sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CONTO: EXAME E PONTUAÇÃO - EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

 Conto: Exame e Pontuação – Emília no país da gramática

             Monteiro Lobato

        Depois de brincarem por algum tempo naquele jardim de Períodos, e de discutirem novamente a campeação do Visconde, os meninos resolveram ir ao bairro das Sílabas sherlockar o rapto do Ditongo — como dizia a Emília.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1FCzyqQknIMPNjscotoSAbcO70ihrHIIvlYBudJyI9bkfoqFm57sw-HJsIAY_hNX1NSfV2UK1pFLCcuGJdA_oc3YrpOFVfII32SUCWmXXRRDe6diP50_vMIs8LxcndxcY02YN4Ll5-iyqgY6XAZDiKcI4MEBtl1fycIpEm3v79x4TtQeRhyN10ugaQmY/s1600/EMILIA.jpg


        — Não ainda — propôs Dona Sintaxe. — Quero correr um exame nos meus alunos. Venham todos cá — e o senhor também, Seu Rinoceronte.

        Os meninos e o paquiderme perfilaram-se diante da grande dama.

        — Muito bem – disse ela. — Vou agora ver se essas, cabecinhas guardaram o que ensinei, e para isso temos que analisar uma frase.

        E voltando-se para um grupo de frases passeadeiras:

        — Aproxime-se um Período para ser analisado! Depressa!...

        Apresentou-se incontinenti aquele assanhadíssimo Período que dizia assim: Tia Nastácia faz bolinhos que todos acham muito gostosos.

        — Vamos ver, Emília, quantas Orações há neste Período?

        — Duas! — respondeu imediatamente a boneca. — A primeira é a Principal e a segunda é a Subordinada.                 

        — Muito bem. E qual o Sujeito da primeira, Pedrinho?

        — Tia Nastâcia.

        — Muito bem. E qual o Sujeito da segunda, senhor paquiderme?

        — Todos — rosnou o rinoceronte com um bamboleio de corpo.

        — Muito bem. E qual o Predicado da primeira, Narizinho?

        — Faz bolinhos — disse a menina com água na boca, porque estava chegando a hora do jantar.                              

        — Muito bem. E qual o Predicado da segunda, Quindim?

        — Acham muito gostosos — respondeu o rinoceronte, lambendo os beiços.

        — Muito bem. E qual o Complemento Verbal da primeira, Emília?

        — Bolinhos! — berrou a boneca. — Bolinhos é o Objeto Direto do Verbo Faz — quem não sabe disso?

        — Muito bem. E qual o Complemento Verbal da segunda, Pedrinho?

        — Que.                                                                        

        — Esse Que a que se refere?

        — Refere-se a Bolinhos.

        — Bravos! — exclamou Dona Sintaxe. — Vejo que não perdi o meu tempo. Podem ir brincar.

        Foi uma gritaria, e todos saíram aos pinotes. Emília espreguiçou-se e Quindim deu uma chifrada no ar, de brincadeira.

        — E agora? — disse Narizinho. — Ela nos mandou brincar; mas brincar de quê, nesta cidade de palavras? Uma ideia!... Vamos ver a Pontuação! Onde fica a Pontuação, Quindim?

        — Aqui perto, num bazar. Eu sei o caminho — respondeu o paquiderme.

        No tal bazar encontraram os SINAIS DE PONTUAÇÃO, arrumados em caixinhas de madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só VÍRGULAS dentro.

        — Olhem que galanteza! — exclamou. — Vírgulas, Vírgulas e mais Vírgulas! Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona Benta diz serem virgulazinhas vivas.

        Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.

        — Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números — explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A função delas é separar de leve.

        Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.

        — E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?

        — Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha.

        Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.

        — E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.

        — Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.

        Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.

        — Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS FINAIS. — Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se...

        Em seguida abriu a caixa dos PONTOS DE INTERROGAÇÃO.

        — Ganchinhos! — exclamou. — Conheço-os muito bem. Servem para fazer perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos. Querem saber tudo quanto há. Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.

        Depois chegou a vez dos PONTOS DE EXCLAMAÇÃO.

        — Viva! — gritou Emília. — Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olho arregalado, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!

        A caixinha imediata era a das RETICÊNCIAS.     

        — Servem para indicar que a frase foi interrompida em certo ponto — explicou Quindim.

        — Não gosto de Reticências — declarou Emília. — Não gosto de interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas — pão, pão, queijo, queijo — ali na batata! — e, despejando no assoalho todas aquelas Reticências, sapateou em cima.

        Depois abriu outra caixa e exclamou com cara alegre:

        — Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas. . . Quindim   explicou   que   se   tratava   dos   PARÊNTESES, que servem para encaixar numa frase alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê variando o tom da voz.

        — E aqui, estes pauzinhos? — perguntou Emília, abrindo a última caixa.

        — São os TRAVESSÕES, que servem no começo das frases de diálogo para mostrar que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro duma frase para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.

        — Que graça! — exclamou Emília. — Chamarem Travessão a umas travessinhas de mosquito deste tamanhinho! Os gramáticos não possuem o "senso da medida".

        Quindim olhou-a com o rabo dos olhos. Estava ficando sabida demais...

OBRA INFANTO-JUVENIL DE MONTEIRO LOBATO. Edição do Círculo do Livro. Emília no País da Gramática. As figuras de sintaxe. https://www.fortaleza.ce.gov.br.

Entendendo o conto:

01 – Qual é a frase que Dona Sintaxe seleciona para o exame dos alunos, e como Emília a classifica imediatamente em relação à sua estrutura?

      A frase selecionada é: "Tia Nastácia faz bolinhos que todos acham muito gostosos." Emília a classifica imediatamente como um Período Composto de duas Orações, sendo a primeira a Principal e a segunda a Subordinada.

02 – Durante a análise da primeira Oração ("Tia Nastácia faz bolinhos"), qual termo Emília identifica como o Complemento Verbal e qual o nome gramatical que ela atribui a esse termo?

      Emília identifica "Bolinhos" como o Complemento Verbal (ou Objeto do Verbo) e o classifica como Objeto Direto do Verbo "Faz".

03 – Qual é o Sujeito da Oração Principal e o Sujeito da Oração Subordinada na frase analisada, conforme identificados pelos alunos de Dona Sintaxe?

      O Sujeito da primeira Oração ("Tia Nastácia faz bolinhos") é Tia Nastácia (identificado por Pedrinho).

      O Sujeito da segunda Oração ("que todos acham muito gostosos") é Todos (identificado por Quindim).

04 – Ao chegarem ao bazar da Pontuação, o que Quindim explica sobre a função das Vírgulas e por que elas se diferenciam dos outros sinais de pausa?

      Quindim explica que as Vírgulas servem para "separar as Orações, as Palavras e os Números" e, principalmente, para indicar uma pausa na frase. A função principal delas é "separar de leve".

05 – Qual é a hierarquia de separação apresentada, do sinal mais fraco ao mais forte, entre a Vírgula, o Ponto e Vírgula e os Dois Pontos?

      A hierarquia é crescente na energia de separação:

      Vírgulas: Separam de leve.

      Ponto e Vírgula: Separam com um pouco mais de energia do que a Vírgula.

      Dois Pontos: Separam com maior energia do que o Ponto e Vírgula. O Ponto Final é o que separa duma vez, ou seja, corta a frase.

06 – Com o que Emília compara os Pontos de Interrogação e por que ela não gosta das Reticências?

      Emília compara os Pontos de Interrogação a "Ganchinhos" que são "mexeriqueiros e curiosíssimos" por servirem para fazer perguntas.

      Ela não gosta das Reticências porque "não gosta de interrupções" e quer "todas as coisas inteirinhas".

07 – O que são os Parênteses e os Travessões, e quais são as suas respectivas funções, de acordo com as explicações de Quindim?

      Parênteses: Servem para "encaixar numa frase alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa," que a gente lê variando o tom da voz.

      Travessões: Servem em duas ocasiões: no começo das frases de diálogo (para mostrar que é uma pessoa que vai falar) e dentro duma frase para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário