quarta-feira, 5 de junho de 2019

FÁBULA: O CAVALO, O CAÇADOR E O VEADO - ESOPO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O Cavalo, o Caçador e o Veado
                 ESOPO

       Havia surgido uma séria rixa entre o Cavalo e o Veado, assim o Cavalo foi até ao Caçador pedir sua ajuda para vencê-lo. O Caçador concordou, mas disse: “Se você desejar derrotar o Veado, deve me permitir colocar este pedaço de ferro entre tuas mandíbulas, de forma que eu possa te guiar com estas rédeas e me permita colocar esta sela em tuas costas de modo que eu possa me manter firme em ti, para seguirmos depois o nosso inimigo". O Cavalo aceitou as condições e o Caçador logo pôs a sela e o bridou. Então, com a ajuda do Caçador o Cavalo logo venceu o Veado, dizendo ao Caçador: "Agora, desça e remova essas coisas de minha boca e das costas".
        "Não tão rápido amigo," disse o Caçador. "Eu o tenho sob comando agora, debaixo de minhas esporas e prefiro mantê-lo assim no momento”. 

        Moral da história: "Se permitires aos homens o uso para seu próprio propósito, eles os usarão para os deles".
                                                                      Fábula ESOPO

Entendendo a fábula:

01 – Para que haja identificação do leitor com a história, é necessário caracterizar as personagens, suas atividades diante da vida e a situação vivida.
a)   Quem são as personagens?
O cavalo, o caçador e o veado.

b)   Com que características estes personagens são apresentados?
Veado: briguento.
Caçador: aproveitador, mentiroso, oportunista, articuloso.
Cavalo: mau-caráter, ambicioso.

02 – O cavalo foi pedir ajuda ao caçador para derrotar o veado. O caçador impôs uma condição. Qual?
      Se você permitir que eu coloque um pedaço de ferro entre tuas mandíbulas, de forma que eu possa te guiar com estas rédeas e permitir que eu coloque esta sela em tuas costas de modo que eu posso me manter firme em ti.

03 – Após vencer o veado o que disse o cavalo ao caçador?
      “Agora desça e remova essas coisas da minha boca e das costas”.

04 – O caçador desarreou o cavalo? O que alegou?
      Não desarreou, alegando: “Eu o tenho sob comando agora, debaixo de minhas esporas e prefiro mantê-lo assim no momento”.

05 – Para que serve uma fábula?
(X) Ensinamento.
(   ) Divertimento.
(   ) Informação.

06 – A história narrada por ESOPO refere-se a um fato:
(   ) Real.
(X) Fictício.
(   ) Histórico.

07 – Explique com suas palavras, a moral da história.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Dê outro final para esta fábula, modificando também a moral da história.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Numa fábula há sempre uma crítica a determinado tipo de comportamento, que se deveria evitar. Na fábula “O cavalo, o caçador e o veado”, a crítica refere-se a que tipo de atitude?
      A atitude do cavalo que queria unir-se com o caçador para derrotar o veado, e se deu mal, pois o caçador vai usá-lo para seus propósitos.

10 – Do seu ponto de vista, você seria capaz de lembrar de alguma situação da vida real onde o contexto da história se aplicaria?
      Resposta pessoal do aluno.








Nenhum comentário:

Postar um comentário