quarta-feira, 5 de junho de 2019

POEMA: HORA GRANDE - ONÉSIMO SILVEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS


Poema: Hora Grande
          
    Onésimo Silveira

1

O mar sairá
Das nossas ilhas
Das nossas ruas
Das nossas casas
Das nossas almas…

O mar irá para o mar
E limpos finalmente do lodo das algas
E libertos do sal do nosso sorriso de enteados
Seremos frutos de nós mesmos
Nascendo da barriga negra da terra…

2

Os náufragos
Do lago da nossa quietação
Erguerão os seus braços de todas as cores
E as suas mãos se fartarão
Da luz de um poente maduro!

O negreiro estará perdido na légua do tempo
Porque a alma das nossas vozes
Não morrerá no fundo dos porões…

A fome não se alimentará da fome
E voaremos nas asas do Sol
Com o destino na palma da mão!

3

Nas feridas do seu parto
As raízes do nosso umbigo beberão a seiva
E no ventre da “mamã-terra”

Germinarão as sementes das nossas certezas
E nos embriagaremos da carne dos seus frutos…

As crianças nascerão sem metas nos olhos
E as suas mãos sujar-se-ão
Do mel do nosso olhar…

As crianças serão crianças!
Negras e loiras e brancas
Serão pétalas da mesma flor…

            Onésimo da Silveira. In: Maria Aparecida Santilli. Literaturas de língua portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde, cit. p. 80-1.
Entendendo o poema:

01 – O poema está organizado em seis estrofes e três partes numerada. Observe o tempo verbal utilizado em todo o poema. Conclua: A que tempo o eu lírico se refere: ao presente, ao passado ou ao futuro?
      Ao futuro.

02 – Há, no poema, várias imagens relacionadas a parto.
a)   O que representa o parto do um novo Cabo Verde?
Representa o surgimento de um novo país, liberto do colonialismo português.

b)   Por que se enfatiza, na parte 1, a “barriga negra da terra”?
Porque ela representa uma retomada das origens africanas de Cabo Verde, a necessidade de construir uma identidade nacional.

03 – Na parte 2, o que os “náufragos” representam?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Todos aqueles que perderam as esperanças.

04 – A parte 3 descreve como está esse tempo imaginário.
a)   Dê uma interpretação coerente a estes versos: “As crianças nascerão sem metas nos olhos”; “As crianças serão crianças”.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com a liberdade conquistada, as crianças não terão com que se preocupar, isto é, serão apenas amadas pelos adultos.

b)   Nesse tempo imaginário, como deverá se colocar a questão ética?
A referência a crianças “negras e loiras e brancas” como “pétalas da mesma flor” sugere que não haverá preconceito racial. O país será de diversidade étnica, mas vinculado às suas origens africanas.

05 – Dê uma interpretação coerente ao título do poema, “Hora Grande”.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como o poema inteiro faz referência a um tempo futuro ideal, deduz-se que a “hora grande” seja esse tempo esperado, de libertação e reconstrução.


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