terça-feira, 7 de agosto de 2018

TEXTO: O QUE É QUALIDADE DE VIDA? COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: O que é qualidade de vida?

     O que significa a expressão qualidade de vida? Gozar de boa saúde? Relacionar-se bem com a família e amigos? Ter tempo para o lazer? Estar satisfeito profissionalmente? Se fizermos uma enquete provavelmente teremos múltiplas respostas e, acredite, todas atenderão perfeitamente à questão. Seu significado é absolutamente pessoal, pois envolve as perspectivas de cada indivíduo em seu âmbito físico, emocional, profissional, social.
        Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo qualidade de vida pode ser definido como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".
        De qualquer forma, independentemente de conceituação ou percepção individual, ter qualidade de vida torna-se o grande sonho de todos nós.
        O cenário atual em que vivemos nos exige considerável resistência física, mental e emocional. E, em muitas ocasiões, nos leva inevitavelmente a um estado de pane íntimo, comprometendo substancialmente a tão desejada qualidade de vida.
        Quando contrapomos vida pessoal e profissional, esse quadro ganha um status preocupante. Não há como desassociar esses dois domínios em nossa vida, um complementa o outro e invariavelmente um invade o outro. O trabalho nos confere identidade social, eleva nossa autoestima, nos permite avaliar nossa capacidade de realização. A vida pessoal envolve nossa família, amigos, saúde, momentos de autorreflexão.
        Devemos assumir, então, estes dois lados como elementos vitais e entendê-los como unidade. Quando não conseguimos conciliar a esfera pessoal e a profissional, abrimos um campo fértil para que se instale o grande vilão da vida contemporânea: o stress. [...]
        O que passa a ser fundamental é entender e dar a devida importância a nossa vida profissional e pessoal, e assim, com determinação e disciplina, buscar o equilíbrio, que não precisa ser fruto de mudanças radicais, pois com um mínimo de investimento já podemos transformar a qualidade de nossas relações e de nossa vida.
        Enfim, não importa o que a vida faz com a gente e sim o que fazemos com nossa vida. Qualidade de vida talvez seja isso: uma vida bem vivida. [...]

                                                       13 de maio de 2012. Adaptado de
Entendendo o texto:
01 – Que elementos do 1º parágrafo levam a perceber a interlocução com o leitor?
      As perspectivas de ada indivíduo em seu âmbito físico, emocional, profissional e social.

02 – Que relação se estabelece pelo conectivo “pois” destacado no 1º parágrafo do texto?
      Estabelece o pensamento e a decisão de cada ser humano.

03 – Explique o uso das aspas no 2º parágrafo.
      As aspas foi usada para mostrar a percepção de cada indivíduo para com seus objetivos.

04 – O que significa a expressão “estado de pane íntimo”, no 4º parágrafo?
      É o sentimento que a pessoa tem no seu interior, tanto físico, mental e emocional.

05 – Indique uma causa para o stress, de acordo com o 6º parágrafo.
      Quando não conseguimos conciliar a esfera pessoal e a profissional.

06 – Que vocábulo, no último parágrafo, reforça a ideia de que qualidade de vida é uma questão pessoal, subjetiva, sobre a qual não se pode fazer uma afirmação única?
      O que fazemos com nossa vida.

07 – O que seria, segundo o texto, uma vida “bem vivida”?
      É procurar viver a vida da melhor maneira possível. Procurando sempre entender os acontecimentos pessoais do dia-a-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário