segunda-feira, 17 de junho de 2019

CONTO: A FAIXA MANCHADA - (FRAGMENTO) - ARTHUR CONAN DOYLE - COM GABARITO

Conto: A faixa Manchada

             Arthur Conan Doyle

        Helen Stoner é irmã gêmea de Julia, vivem com o padrasto o Dr. Roylott que estudou medicina na Índia e conhecera a mãe das gêmeas quando elas tinha dois anos. Nessa época sua mãe casaria de novo, viúva e com boa quantia de dinheiro deixou que o Dr. Administrasse a herança com um acordo: ele daria uma quantia anual para elas quando se casassem.
        Contudo, um tempo depois de voltarem para a Inglaterra, a mãe morre. Após esse acontecimento, o comportamento dele mudou, tornou-se meio psicótico, criava uma pantera e um babuíno trazidos da Índia, saia pouco de casa e quando saia discutia com os vizinhos.
        Voltando ao presente, Julia havia morrido há dois anos, ela havia conhecido um major da marinha com quem se noivou. Porém duas semanas antes do casamento algo horrível aconteceu.
        Julia perguntou a Helen se ela não teria escutado assobios nas noites anteriores, Helen negou e Julia foi para o seu quarto. Helen estava dormindo quando do seu quarto escutou gritos de uma mulher, reconheceu a voz que era de Julia. Então ela saltou da cama e saiu para o corredor, abriu a porta escutou um assobio. Quando abriu a porta viu sua irmã em meio aos gritos:
        “– Helen foi a faixa manchada! A faixa manchada! “
        Queria dizer algo a mais, porém, não conseguiu e caiu no chão morta. A polícia concluiu que Julia estava sozinha quando morreu, não havia marcas de violências no corpo.
        Depois de algum tempo, Helen iria se casar, há dois dias estavam ocorrendo reformas na casa e furaram a parede do quarto dela. Ela teve que se mudar para o quarto onde sua irmã havia morrido. Porém o que assustou Helen foi que nesses dias, estava escutando o mesmo assobio daquela noite tão triste.
        Ela contratou o detetive Sherlock Holmes e seu assistente Dr. Watson, para investigar o caso. O detetive e seu assistente vão para a casa de Helen investigar, pois o padrasto não voltaria tão cedo. Eles examinam o quarto de Helen, foram para o quarto de Julia em que Helen estava ocupando devido a reforma de seu quarto, examinou cada coisa que estava no quarto, viram uma campainha ao lado da cama, Helen contara que a campainha era nova, há dois anos havia sido instalada. Desconfiado, Holmes puxa a campainha e conclui que ela é falsa. Depois foram para o quarto do Dr., Holmes viu um cofre e perguntou para Helen o que havia dentro do cofre, Helen respondeu que o cofre estava cheio de papéis. Porém quando abrem o cofre não havia nada dentro, e sobre o cofre havia um pires de leite. Holmes fala para Helen que eles terão que dormir no quarto de Julia, pois eles investigariam o barulho que a incomodava.
        Naquela noite Holmes e Watson investigavam, mas o Dr. Roylott não desconfiou. De repente, às três horas eles escutam um assobio, Holmes ascende um fósforo e bate com uma bengala na corda da campainha, Holmes perguntou a Watson se ele não havia visto nada, mas Watson estava com sono e não havia percebido nada. Porém em segundos, começaram a ouvir gritos de dor, então Watson pega seu revólver automático e segue Holmes, que ia em direção ao quarto do Dr., bateu na porta, sem resposta. Entraram no quarto, em cima da mesa havia uma lamparina, o cofre estava aberto, ao lado da mesa estava o Dr.Roylott, com um olhar para cima e fixo, havia uma faixa estranha na testa. Então Holmes fala para Watson:
        “-- A faixa! A faixa manchada!”
        De repente do cabelo do Dr., saiu uma nojenta cobra. Holmes falara que era a cobra do brejo, a mais venenosa da Índia, o padrasto morrera pouco tempo depois de ter sido mordido.
        Holmes concluiu que a cobra descia pela campainha falsa e para que a vítima não visse a cobra, o padrasto assobiava para a cobra voltar, devia ter treinado a cobra com pires de leite. O Dr. havia morrido pela sua própria armadilha.
                                                 Arthur ConanDoyle
Entendendo o conto:

01 – Em relação à estrutura textual do conto.
a)   Quantos parágrafos tem o conto?
Doze parágrafos.

b)   Narrador:
(   ) Participa da história.
(X) Conta os fatos sem participar da história.

02 – Qual é a tipologia predominante no conto:
(X) Narrativa.
(   ) Argumentativa.
(   ) Descritiva.

03 – Quais os personagens que fazem parte dessa história?
      Helen, Julia, Dr. Roylott, a viúva, Sherlock Holmes, Dr. Watson e a cobra do brejo.

04 – Por que Helen procura o detetive após a morte de sua irmã?
      Porque Helen ficou noiva e ouviu um assobio igual ao da noite da morte da irmã, então temeu também ser morta.

05 – Julia antes de morrer disse para Helen que havia sido a faixa manchada. A que/quem ela se referia?
      A cobra do brejo, a mais venenosa da Índia.

06 – Qual o cenário em que se desenvolve a história.
      Dentro de uma casa.

07 – Em que momento surge o conflito da história?
      Quando morre Julia Stoner.

08 – Em que passagem do texto ocorre o clímax, ou seja, o momento de maior tensão da história? Explique.
      Quando o detetive e seu assistente ouvem um assobio, logo em seguida gritos de dor e vai até o quarto do Dr. Roylott e vê uma cobra em seus cabelos.

09 – Que fato provocou o desenrolar dos acontecimentos descritos no texto?
      O fato de a mãe de Julia e Helen ter uma boa quantia em dinheiro e ter feito um acordo com o padrasto delas que deveria dar uma quantia anual para elas quando se casassem.

10 – Qual o desfecho (epílogo ou conclusão) da história?
      O padrasto morre pouco tempo depois de ter sido mordido pela cobra, ou seja, pela sua própria armadilha.






7 comentários: