quinta-feira, 13 de junho de 2019

POEMA: O CÂNTICO DA TERRA - CORA CORALINA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: O cântico da terra
              Cora Coralina

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Entendendo o poema:

01 – Cora Coralina, autora deste poema, é a grande poetisa do estado de Goiás, e utilizou em suas obras imagens rurais. Assinale a alternativa em que todas as palavras retiradas do texto, e que formam um campo semântico, remetem à zona rural:
a)   Espiga – roça – gado.
b)   Ventre – materno – seio.
c)   Berço – filho – pão.
d)   Homem – mulher – amor.
e)   Lavrador – fartura – lida.

02 – Em que versos evocam o lavrador, ressaltam seus objetos de trabalho, materializando mais uma vez a ideologia capitalista?
      “A ti ó lavrado, tudo quanto é meu. / Teu arado, tua foice, teu machado”.

03 – Que conselho o poema passa para os leitores na sua última estrofe?
      O eu poético está dizendo que é preciso trabalhar (lavrar), este refrão “e dono de sítio, felizes seremos”, descreve justamente o sistema de produção do capitalismo, o trabalho que dignifica o homem e a corrida pelo maior lucro, sempre.

04 – A associação entre terra e mulher é expressa no verso:
a)   “Sou a espiga generosa de teu gado”.
b)   “Sou o chão que se prende”.
c)   “Sou a razão de tua vida”.
d) “Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor”.

05 – A religiosidade do poema é revelada no verso:
a)   “A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.”
b) “De mim vieste pela mão do Criado
    c) “Eu sou a grande Mãe Universal.”
    d) “Sou a telha da coberta de teu lar.”

06 – O texto “O cântico da terra” pode ser considerado um poema porque os:
a)   Organiza-se em estrofes com o mesmo número de versos.
b) Explora a sonoridade e o duplo sentido das palavras
    c) Apresenta rima no final de todos os verso.
    d) Utiliza expressões da linguagem formal.

07 – Na quinta estrofe, o poema refere-se:
a)   Ao reencontro com o amor.
b) Ao retorno do viajante
     c) à morte do lavrador.
     d) à volta aos braços da mãe.

08 – O texto é um poema que conta:   
a)   O exílio do poeta.
b)   A criação do mundo.
c)   A origem da vida.
d)   A infância do lavrador.

09 – O eu poético através dos versos nos possibilita compreender um espaço social rural, como terra, gado, e o próprio trabalhador do campo, por isso é considerado, o quê?
      É considerado o hino do lavrador.

10 – O que nos sugere o título do poema, “O Cântico da Terra”?
      Sugere a determinação de uma dada religiosidade, pois Cântico se refere às antigas cantigas religiosas, como forma de poetizar as orações, hino comumente se refere a um canto de louvor a alguém ou uma nação.

11 – O poema é construído a partir de várias metáforas que formam imagens poéticas. Na sétima estrofe, é possível reconhecer que se faz referência a (ao):
a)   Vida.
b)   Morte.
c)   Nascimento.
d)   Meio ambiente.
e)   Desmatamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário