favorável à adolescente, pois a prejudicam, acarretam riscos à saúde, infelicidade no casamento, discriminação.

b)   Os argumentos apresentados contrariam o que pensa a maioria das pessoas ou fazem parte de um consenso?
Não, coincidem com as opiniões das pessoas em geral.

04 – No último parágrafo, o autor finaliza o texto com uma conclusão do tipo sugestão. Qual é a sugestão feita por ele para solucionar o problema da gestação indesejada na adolescência?
      A conscientização de jovens por meio de programas de educação sexual.

05 – Assinale a alternativa que apresenta o ponto de vista do autor em relação à gravidez na adolescência:
a)   A gestação na adolescência é um problema sem solução, pois condena qualquer tipo de planejamento futuro.
b)   A gravidez precoce não é na maioria das vezes planejada, porém é desejada.
c)   A gravidez da mulher jovem é um problema que surge nos dias atuais em função da falta de orientação sobre o assunto.
d)   A gravidez na adolescência, fisicamente, não é problema, mas é preocupante o grande número de gestações indesejadas de adolescentes imaturas.
e)   Os maiores problemas acarretados pela gestação precoce são físicos, psicológicos e sociais.

06 – De acordo com as informações contidas no texto, marque “V” para Verdadeiro ou “F” para Falso em cada alternativa:
(F) O autor afirma que não há solução para o problema da gestação indesejada na adolescência.
(V) No quinto parágrafo, o autor cita uma prova concreta baseada em dados estatísticos.
(F) O autor compara a sociedade atual e a de antigamente, enfatizando que hoje há maior preconceito contra mães solteiras adolescentes.

Assinale a sequência que completa as alternativas acima corretamente.
a)   V – F – F
b)   F – F – V
c)   F – V – F
d)   V – V – F
e)   V – F – V

07 – O objetivo principal do texto é:
a)     Informar o leitor sobre dados estatísticos da gestação precoce.
b)     Divulgar pesquisas sobre a vida das mães solteiras adolescentes.
c)     Relatar as causas que levam a uma gravidez precoce.
d)     Apresentar orientações a fim de preparar as jovens para o exercício da sexualidade.
e)     Manifestar um ponto de vista sobre a gravidez na adolescência.

08 – Na frase: “A solução, evidentemente, não está em reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em prepará-los para o seu exercício” (último parágrafo), o pronome em destaque se refere a:
a)   Adolescentes.
b)   Sexualidade.
c)   Solução.
d)   Exercício.
e)   Sexualidade dos adolescentes.

09 – O termo sublinhado na frase “Nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e começavam a procriar, nunca ocorrendo a ninguém daquela época que isso pudesse ser um problema, pois essas gestações eram desejadas” pode ser substituído, sem alterar o sentido, por:
a)   Mas.
b)   Embora.
c)   Se.
d)   Porque.
e)   Como.

10 – No quarto parágrafo, o termo “nas últimas décadas” está entre vírgulas porque é:
a)   Aposto.
b)   Adjunto adverbial deslocado.
c)   Expressão de lugar.
d)   Complemento nominal deslocado.
e)   Expressão que denota causa.

11 – Observe as palavras destacadas na frase: “A urbanização acelerada também contribuiu para a mudança nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias”. As palavras em destaque são acentuadas pela mesma razão que:
a)   Décadas, possível e estatísticas.
b)   Época, índices e psicológicas.
c)   Prepará-los, delinquência e dinâmica.
d)   Recomendável, início e inúmeros.
e)   Contribuíram, também e médicas.

12 – Em: “gestações indesejáveis”, o prefixo – in tem sentido de:
a)   Contrariedade.
b)   Igualdade.
c)   Negação.
d)   Aproximação.
e)   Posição ao lado.

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