quarta-feira, 12 de junho de 2019

TEXTO: INOVAÇÃO GRÁFICA QUE RESISTE E AINDA ENCANTA - MILLEN, M. - COM GABARITO

Texto: Inovação gráfica que resiste e ainda encanta

        O livro inclinado, de Peter Newell, Editora Cosac Naify, 48 páginas. Ao encontrar numa livraria um exemplar de O livro inclinado, de Peter Newell, recém-lançado pela Cosac Naify, o leitor ficará encantado, em primeiro lugar, com o formato inusitado da obra, auto explicativo. Embora as prateleiras dedicadas à área infanto-juvenil estejam abarrotadas de edições sofisticadíssimas visualmente,
        O livro inclinado ainda se destaca com charme irresistível. Ao abrir o exemplar, outro encantamento: a confusão provocada por um carrinho de bebê desgovernado ladeira abaixo e contada num texto leve, acompanhado de lindíssimas ilustrações (também do autor), que revelam um perfeito casamento entre forma e conteúdo. A maior surpresa, porém, virá no final do volume, onde está impressa a data original de publicação da obra: 1910.
        A ousadia gráfica de O livro inclinado hoje pode ser considerada corriqueira num mercado que valoriza cada vez mais (ainda bem) o design adequado ao texto, mas na época foi festejada como um marco da indústria editorial. E a obra, um dos primeiros livros-objeto de que se têm notícia, já nasceu um clássico da literatura infanto-juvenil.
        A história de Newell (1862-1924) gira em torno do bebê Bobby, que mora no alto de uma ladeira. Um dia sua babá se descuida e lá se vai o pimpolho destrambelhado dentro do carrinho. O que poderia ser até aflitivo para os leitores vira um passeio divertido e antropológico, já que Bobby atravessa cenários e personagens típicos de uma sociedade do início do século XX. Em 2009, a Cosac Naify publicará do mesmo autor O livro do foguete.
Fonte: MILLEN, M. Inovação tecnológica que resiste e ainda encanta. O Globo. Rio de Janeiro, 20 dez. 2008. Prosa e Verso, p. 5.

Entendendo o texto:

01 – Ao caracterizar a obra “O livro inclinado”, o autor Millen identifica:
a)   O formato do livro como “adequado ao texto”.
“Inusitado”; “Autoexplicativo”.

b)   O passeio do protagonista como “divertido e antropológico”.
“Leve”.

c)   O texto como “inusitado”.
“Lindíssimas”.

d)   As ilustrações como “leves”.
“Perfeito”.

e)   Relação entre forma e conteúdo como “lindíssima”.
“Divertido”, “Antropológico”.

02 – Qual a importância desses adjetivos para a construção da resenha?
      Os adjetivos evidenciam a atitude subjetiva de avaliação ou valoração, essencial em uma resenha.

03 – Foram também relacionados substantivos abstratos ao livro: “charme”, “encantamento”, “ousadia”. Qual a relação dessas palavras com os adjetivos?
      Esses substantivos abstratos também sugerem qualidade, denotando também uma avaliação.

04 – Que sentido o sufixo “issim(o)” acrescenta aos adjetivos em “sofisticadíssimas” e “lindíssimas”.
     O uso do sufixo superlativo caracteriza a intenção de intensificar / ampliar as qualidades do objeto. 

05 – No título da resenha, há duas orações que também qualificam/caracterizam (“que resiste e ainda encanta”). Haveria mudança no sentido se elas fossem substituídas por adjetivos (resistente e ainda encantadora)? Explique.
      Não. Elas são orações adjetivas que podem ser substituídas por adjetivos derivados dos verbos utilizados.

06 – Releia a frase: “A história de Newell (1862-1924) gira em torno do bebê Bobby, que mora no alto de uma ladeira” e responda:
a)   Que efeito de sentido provoca o uso da vírgula separando a oração “Que mora no alto da ladeira” da anterior?
Indica que a oração possui função explicativa, ou seja, acrescenta uma informação complementar ao antecedente.

b)   Compare essa oração com a do título da resenha: “Inovação gráfica que resiste e ainda encanta”.
As orações do título especificam/particularizam/destacam o elemento a que se referem.

07 – Os parênteses, dentre outras funções, podem separar uma observação mais emocional, estabelecendo “maior intimidade entre o autor e o seu leitor” (Bechara, 2009: 612). Indique em qual das ocorrências no texto isso acontece.
      “(Ainda bem)”

08 – O que anunciam, por duas vezes no texto, os dois-pontos (:)?
(   ) Uma enumeração.
(   ) Uma citação.
(X) Um esclarecimento.
(   ) Uma síntese.
(   ) Uma consequência.



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