Poema: Hora
Grande
1
O mar sairá
Das nossas ilhas
Das nossas ruas
Das nossas casas
Das nossas almas…
O mar irá para o mar
E limpos finalmente do lodo das algas
E libertos do sal do nosso sorriso de enteados
Seremos frutos de nós mesmos
Nascendo da barriga negra da terra…
2
Os náufragos
Do lago da nossa quietação
Erguerão os seus braços de todas as cores
E as suas mãos se fartarão
Da luz de um poente maduro!
O negreiro estará perdido na légua do tempo
Porque a alma das nossas vozes
Não morrerá no fundo dos porões…
A fome não se alimentará da fome
E voaremos nas asas do Sol
Com o destino na palma da mão!
3
Nas feridas do seu parto
As raízes do nosso umbigo beberão a seiva
E no ventre da “mamã-terra”
Germinarão as sementes das nossas certezas
E nos embriagaremos da carne dos seus frutos…
As crianças nascerão sem metas nos olhos
E as suas mãos sujar-se-ão
Do mel do nosso olhar…
As crianças serão crianças!
Negras e loiras e brancas
Serão pétalas da mesma flor…
Onésimo da Silveira. In:
Maria Aparecida Santilli. Literaturas de língua portuguesa: marcos e marcas –
Cabo Verde, cit. p. 80-1.
Entendendo o poema:
01 – O poema está organizado
em seis estrofes e três partes numerada. Observe o tempo verbal utilizado em
todo o poema. Conclua: A que tempo o eu lírico se refere: ao presente, ao
passado ou ao futuro?
Ao futuro.
02 – Há, no poema, várias
imagens relacionadas a parto.
a)
O que representa o parto do um novo Cabo
Verde?
Representa o surgimento de um novo país, liberto do colonialismo
português.
b)
Por que se enfatiza, na parte 1, a “barriga
negra da terra”?
Porque ela representa uma retomada das origens africanas de Cabo
Verde, a necessidade de construir uma identidade nacional.
03 – Na parte 2, o que os
“náufragos” representam?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Todos aqueles que perderam as esperanças.
04 – A parte 3 descreve como
está esse tempo imaginário.
a)
Dê uma interpretação coerente a estes versos:
“As crianças nascerão sem metas nos olhos”; “As crianças serão crianças”.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com a liberdade conquistada, as
crianças não terão com que se preocupar, isto é, serão apenas amadas pelos
adultos.
b)
Nesse tempo imaginário, como deverá se
colocar a questão ética?
A referência a crianças “negras e loiras e brancas” como “pétalas da
mesma flor” sugere que não haverá preconceito racial. O país será de
diversidade étnica, mas vinculado às suas origens africanas.
05 – Dê uma interpretação
coerente ao título do poema, “Hora Grande”.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como o poema inteiro faz
referência a um tempo futuro ideal, deduz-se que a “hora grande” seja esse
tempo esperado, de libertação e reconstrução.
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