sexta-feira, 28 de junho de 2019

TEXTO: O PAPEL DAS LENDAS E MITOS NA CULTURA INDÍGENA - MARIA GANEM - COM GABARITO

Texto: O papel das lendas e mitos na cultura indígena
                                             Maria Ganem

     Os índios vivem em aldeias no meio da floresta e são rodeados por muitos bichos. No seu cotidiano, realizam tarefas como a caça, a pesca, a lavoura, além de participarem de festas e rituais em homenagem aos seus deuses: a chuva, o Sol, a Lua e outros seres inanimados da natureza. E por falar em Sol e Lua, como você já sabe, o céu tem um papel muito importante para os índios: é usado como referência para planejarem as atividades do dia-a-dia. Por isso, desde pequenos os índios já sabiam como funcionam os ciclos solar e lunar e a posição de certas estrelas no céu. E não é a geometria, a física nem a matemática que os ajuda a identificar o movimento e a posição dos astros. São as lendas e os mitos de cada tribo que ensinam aos índios tais conhecimentos!
        À noite, as crianças sentam ao redor de uma fogueira e ouvem as histórias contadas pelos mais velhos. As lendas são divertidas e temperadas de muita imaginação — índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros que vão para o céu. Numa delas a Lua e o Sol, que eram irmãos, se apaixonaram e como castigo, nunca mais puderam se encontrar. Por isso, até hoje quando a Lua sai o Sol se esconde. Se você reparar, nessa lenda há mais do que uma simples explicação para o dia e para a noite. Ela ensina aos pequenos índios como devem se comportar na tribo, em outras palavras, ensina que é errado o namoro entre irmãos. Legal, não é mesmo?
        As lendas também falam da origem da posição de algumas estrelas no céu. Os índios identificaram principalmente aquelas que são visíveis a olho nu, localizadas na Via Láctea. As duas constelações mais importantes para os indígenas são a da Ema Branca e a do Tinguaçu. Têm esses nomes porque suas figuras lembram dois grandes pássaros formados por um conjunto de estrelas da Via Láctea — a faixa branca que parece uma nuvem de estrelas no céu. Os índios notaram que eles nunca estão juntos no céu. Pois quando é verão no hemisfério Sul, a constelação do Tinguaçu fica visível. Já no inverno, é a Ema Branca que aparece. Ou seja: pelas constelações podem também identificar as principais estações do ano.
        Vale lembrar que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. Lembra da brincadeira do telefone sem fio? Então, é algo parecido: sempre há quem mude um pouquinho a história, que termina bem diferente da original. Ainda assim, a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os índios há cerca de 4 mil anos.
        Mas quem nos contou as lendas? Ora, os próprios índios! Saiba que hoje cerca de 180 tribos habitam o nosso país. E que essas tribos estão cada vez mais preocupadas em preservar a sua cultura. Por isso, para elas é muito importante que as pessoas conheçam seus hábitos e costumes. Afinal, os índios são tão importantes para a história do Brasil quanto os nossos ancestrais portugueses e africanos!
                            Maria Ganem.
Entendendo o texto:

01 – O artigo lido comenta a existência de lendas nas quais indígenas falam com animais, estrelas caem na Terra e guerreiros vão para o céu. Que elementos estão presentes na lenda sobre as cataratas do Iguaçu que também podemos identificar nesse artigo?
      Os elementos naturais. No artigo, temos os animais, as estrelas, o céu; na lenda, tínhamos as cataratas, o vento, a palmeira, a pedra, o arco-íris.

02 – O artigo esclarece que os indígenas não tinham registros escritos. Quais parágrafos da lenda mostram que Leonardo Boff não inventou a história de amor de Tarobá e Naipi? Qual é o conteúdo desses parágrafos?
      Os dois primeiros parágrafos, em itálico, que podem ser considerados parágrafos de introdução à lenda propriamente dita. Neles, o escritor revela ter recolhido uma história contada pelos Kaingang.

03 – O último parágrafo do artigo cita dois motivos para a divulgação das lendas indígenas. Identifique-os.
       A divulgação é necessária para os indígenas, pois é uma forma de preservar sua cultura, e é valiosa para nós, pois assim podemos conhecer seus hábitos e costumes.

04 – Releia: “[...] dizem que, ao desfazer-se lentamente o arco-íris, escutam-se lamúrias tristes como quem se despede com o coração partido [...]”. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. Que palavra do texto indica essa ideia? Explique.
        A palavra dizem. Ele remete à ideia de que algo é dito, porém, sem determinar quem exatamente disse, e de que a história vai sendo passada sem que ninguém assegure que a informação está correta, gerando variações da mesma ideia.

05 – Quanto ao modo de produção e transmissão, mitos e lendas apresentam uma semelhança muito importante. Qual é ela?
       Ambas fazem parte da tradição oral e foram transmitidos de geração a geração antes de ganharem registro escrito.

06 – Observe atentamente as duas afirmações abaixo.
·        São narrativas que cumpriam a função d transmitir algum ensinamento prático ou explicar algum fato.
·        São narrativas que cumpriam a função de explicar o surgimento do mundo, os fenômenos naturais, os sentimentos e comportamentos humanos, sendo o fundamento para rituais religiosos e até para a conduta social.

Elas referem-se à função social dos gêneros estudados. Qual delas se relaciona aos mitos e qual às lendas?
      A primeira afirmação relaciona-se à função social das lendas e a segunda afirmação à dos mitos.

07 – Neste capítulo, você estudou que os mitos e as lendas foram a princípio transmitidos oralmente e que, hoje em dia, são publicados em livros. Você acredita que os jovens têm interesse em ler esse tipo de narrativa? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.


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