HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Dik Browne. O melhor de Hagar,
o Horrível. Porto Alegre: L&PM, 2010. v. 1.
Entendendo
a história:
01 – Que características os
meninos vikings parecem ter geralmente?
Parecem ser
rudes, mal-educados.
02 – Qual a função do verbo ser nos dois primeiros
quadrinhos?
Ligar o sujeito a
suas características.
03 – Observe o verbo gostar. Que palavras completam o
sentido dele?
De você.
Hagar, o Horrível, de Chris
Browne.
Entendendo a história:
01 – Que informações
aparecem no quadrinho que indicam a chegada dos bárbaros?
As setas.
02 – Quais verbos ou
locuções verbais fazem referência aos bárbaros?
Estão perseguindo; estão.
03 – O verbo estar, na fala
de Hagar, pode ser classificado como de ligação, transitivo ou intransitivo?
Por quê?
Na locução verbal “estão me perseguindo”
ele acompanha um verbo intransitivo. Na frase “eles já estão quase aqui!!!”, é
intransitivo.
04 – Crie uma frase sobre a
tira em que o verbo estar exerce a função de verbo de ligação.
Hagar está assustado.
05 – Que termo foi usado por
Helga para caracterizar a casa dela?
“Bagunça”.
06 – Como esse termo pode
ser classificado sintaticamente?
Predicativo do
sujeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário