domingo, 9 de junho de 2019

AUTOBIOGRAFIA: LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA - NELSON MANDELA - COM GABARITO

Texto: Lembranças da Minha Infância
                                   
                 Nelson Mandela

        Minhas primeiras lembranças da infância são do vilarejo de Qunu, nas montanhas onduladas e nos vales verdes do território de Transkei, na região sudeste da África do Sul. Foi em Qunu que passei os anos mais felizes de minha meninice, rodeado por uma família tão cheia de bebês, crianças, tias e tios que não me lembro de estar sozinho em nenhum único momento em que eu estivesse acordado.
        Foi em Qunu que minha mãe me deu as histórias que encheram minha imaginação, ensinando-me bondade e generosidade enquanto preparava as refeições em uma fogueira, mantendo-me alimentado e saudável. Em meus tempos de menino pastor, aprendi a amar o campo, os espaços abertos e as belezas simples da natureza. Foi naquele momento e naquele lugar que aprendi a amar esta terra.
        Com meus amigos de meninice, aprendi dignidade e o significado da honra. Ouvindo e assistindo reuniões dos anciãos da tribo, aprendi a importância da democracia e de dar a todos uma chance de ser ouvido. E aprendi sobre o meu povo, a nação Xhosa. Com meu benfeitor e guia, o Regente, aprendi a história da África e da luta dos africanos para serem livres.
        Foram esses primeiros anos que determinaram como seriam vividos os muitos anos plenos de minha longa vida. Sempre que paro um momento e olho para trás, sinto imensa gratidão por meu pai e minha mãe, e por todas as pessoas que me ajudaram a crescer quando eu era apenas um menino, e que me transformaram no homem que sou hoje. Foi isso que aprendi enquanto criança.
        Agora que sou homem velho, são as crianças que me inspiram. Meus queridos jovens: vejo a luz em seus olhos, a energia de seus corpos e a esperança que está em seu espírito. Sei que são vocês, e não eu, que consertarão nossos erros e levarão adiante tudo o que está certo no mundo.
        Se eu pudesse, de boa fé, prometer-lhes a infância que tive, eu prometeria. Se eu pudesse prometer-lhes que cada um de seus dias será de aprendizado e de crescimento, eu prometeria. Se eu pudesse prometer-lhes que nada – nem guerras, nem pobreza, nem injustiças – privará vocês de seus pais, de seu nome, de seu direito a uma boa infância, e que essa infância levará vocês a uma vida plena e frutífera, eu prometeria. Mas prometerei apenas o que eu sei que posso cumprir.
        Vocês têm a minha palavra de que continuarei a aplicar tudo o que aprendi no começo de minha vida, e tudo o que aprendi a partir de então, para proteger os seus direitos. Trabalharei todos os dias, de todas as maneiras que conheço, para apoiá-los enquanto crescerem. Buscarei suas vozes e suas opiniões, e farei com que outras pessoas também as ouçam. 

Trecho extraído da publicação Situação Mundial da Infância, 2001 Uni
Entendendo o texto:

01 – Que significado tem para Mandela o vilarejo de Qunu?
      As melhores lembranças, os anos mais felizes de sua meninice rodeado pela família, por histórias que encheram sua imaginação ensinando-me bondade e generosidade.

02 – Por que estes primeiros anos foram determinantes de como seriam vividos os muitos anos plenos de sua longa vida?
      Tudo que aprendeu com pai, sua mãe e todas as pessoas que o ajudaram a crescer quando era apenas um menino, e que me transformaram no homem que sou hoje.

03 – Ele diz que agora é velho e o que inspira são as crianças, por quê?
      Diz que vê a luz em seus olhos, a energia em seus corpos e a esperança em seu espírito, e que elas consertarão nossos erros e levarão adiante tudo o que está certo no mundo.

04 – Mandela conta que aprendeu o que com estas pessoas:
a)   Com seus amigos de meninice.
Aprendeu dignidade e o significado da honra.

b)   Ouvindo e assistindo reuniões dos anciões da tribo.
Aprendeu a importância da democracia e de dar a todos a chance de ser ouvido.

c)   Com o benfeitor e guia.
Aprendeu sobre seu povo, a nação Xhosa.

d)   Com o Regente.
Aprendeu a história da África e da luta dos africanos para serem livres.

05 – Mandela no 6° parágrafo, usa o verbo poder no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, “Se eu pudesse”, para:
a)   Indicar dúvidas.
b)   Expor seus desejos.
c)   Mostrar suas incertezas.
d)   Anunciar as probabilidades.

3 comentários:

  1. Excelente escolha de texto professora! Posso utilizar seu blog como referência para estudos e pesquisas de meus alunos do 5º ano? Sou professora da Rede SESI de ensino. O texto de Nelson Mandela está em um de nossos livros de apoio. Assim, encontrei seu excelente blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e apoio. Claro que pode!!!
    Um abraço!
    Profe. Jaqueline.

    ResponderExcluir
  3. Amo esse texto, muito bacana as perguntas que vc fez.

    ResponderExcluir