sexta-feira, 7 de junho de 2019

TEXTO: SEM GRAVIDADE - MARCOS PONTES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Sem gravidade
              
      Marcos Pontes

        Viver em órbita. Sem gravidade. Coisas interessantes. Coisas bonitas. Coisas estranhas. O corpo também acha. É necessário adaptação. O nosso organismo, desenvolvido por milhares de anos no ambiente da superfície do planeta e submetido à gravidade terrestre, reclama. Enjoos são sintomas comuns durante a fase inicial, mas não são os únicos.
      Desorientação espacial é também muito frequente nos primeiros dias. Esses dois sintomas são ligados diretamente aos efeitos do ambiente novo sobre o nosso sistema vestibular. O cérebro passa a ter informações confusas entre os sensores, isto é, os olhos dizem uma coisa, enquanto o sistema vestibular diz outra. Resultado? Grande chance de ver o alimento pela segunda vez.
        A circulação sanguínea também sofre impactos do ambiente. Nosso sistema circulatório naturalmente compensa os efeitos da aceleração vertical constante da gravidade sobre o movimento do nosso sangue pelo corpo. E no espaço? Aí não tem mais gravidade. Mas o corpo ainda “não sabe” disso nos primeiros dias. Assim, continua a pensar que é mais difícil levar o sangue à cabeça do que aos pés. Provavelmente, durante a primeira transmissão de TV, ao vivo, diretamente da FEI/ISS, você vai pensar que eu engordei uns 20 quilos. Rosto inchado e vermelho. Características normais, além das dores de cabeça, desse estágio de adaptação do corpo para controlar a distribuição do sangue sem gravidade.
        Também vou crescer cerca de uma polegada durante o tempo em órbita. Ocorre uma distensão da coluna vertebral devido à falta da força vertical causada pela gravidade. Cuidado é necessário. Ajustar o comprimento do macacão para o regresso também. Depois do pouso voltamos ao normal, espero.
      A questão de perda de densidade óssea também é fato, mais é mais pronunciada, logicamente, para os voos de grande duração. Espero não ficar com osteoporose depois do voo.
        Radiação é problema sério. A falta da proteção da nossa atmosfera nos expõe a um ambiente com níveis bem mais altos de radiação. Carregamos conosco, o tempo todo no espaço, um medidor de dosagem de radiação. Sem qualquer função de proteção, serve apenas para controle após voo.
        Também perdemos tônus muscular. Por essa razão, precisamos de exercícios diários em órbita. Não resolve totalmente, mas ajuda na recuperação pós-voo.
        Existem outros efeitos, mais talvez seja bom parar por aqui com essa propaganda negativa. Afinal, queremos mais brasileiros no espaço em breve. Eu estarei lutando por isso, e não quero perder candidatos!
        Vamos falar das coisas da órbita. Vamos olhar pela janela. Ver o mundo passar rapidamente sob nossos pés. Ver esse nosso Brasil por inteiro, tão rico e cobiçado. Nossa terra, nossa gente, nossa responsabilidade. Ver o nascer e o pôr do sol a cada 90 minutos, iluminando e fazendo brilhar uma espécie de “aura” ao redor desse nosso maravilhoso planeta azul.
        Vamos olhar para as estrelas, e ver o quanto somos pequenos nesse universo. E quanto é importante entender que somos parte de uma coisa tão grandiosa. Ser feliz por isso. Sentir a calma de saber que não controlamos o universo, mas que recebemos dele a força para vivermos, felizes.
        Dentro da Estação, um pequeno “mundo” de tecnologia e ciência, com uma grande responsabilidade: é possível construirmos juntos algo bom para todos, independentemente de cultura, raça, língua, religião ou qualquer outra desculpa para discórdia.
        O dia-a-dia a bordo se divide em atividade do cotidiano, como dormir, escovar os dentes, fazer barba, ir ao banheiro, fazer as refeições, tomar banho (com toalhas molhadas), etc., e tarefas profissionais, cuidar da manutenção dos sistemas dos veículos e realizar os experimentos brasileiros.
        Tudo é sincronizado por dois documentos: o plano de voo e o formulário 24. Eles descrevem com detalhes o que devemos fazer a cada minuto a bordo.
        Nossos experimentos estão localizados no compartimento de acoplamento do segmento russo. Aqui é onde passa a maior parte do meu dia. Entre equipamentos, fios, procedimentos, outros papéis, e a bandeira do Brasil estendida na parede. Tudo precisa ser feito corretamente. Cada segundo é precioso.
        A vida é dura por aqui. Mas vale a pena. Não dá vontade de dormir. Parece tempo perdido. Mas os médicos insistem. É necessário. Entro no meu “saco de dormir”. De tempos em tempos olho pela janela. Penso em muitas pessoas, situações, sorrisos, emoções, lembranças boas. A cor do planeta me lembra os olhos de minha mãe. Ela deve estar feliz. Saudades e um sorriso de satisfação. “Obrigado!” ... Boa noite!

       Marcos Pontes. Sem gravidade. Extraído do site:
Entendendo o texto:

01 – Em sua opinião, como podemos classificar esse texto: narrativo ou relato?
      Pode ser considerado um relato.

02 – Você se recorda de algum outro texto semelhante a este quanto à forma e ao assunto abordado? Qual?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Em sua opinião, de que forma a leitura desse texto pode influenciar o leitor?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – O recurso empregado pelo produtor do texto, ao criar o título, amplia os seus sentidos e convida o leitor a participar da leitura.
a)   Que sentidos podem ser atribuídos ao título desse texto?
Pode ser interpretado como a falta de ação da lei de gravidade do espaço, ou pode fazer referência a doenças não graves, pois o autor relata alguns dos efeitos negativos no corpo dos astronautas que a falta de gravidade traz.

b)   Qual é a relação entre o título e o assunto abordado?
A relação consiste no fato de que o título remete à falta de gravidade existente no espaço, cenário dos fatos apresentados no texto.

05 – O texto lido apresenta características que são próprias da estrutura desse gênero textual.
a)   Qual é o tema abordado nesse texto?
O relato de um dia na vida do astronauta Marcos Pontes quando estava em órbita.

b)   Com que finalidade esse texto foi publicado?
A fim de divulgar como é o cotidiano em uma nave espacial em órbita e como foi a “Missão Centenário”.

c)   Em um diário de viagem, o registro empregado pode ser formal ou informal, dependendo da intenção do seu autor. Explique o emprego do registro nesse gênero.
O registro utilizado está relacionado à situação comunicativa e ao grau de intimidade entre quem escreve e seu destinatário. No texto de Marcos Pontes, por exemplo, o registro é mais formal, pois os leitores do texto não são, necessariamente, próximos ao autor.

06 -  Que tipo de texto predominou nesse diário de viagem: o relato, a descrição ou a argumentação? Explique.
      A descrição. Pois ele está relatando de forma detalhada sua rotina de trabalho.

07 – Marcos Pontes, nos sete primeiros parágrafos, apresenta alguns aspectos de como é a vida em órbita. Ele destaca essas informações como negativas.
a)   Quais reações estar em órbita causa ao ser humano? Por que elas ocorrem?
Causa enjoos, desorientação, aceleração da circulação sanguínea, distensão da coluna vertebral, perda de densidade óssea, exposição à radiação, perda de tônus muscular, entre outros. Essas reações ocorrem em razão da ausência de gravidade e devido ao fato de ser um ambiente novo.

b)   Qual dessas informações você desconhecia e qual mais chamou sua atenção?
Resposta pessoal do aluno.

08 – Após relatar as situações incômodas que a falta de gravidade causa no corpo humano, o astronauta expõe os pontos positivos. Quais pontos ele destaca?
      Ver todo o planeta Terra, o nascer e o pôr do sol a cada 90 minutos, olhar as estrelas, etc.

09 – Releia o seguinte trecho: “A vida é dura por aqui. Mas vale a pena. Não dá vontade de dormir. Parece tempo perdido.”. Por que Marcos Pontes considera dormir uma perda de tempo?
      Porque ele estava em um ambiente completamente novo e diferente, para onde não é possível ir quando se quer e porque trata-se de um lugar onde há muitas coisas para ver, admirar e descobrir.

10 – No final do texto, o astronauta agradece e se despede. Com base nessa informação, a quem ele parece destinar seu diário de viagem? Explique.
      Por ser divulgado na internet, o texto pode atingir desde estudiosos da área até o público em geral.

11 – Marcos Pontes recomenda que dentro da Estação é necessário ter consciência de que um precisa ajudar o outro, independentemente das diferenças entre as pessoas.
a)   Que tipos de diferenças podem existir entre os seres humanos?
Culturais, étnicas, linguísticas, religiosas, entre outras.

b)   Em sua opinião, por que essas diferenças podem causar conflitos?
Porque muitas pessoas não respeitam as diferenças e acabam criando conflitos desnecessários.

12 – Releia o seguinte trecho: “Vamos olhar para as estrelas, e ver o quanto somos pequenos nesse universo. E quanto é importante entender que somos parte de uma coisa tão grandiosa. Ser feliz por isso. Sentir a calma de saber que não controlamos o universo, mas que recebemos dele a força para vivermos, felizes.”

a)   Apesar de ser tão pequeno em relação ao universo, o ser humano busca tentar controla-lo. Para você, por que isso ocorre?
Resposta pessoal do aluno.

b)   Em sua opinião, essa tentativa pode ser considerada positiva ou negativa? Explique.
Resposta pessoal do aluno.

13 – No trecho: “[...] Sem gravidade. Coisas interessantes. Coisas bonitas. Coisas estranhas.”. As frases curtas foram empregadas na construção do texto com determinada intenção pelo autor.
a)   O que teria pretendido o autor ao construir uma sequência de frases curtas?
Evidenciar cada uma das adjetivações dos elementos percebidos no espaço.

b)   Que efeito causa no texto a construção de frases curtas?
Causa um efeito de pausa constante, de câmera lenta e ações vagarosas.

c)   Essa forma de pontuar as frases é mais uma questão gramatical ou de estilo do autor?
É um estilo do autor.

14 – No 2° parágrafo, o autor fez uso de um eufemismo, figura de linguagem que consiste em amenizar, suavizar uma informação desagradável ou grosseira. Identifique essa expressão e explique que termo ela substitui.
      “Grande chance de ver o alimento pela segunda vez”. Essa expressão substitui a palavra vômito.

15 – Na frase: “Enjoos são sintomas comuns durante a fase inicial, mas não são os únicos”. Ocorre uma zeugma, omissão, em uma oração subsequente, de um termo expresso na oração anterior.
a)   Que termo é omitido?
Sintomas.

b)   Reescreva a frase inserindo esse termo.
Enjoos são sintomas comuns durante a fase inicial, mas não são os únicos sintomas.

c)   Indique em qual das formas a leitura é mais dinâmica e explique por que isso ocorre.
A omissão do termo torna a leitura mais dinâmica, pois evita a repetição de uma palavra que não é essencial para a compreensão textual.
    


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