segunda-feira, 10 de junho de 2019

TEXTO: BRUXA ONILDA VAI À FESTA - E.LARREULA - COM GABARITO

Texto: Bruxa Onilda vai à festa
                 
                            E. Larreula

        Dizem que as festas de hoje são muito animadas... Que nada! As do meu tempo, sim, é que eram festas...
        Um dia, minha prima, a Bruxa Malvada, me mandou, por um morcego-correio, o programa da grande festa que havia todo ano na cidade onde ela morava. E, por coincidência, pela primeira vez na história, tudo estava sendo organizado por uma comissão de bruxas.
        A festa ia dar o que falar: a fina flor dos bruxos do país tinha prometido comparecer. Eu fui! Claro que fui!
        Quando a gente é jovem, gosta de curtir essas coisas. E eu estava louca pra conhecer outras pessoas e viver novas aventuras.
        Ao me ver, minha prima ficou muito contente.
        Fazia tanto tempo que não nos víamos, que passamos horas e horas relembrando nossas bruxarias. À noite, vaidosas como éramos, nos arrumamos todos e lá fomos nós!

Entendendo o texto:

01 – Numere os fatos na ordem em que eles aparecem no texto.
(3) As duas bruxas se encontram e batem papo.
(2) A bruxa Onilda viaja para a casa das primas.
(4) As duas bruxas se enfeitam e vão para a festa.
(1) O morcego-correio leva o convite para a festa.

02 – Como você acha que a bruxa Onilda viajou para a casa da prima?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Quais são os personagens que aparecem na história?
      A Bruxa Malvada, morcego-correio e a Bruxa Onilda.

04 – Qual o assunto do texto?
      Uma grande festa na cidade da prima da Bruna Onilda.

05 – Que tipo de narrador é a Bruxa Onilda?
      Narrador-personagem, pois conta a história em 1ª pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário