quarta-feira, 19 de junho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): DIARIAMENTE - NANDO REIS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Diariamente

              Nando Reis

Para calar a boca: Rícino
Para lavar a roupa: Omo
Para viagem longa: Jato
Para difíceis contas: Calculadora
Para o pneu na lona: Jacaré
Para a pantalona: Nesga
Para pular a onda: Litoral
Para lápis ter ponta: apontador
Para o Pará e o Amazonas: Látex
Para parar na Pamplona: Assis
Para trazer à tona: Homem-rã
Para a melhor azeitona: Ibéria
Para o presente da noiva: Marzipã
Para adidas o conga: Nacional
Para o outono a folha: Exclusão
Para embaixo da sombra: Guarda-sol
Para todas as coisas: Dicionário
Para que fiquem prontas: Paciência
Para dormir a fronha: Madrigal
Para brincar na gangorra: Dois
Para fazer uma toca: Bobs
Para beber uma coca: Drops
Para ferver uma sopa: Graus
Para a luz lá na roça: 220 volts
Para vigias em ronda: Café
Para limpar a lousa: Apagador
Para o beijo da moça: Paladar
Para uma voz muito rouca: Hortelã
Para a cor roxa: Ataúde
Para a galocha: Verlon
Para ser model: Melancia
Para abrir a rosa: Temporada
Para aumentar a vitrola: Sábado
Para a cama de mola: Hóspede
Para trancar bem a porta: Cadeado
Para que serve a calota: Volkswagen
Para quem não acorda: Balde
Para a letra torta: Pauta
Para parecer mais nova: Avon
Para os dias de prova: Amnésia
Para estourar pipoca: Barulho
Para quem se afoga: Isopor
Para levar na escola: Condução
Para os dias de folga: Namorado
Para o automóvel que capota: Guincho
Para fechar uma aposta: Paraninfo
Para quem se comporta: Brinde
Para a mulher que aborta: Repouso
Para saber a resposta: Vide-o-verso
Para escolher a compota: Jundiaí
Para a menina que engorda: Hipofagi
Para a comida das orcas: Krill
Para o telefone que toca
Para a água lá na poça
Para a mesa que vai ser posta
Para você o que você gosta: diariamente.

                        Composição: Nando Reis

Entendendo a canção:

01 – Sobre o título da canção. Na sua opinião, que relação há entre tudo o que foi nomeado e a palavra diariamente?
      O eu lírico no último verso “Para você o que você gosta: diariamente”, deixa claro que dedica a alguém, tudo o que lhe caiba, tudo o que lhe convenha, a fim de que a vida lhe seja feliz.

02 – Observe como foi estruturada a letra dessa canção, destacando à palavra para, ao coloca-la no início de todos os versos. Que nome se dá a esta figura de linguagem?
      A figura de linguagem é Anáfora.

03 – As relações entre a necessidade e o “produto” citado para satisfaze-la às vezes são comuns, outras vezes são estranhas, inusitadas. Copie um verso que, para você, seja um bom exemplo de:
a)   Uma relação comum entre necessidade e “produto” citado para satisfazê-la.
Para lavar a roupa: Omo (sabão em pó).

b)    Uma relação estranha, inusitada, entre necessidade e “produto” citado para satisfazê-la.
Para calar a boca: (óleo de) rícino – seu gosto insuportável, deveras amargo.

04 – O eu lírico é feminino ou masculino? Explique extraindo um verso ou uma palavra da canção que comprove sua resposta.
      O eu lírico é feminino, conforme este verso: “Para parecer mais nova: Avon”.

05 – O eu lírico conta algo que:
a)   Está acontecendo no presente.
b)   Aconteceu em um passado bem próximo.
c)   Aconteceu num passado distante.
d)   Acontecerá num futuro bem próximo.

06 – Na canção existe várias metonímias (figura de linguagem que possibilita troca de um termo por outro de mesma similaridade). Cite alguns versos.
      “Para lavar a roupa: Omo” (sabão em pó).
      “Para dormir a fronha: Madrigal” (marca de roupa de cama).
      “Para que serve a calota: Volkswagen” (marca de veículo).
      “Para parecer mais nova: Avon” (creme de beleza).
      “Para a menina que engorda: Hipofagi” (remédio para emagrecer).

07 - Em quase todos os versos da canção, temos a presença de um sinal de pontuação: o dois-pontos. Observe estes três versos do texto:
   "Para lavar a roupa: omo
    Para viagem longa: jato
    Para difíceis contas: calculadora"
Empregando dois-pontos, o autor tornou a frase mais econômica, menor, pois deixou de empregar uma ou mais palavras para ligar as duas partes do verso.
    a) Sem empregar esse sinal de pontuação, reescreva os três versos  acima, acrescentando uma ou mais palavras para ligar as duas partes de cada frase.
Para lavar a roupa, use omo. Para viagem longa, vá de jato. Para difíceis contas, use calculadora.

      b) A que classe gramatical pertencem as palavras suprimidas pelo autor: substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio?
Verbo.

      c) A estrutura desses versos e dessas frases lembra um tipo de linguagem que procura vender determinado produto. Que linguagem é essa?
A linguagem publicitária.

08 - Logo à primeira leitura, notamos que a letra da canção apresenta uma construção especial, graças à repetição de palavras e estruturas de frases.
       a) Que palavra se repete em todos os versos?
            A palavra para.

       b) Qual a sua classe gramatical?
           Preposição.

     c) Essa palavra geralmente transmite a ideia de tempo, lugar ou finalidade. Na canção, qual desses sentidos aparece com maior frequência?
           O sentido de finalidade.

09 - Observe estes versos do final da canção:
        "Para o telefone que toca
         Para a água lá na poça
         Para a mesa que vai ser posta"

Neles, o autor quebrou a estrutura que vinha utilizando e não empregou dois-pontos nem um termo posterior para fechar o verso. Então, faça você o que ele não fez: a exemplo do restante do texto, empregue dois-pontos e invente um substantivo que sirva de fachamento para cada verso.
Resposta pessoal. 

10 - O nome da canção é "Diariamente", palavra que também aparece no último verso. Que relação você acha que há entre o título e as repetições existentes na canção?
As repetições dão a ideia de que todos os dias tudo é igual; daí a relação com diariamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário