Lenda: Outro Príncipe Sapo
Era uma vez
um sapo.
Certo
dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa
descansando a beira do lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e
mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas.
-- "Perdão, ó linda princesa", disse ele com sua voz mais
triste e patética. "Será que eu poderia contar com a vossa
ajuda?"
Assim, ela perguntou:
-- “O que posso fazer para te ajudar,
sapinho? ”
-- "Bem", disse o sapo. "Na verdade, eu não sou um sapo, mas um
belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse
feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa."
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.
-- "Foi só uma brincadeira",
disse o sapo. Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos
seus lindos lábios.
O Patinho realmente
feio e outras histórias malucas.
São Paulo: companhia
das letrinhas, 1997, S.P.
Entendendo a lenda:
01 – Qual é o nome deste gênero textual?
(A) um poema.
(B) Um bilhete.
(C) uma lenda.
(D) um anúncio.
02 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Este texto e seu conteúdo geralmente relata.
(A) uma divulgação científica
(B) um fato ocorrido
(C) o modo de fazer um doce
(D) um fato imaginário.
03 – Identificar marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Qual é o trecho que apresenta a fala da Princesa:
(A) “Era uma vez um sapo.”
(B) “Perdão o linda princesa”
(C) “O que posso fazer para te ajudar, sapinho?
(D) “Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?”
04 – Compreender frases ou parte que compõem um texto.
"Perdão ó linda princesa",
disse ele com sua voz mais triste e patética. "Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?"
Nessa parte do texto o sapo queria:
(A) Fazer um
pedido à princesa
(B) cumprimentar a princesa
(C) fazer um elogio à princesa
(D) pedir perdão à princesa.
05 – Inferir o sentido de palavra ou expressão a
partir do contexto.
"Perdão, ó linda princesa",
disse ele com sua voz mais triste e patética. Qual o significado da
palavra patética?
(A) comovente
(B) assustada
(C) crítica
(D) animada.
06 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
O fato engraçado dessa história é:
(A) a esperteza do sapo em enganar a princesa.
(B) o jeito do sapo se dirigir a princesa
(C) o susto da princesa ao ver o sapo
(D) a voz patética do sapo, ao falar com a princesa.
07 – Identificar o conflito
gerador do enredo e os elementos que compõem uma narrativa.
O que leva o sapo a fazer o pedido a princesa é:
(A) seu desejo enfeitiçar a princesa
(B) seu desejo de fazer uma brincadeira com a
princesa
(C) seu desejo de quebrar o feitiço da bruxa malvada
(D) seu desejo de se transformar em um príncipe.
08 – O que a princesa enxugou de seus lindos
lábios?
Enxugou a baba do sapo.
09 – Como o Sapo chegou até a princesa?
Ele pulou na água e foi nadando.
10 – Você concorda com a
brincadeira que o sapo fez com a princesa? Justifique sua resposta:
Resposta pessoal
do aluno.
11 – “O sapo viu uma linda princesa descansando a beira do lago.” Na frase, as
palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como:
( ) Substantivo
comum, substantivo próprio, substantivo coletivo, adjetivo.
( ) Substantivo comum, adjetivo, substantivo
próprio, adjetivo.
(X) Substantivo
comum, adjetivo, substantivo comum, substantivo comum.
12 – O sapo estava sentado
na sua vitória-régia. A
palavra grifada é:
( ) Substantivo comum.
(X) Substantivo composto.
( ) Substantivo próprio.
( ) Adjetivo.
( ) Substantivo próprio.
( ) Adjetivo.
13 – Classifique as palavras
grifadas abaixo em substantivo primitivo ou derivado.
a) O
sapo pulou dentro da água.
Substantivo
primitivo.
b) Foi
só uma brincadeira.
Substantivo
derivado.
c) O
que posso fazer para te ajudar, sapinho?
Substantivo
derivado.
d) Uma bruxa malvada.
Substantivo
primitivo.
14 – O substantivo derivado terreno é originado de qual substantivo
primitivo?
a)
Terraria.
b)
Terra.
c)
Terráqueo.
15 – O substantivo derivado livreiro é originado de qual substantivo
primitivo?
a)
Livraria.
b)
Livreto.
c)
Livro.
16 – Classifique as palavras grifadas das frases:
a) Eu não sou um sapo, mas um belo Príncipe.
Substantivo comum: sapo.
Substantivo próprio: Príncipe.
Adjetivo: belo.
b) Só pode ser quebrado pelo
beijo de uma linda Princesa, que tem guardado em
seu guarda-roupa um vestido azul.
Substantivo comum: linda.
Substantivo próprio: Princesa.
Adjetivo: linda.
Substantivo composto: guarda-roupa.
Parabéns!
ResponderExcluirMe ajudou muito.Gostei, pois tem questões alternativas,perguntas, grámatica e até gabarito. Ótimo para auxiliar nas atividades pedagógicas não presenciais (home office).
Esse texto não é uma lenda, e sim um conto.
ResponderExcluirQuem é o narrador do conto?
ResponderExcluirOnde os fatos aconteceram ?
ResponderExcluirNuma Vitória régia a beira de um lago
ExcluirQuais os substantivos do texo
ResponderExcluirGostaria muito que bom dia e que você me enviasse um email que bom dia vai ter um dia que você
ResponderExcluir