quinta-feira, 13 de junho de 2019

CONTO: UM PROBLEMA DIFÍCIL - PEDRO BANDEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: Um problema difícil 
                    
         Pedro Bandeira 

      Era um problema dos grandes. A turminha reuniu-se para discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não atinava com uma solução. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um menino!
        Xexéu decidiu falar com o pai e explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério, compreendendo a gravidade da questão. Depois que o garoto saiu da sala, o pai pensou um longo tempo. Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas mãos, porém, resolver um caso tão difícil.
         Procurou o guarda do quarteirão, um sujeito muito amigo que já era conhecido de todos e costumava sempre dar uma paradinha para aceitar um cafezinho oferecido por algum dos moradores.
        O guarda ouviu com a maior das atenções. Correu depois para a delegacia e expôs ao delegado tudo o que estava acontecendo.
         O delegado balançou a cabeça, concordando. Sim, alguma coisa precisava ser feita, e logo! Na mesma hora, o delegado passou a mão no telefone e ligou para um vereador, que costumava sensibilizar-se com os problemas da comunidade.
        Do outro lado da linha, o vereador ouviu sem interromper um só instante. Foi para a prefeitura e pediu uma audiência ao prefeito. Contou tudo, tintim por tintim. O prefeito ouviu todos os tintins e foi procurar um deputado estadual do mesmo partido para contar o que havia.
        O deputado estadual não era desses políticos que só se lembram dos problemas da comunidade na hora de pedir votos. Ligou para um deputado federal, pedindo uma providência urgente. O deputado federal ligou para o governador do estado, que interrompeu uma conferência para ouvi-lo.
        O problema era mesmo grave, e o governador voou até Brasília para pedir uma audiência ao ministro.
        O ministro ouviu tudinho e, como já tinha reunião marcada com o presidente, aproveitou e relatou-lhe o problema.
        O presidente compreendeu a gravidade da situação e convocou uma reunião ministerial. O assunto foi debatido e, depois de ouvir todos os argumentos, o presidente baixou um decreto para resolver a questão de uma vez por todas.
        Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito. Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito. O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido encontrada.
        O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado. O delegado, contente com aquilo, chamou o guarda e expôs a solução do problema. O guarda, na mesma hora, voltou para a casa do pai do Xexéu e, depois de aceitar um café, relatou- lhe satisfeito que o problema estava resolvido.
        O pai do Xexéu ficou alegríssimo e chamou o filho.
        Depois de ouvir tudo, o menino arregalou os olhos:
         – Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!

                                                                        Pedro Bandeira

Entendendo o conto:

01 – “(...) Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um menino!” Apesar de pensar assim no início, ao final do conto Xexéu e sua turma conseguem resolver o “grande problema”. A atitude das crianças se diferencia da atitude dos adultos diante esse problema. Segundo o conto nos relata, como os adultos agem para resolver o problema?
a)   Os adultos agem de maneira irracional, apaixonada. Ao invés de proporem uma solução ao problema, pela sua forma irrefletida de agir, eles acabam complicando ainda mais toda situação. 
b)   Os adultos acreditam na rígida hierarquia social, que subordinada uma autoridade a outra, e esperam que, ao delegar o problema para pessoas de maior autoridade, esse seria um bom caminho para resolvê-lo. 
c)   Os adultos não confiam nas crianças para resolverem seus próprios problemas, e por isso as obrigam a esperar que elas cresçam e adquiram uma outra uma visão sobre como encarar as dificuldades da vida. 
d)   Devido à sua grande experiência, os adultos acreditam que o melhor caminho para resolver problemas é se apoiarem no conhecimento da comunidade e da tradição, e se esse caminho funcionou muitas vezes então deve funcionar todas as vezes. 

02 – “Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito. Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito. O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido encontrada. (...)” O conto de Pedro Bandeira é escrito a partir de uma estrutura que vai se repetindo, de uma maneira lúdica e interessante, que nos prende até o final da história. Se fôssemos caracterizar essa estrutura do conto com uma imagem, uma metáfora, qual poderia ser essa imagem?
a)    Poderia ser um labirinto. Pois parece que, quando uma pessoa relata o problema para outra, esta relata para outras pessoas mais, como se um caminho fosse se desdobrando em outros novos caminhos, de maneira cada vez mais complexa.
b)   Poderia ser uma corrida. Pois, para o resolver o problema da maneira mais rápida possível, todas as pessoas envolvidas se valem de todos os meios à sua disposição. É uma forma de competição. Quem conseguir resolver o problema com mais rapidez é o vencedor. 
c)   Poderia ser a brincadeira de telefone sem fio. Pois, quando uma pessoa relata o problema para outra pessoa, esta compreende de maneira imperfeita, e passa a mensagem para uma outra pessoa que também entende imperfeitamente, e assim por diante, até que no final a mensagem inicial já foi completamente distorcida e o problema não precisa mais ser resolvido. 
d)   Poderia ser uma escada. Pois o problema é relatado de uma autoridade a outra, seguindo a estrutura da hierarquia estatal. E assim como o relato do problema sobe por essa estrutura, ao final, quando a solução é encontrada, ela também precisa descer. 

03 – “(...) Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!” A fala de Xexéu ao final do conto revela que a solução para o “grande problema” não precisava acontecer do modo como os adultos encontraram a solução. Segundo o conto, por que o modo dos adultos de resolver o problema parece inadequado?
a)   Porque os adultos, devido a suas responsabilidades no trabalho, possuem pouco tempo para resolver o “grande problema” que Xexéu lhes apresenta. A crianças se viram melhor quando agem sozinhas. 
b)   Porque os adultos não compreendem o que as crianças dizem para eles. Portanto, quando as crianças relatam seus problemas para os adultos, estes compreendem outra coisa, e não podem ajudá-las. 
c)   Porque o caminho que os adultos tomaram para resolver o problema é complicado e demorado. É possível que aquele problema específico não precisava seguir todo esse caminho para ser resolvido. 
d)   Porque o “grande problema”, assim como todos os problemas fundamentais da vida, tem sua solução numa forma de agir simples e descomplicada. As crianças, por estarem mais próximas da simplicidade, são as que conseguem melhor resolver problemas. 

04 – O conto de Pedro Bandeira, ao mesmo tempo em que apresenta um enredo coerente e bem humorado, permite diversas camadas de interpretações, que descortinam alguns de seus elementos. Entre as interpretações abaixo, qual delas é incorreta, e não pode ser feita acerca do conto de Pedro Bandeira?
a)   As autoridades só se comunicam com seus subordinados e superiores imediatos, de modo que, até percorrer toda a cadeia hierárquica entre as autoridades, o problema apresentado por Xexéu e sua turma demora muito para encontrar uma solução. 
b)   Os adultos, que representam a obediência a regras e a ordens hierárquicas, estão de certa forma limitados por essa obediência. As crianças, por outro lado, por estarem relativamente livres de obedecer a regras e hierarquias, podem dispor de criatividade e astúcia para resolver seus problemas. 
c)   O governo é incapaz de resolver os problemas da população, pois, até que a voz do povo chegue aos governantes que podem fazer algo, os problemas já foram resolvidos pela própria população e já deixaram de existir. 
d)   Por não sabermos que problema é esse proposto por Xexéu e sua turma, torna-se mais extraordinário o fato de que eles tenham resolvido esse problema sozinhos e antes de todas as autoridades. 

05 – Qual é a tipologia predominante no conto:
(X) Narrativa.
(   ) Argumentativa.
(   ) Descritiva.

06 – Em relação ao discurso das personagens. Presença de discurso:
(   ) Direto.
(X) Indireto.

07 – Dentro deste tipo textual (conto) há que narrador?
(X) Narrador-personagem.
(   ) Narrador-observador.
(   ) Narrador-onisciente.





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