terça-feira, 14 de agosto de 2018

ATIVIDADES DE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


ATIVIDADES DE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


01 – Passe as frases para o pretérito (passado):
    a) Ana passa a mão na cabeça do menino.
    Ana passou a mão na cabeça do menino.  

    b) Fábio corre pelo corredor.
    Fábio correu pelo corredor.   

    c) Mamãe e papai não falam nem sim nem não.
    Mamãe e papai não falaram nem sim e não.  
 
    d) Eu preciso decidir rapidamente.
    Eu precisei decidir rapidamente.  
 
    e) Este cachorro late muito alto.
    Este cachorro latiu muito alto.   

02 – Os fatos abaixo foram narrados no tempo passado. Reescreva-os no tempo presente:
        Um mosquito pousou no chifre de um touro e lá ficou por muito tempo. Depois voou e perguntou ao touro:
        -- O meu peso não o incomodou?
      Um mosquito pousa no chifre de um touro e lá fica por muito tempo. Depois voa e pergunta ao touro:
      -- O meu peso não o incomoda?

03 – Em que tempo está o verbo destacado? (Presente, Pretérito, Futuro).
A noite soprou um vento forte. Pretérito.
Ficarei aqui sozinha com eles. Futuro.
Chegaremos amanhã bem cedo. Futuro.
O homem acreditava na noite. Pretérito.   
Eles se acomodaram num canto. Pretérito.

04 – Passe os verbos para o futuro:
Amanhã viajo cedo.
Amanhã viajarei cedo.

Os raios do Sol aquecem a Terra.
Os raios do sol aquecerá a Terra.

Eles acenderam as luzes durante o dia.
Eles acenderão as luzes durante o dia.

O pai chegou pouco depois das oito.
O pai chegará pouco depois das oito. 

O homem deixou o livro de lado.
O homem deixará o livro de lado.

05 – Passe o verbo para o tempo presente:
Eu entrei em casa.
Eu entro em casa.

Fechou os olhos com força.
Feche os olhos com força.

Eu ficarei aqui sozinho.
Eu fico aqui sozinho.

Ele apontava os erros dela.
Ele aponta os erros dela.

Ele perdeu a carteira na rua.
Ele perde a carteira na rua.

06 – Passe as frases do pretérito para o futuro, como no modelo:
 Eles venderam todas as frutas. / Eles venderão todas as frutas.

a)   Vocês compraram o jornal?
Vocês comprarão o jornal.  
    
b)   Elas não dividiram as balas.
Elas não dividirão as balas.

c)   Os meninos pularam o muro de seu Reinaldo.
Os meninos pularão o muro de seu Reinaldo.   

d)   As crianças viajaram de férias.
As crianças viajarão de férias.   

e)   Eles venderam a escola.
Eles venderão a escola.    
“DEUS é a lei e o legislador do Universo”.


Um comentário: