domingo, 30 de junho de 2019

CONTO: GOLPE DE VISTA - FRAGMENTO - VILMO JOSÉ PALAORO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: Golpe de vista – fragmento
          
       Vilmo José Palaoro

        "Mais de meia hora esperando o maldito Ipiranga, que não costumava demorar. Naquele dia, porém, tudo estava infernal: trânsito engarrafado, cidade cheia e mais de setecentos mil demônios incomodando, além do terrível vento noroeste que alterava para pior o [...] humor do paulistano.
        Várias pessoas se tinham proposto a ajudar-me, mas com a chegada de seus ônibus me haviam deixado. Agora só restava uma senhora a dois passos de mim. Esperei por um minuto e resolvi abordá-la com delicadeza, pedindo educadamente:
        – Por favor, seria possível a senhora me avisar quando passar o Ipiranga?
        – Claro, filho. Se o meu ônibus não passar antes, ajudo com muito gosto.
        – Obrigado.
        Lá se foram mais uns bons dez minutos e nada.
        De súbito a mulher cutucou-me e disse gentilmente:
        – O Ipiranga passou, viu?"

                                Vilmo José Palaoro. Golpe de vista. São Paulo: Atual, 2002. p. 33.

Entendendo o conto:

01 – Utilize as Palavras: dez – noroeste – cheia – o – terrível – a – o – um – o – bons – maldito – várias – a – engarrafado – seus – meu – uns – uma – dois. Para completar as lacunas no texto:  
      Sugestão: 0 – maldito – engarrafado – cheia – terrível – noroeste – Várias – a – seus – uma – dois – um – a – o – o – meu – uns – bons – dez.

02 – Depois de completar o texto, compare suas respostas com a d seus colegas e responda: Qual é a função dessas palavras para a construção do sentido do texto?
      Elas caracterizam os substantivos, qualificando-os.

03 – Identifique a que classe gramatical pertencem as palavras que você inseriu.
      Numerais: dez, dois, um; Adjetivos: noroeste, cheia, terrível, bons, maldito, engarrafado; Artigos: o, a, uns, uma; Pronomes: várias, seus, meu.

04 – Como podem ser classificados sintaticamente essas palavras?
      Como adjuntos adnominais.


Um comentário: