domingo, 19 de agosto de 2018

TEXTO: EMAGRECER COM SAÚDE - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


EMAGRECER COM SAÚDE

        Emagrecer é um processo lento, mas não impossível. Para perder peso com saúde, não podemos sair ansiosamente atrás de qualquer dieta “milagrosa” que nos restringe a alimentação a poucas calorias. Perder peso é adotar um estilo de vida saudável, por isso o melhor é procurar a ajuda de um nutricionista que elabora um cardápio que o ajude a eliminar somente as gordurinhas e não sua saúde!

        Noções básicas de nutrição e saúde.

      Nosso corpo, para se manter saudável, necessita de alguns cuidados especiais, sendo a alimentação um deles. A boa alimentação contribui para a boa saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é definida com “um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e não apenas a ausência de doenças”.
        A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e suas relações com a saúde, o valor nutritivo dos alimentos, o metabolismo, o equilíbrio das dietas e os fatores que interferem na saúde, os quais podem ser sociais, psicológicos, culturais e econômicos.
        A ciência da nutrição, portanto, tem a finalidade básica de contribuir para o processo das populações, visando uma melhoria do estado nutricional do indivíduo e consequentemente de sua saúde.
        O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Um indivíduo bem alimentado tem mais e melhor humor, o que colabora para seu equilíbrio emocional, melhorando seu ajustamento social.

                                                                 Acesso em: 10 ago. 2006.
Interpretação do texto:
01 – O que você acha do tema “Emagrecer com saúde”?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Segundo o texto, qual é a definição de saúde?
      Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

03 – Como você pode prevenir as doenças?
      O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde e prevenindo doenças.

04 – Não estar doente e o mesmo que dizer que o indivíduo tem saúde?
      Não. Para que um indivíduo seja considerado saudável, e necessário que ele tenha plenas condições físicas, mentais e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário