quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEXTO: POSOLOGIA E CONTRAINDICAÇÕES: VIDE BULA - GUIA DO ESTUDANTE - COM GABARITO

Texto: Posologia e contraindicações: vide bula
                          
    Guia do estudante

        O riso, antes restrito a piadas, comédias e conversas informais, tornou-se “assunto sério”, material de pesquisa. E, depois de muitos estudos acerca desse tema, comprovou-se a estreita ligação entre o senso de humor e a vida harmônica da sociedade: aquele que mantém o sorriso no rosto está mais apto a lidar com seus próprios problemas e a se relacionar com os outros.
        Primeiramente, o bom humor afasta o desespero trazido pelos obstáculos cotidianos que a vida impõe. Frente a situações difíceis e penosas, é comum que as pessoas tenham reações incoerentes e descontroladas, como considerar tudo incontornável. Nesses casos, o riso funciona como uma luz que clareia a questão e aponta bons caminhos. Enfim, os dotados de senso de humor se mostram menos rígidos e mais pró-ativos na resolução dos problemas dia-a-dia.
        A segunda capacidade importante desse estado de espírito é plenamente notada nas relações interpessoais. O riso, por constituir uma linguagem universal, já representa um forte fator de aproximação; enquanto o bom humor tem papel essencial na manutenção de qualquer amizade ou “coleguismo”. Devido ao poder de flexibilidade que essa característica concede, aqueles que a possuem também costumam tolerar mais as diferenças e lidar melhor com as pessoas.
        Há, contudo, limites para o humor; não se deve confundir risos descontraídos com gargalhadas maníacas e constantes. Muitas pessoas veem a vida como uma piada eterna, na tentativa de escapar dos obstáculos encontrados, e têm dificuldades para distinguir os momentos em que é preciso manter uma postura séria e lutar pelo que se deseja.
        Tanto nas questões individuais quanto nas interpessoais, o bom humor tornou-se pré-requisito, pois traz consigo uma gama enorme de qualidades indispensáveis para a vida em sociedade. Deve-se apenas atentar ao “vício do riso” para não o transformar em obsessão. Em todos os outros casos, rir é mesmo o melhor remédio e não tem contraindicações. 

                     Guia do estudante – Redação vestibular 2008. São Paulo: Abril, 2008. p. 44.

Entendendo o texto:

01– O texto inicia-se com uma afirmação.
a)   Que nova ideia é introduzida depois a respeito dessa afirmação?
A ideia de que há uma ligação entre o senso de humor e a vida harmônica da sociedade.

b)   Que palavra retoma a palavra “riso” no 1° parágrafo?
É sorriso.

02 – O 2° parágrafo do texto inicia-se com a expressão Primeiramente. Qual é o papel dessa expressão nesse parágrafo? Indique a resposta CORRETA.
a)   Dar continuidade ao texto, retomando a ideia apresentada no 1° parágrafo.
b)   Introduzir um exemplo, dando progressão ao texto.
c)   Mudar de assunto, introduzindo um exemplo.

03 – No 3° parágrafo do texto:
a)   Que expressão retoma a ideia apresentada no 2° parágrafo, mostrando, através da enumeração. Que haverá uma continuidade do que foi dito nele?
A segunda capacidade importante.

b)   Considerando-se os parágrafos anteriores, há informações novas nesse parágrafo? Justifique.
Sim. O tema é o mesmo, mas nesse paragrafo a estudante aborda um outro aspecto do riso: a contribuição dele para as relações interpessoais.

04 – A sequência de um texto se constrói com um duplo movimento: um de retomada (continuidade) e outro de acréscimo de novas informações (progressão). Releia o 4° parágrafo.
a)   Que palavra faz uma ressalva ao que foi discutido nos parágrafos anteriores?
A palavra contudo.

b)   Que informação nova é acrescentada ao texto, garantindo sua progressão?
Que o humor tem limites.

c)   Levante hipóteses: Por que a estudante que defendeu, nos parágrafos anteriores, o riso, resolve fazer uma ressalva em relação a ele?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Para enriquecer o texto e mostrar que mesmo as coisas boas, em excesso, podem se tornar negativas.

05 – Observe o parágrafo final. Qual é o papel dele no texto?
      Concluir o que estava sendo desenvolvido ao longo do texto e sugerir que devemos rir, pois é o melhor remédio e não tem contraindicações.




3 comentários: