sábado, 8 de junho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): SEM MANDAMENTOS - OSWALDO MONTENEGRO - COM GABARITO

Música(Atividades): Sem Mandamentos
                     Oswaldo Montenegro

Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos
De rostos serenos, de palavras soltas
Eu quero a rua toda parecendo louca
Com gente gritando e se abraçando ao sol
Hoje eu quero ver a bola da criança livre
Quero ver os sonhos todos nas janelas
Quero ver vocês andando por aí
Hoje eu vou pedir desculpas pelo que eu não disse
Eu até desculpo o que você falou
Eu quero ver meu coração no seu sorriso
E no olho da tarde a primeira luz
Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto
Eu quero um carnaval no engarrafamento
E que dez mil estrelas vão riscando o céu
Buscando a sua casa no amanhecer
Hoje eu vou fazer barulho pela madrugada
Rasgar a noite escura como um lampião
Eu vou fazer seresta na sua calçada
Eu vou fazer misérias no seu coração
Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua
Pra escrever a música sem pretensão
Eu quero que as buzinas toquem flauta-doce
E que triunfe a força da imaginação

                                              Composição: Oswaldo Montenegro

Entendendo a canção:

01 – De que assunto fala esta canção?
      Revela uma alegoria, de como o ser humano não consegue ficar sozinho.

02 – Quem são os personagens da canção?
      O eu lírico, rua, gente, bola, sol, janelas, boêmios, estrelas, casa, lampião, poetas, buzinas.

03 – Nos versos: “Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos / De rostos serenos de palavras soltas”. Que figura de linguagem encontramos nestes versos?
      Prosopopeia ou Personificação, que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

04 – Pela letra da canção dá para saber se o eu lírico é feminino ou masculino?
      Não é possível identificar.

05 – A história desta canção é real ou existe apenas no imaginário do eu lírico?
      Ela só existe na imaginação do eu lírico, um sonhador.

06 – Numa abordagem literária sobre os conceitos que envolvem a canção e sua origem aponta para uma reflexão sobre o quê?
      A lírica amorosa é urdida de linguagem e história, sendo mérito dela o de representação estética de uma realidade, marcada por encontros e desencontros, de natureza amorosa e existencial, por meio do objeto poético textual.

07 – A que o texto poético da canção faz referências. Exemplifique.
      Faz referências à tradição dos menestréis, o espaço no qual o eu lírico projeta seu desejo de felicidade é a rua, morada dos menestréis. A presença do vocábulo “rua” nos versos abaixo confirma essa análise: “Hoje quero a rua cheia de sorrisos francos / Eu quero a rua toda parecendo louca / Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua”.
     


Um comentário: