quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): REI DO GADO - TIÃO CARREIRO E PARDINHO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Rei do Gado

                                        Tião Carreiro e Pardinho
Num bar de Ribeirão Preto
Eu vi com meus olhos esta passagem
Quando champanha corria a rodo
No alto meio da grã-finagem
Nisto chegou um peão
Trazendo na testa o pó da viagem
Pro garçom ele pediu uma pinga
Que era pra rebater a friagem

Levantou um almofadinha e falou pro dono
Eu tenho má fé
Quando um caboclo que não se enxerga
Num lugar deste vem pôr os pés
Senhor que é o proprietário
Deve barrar a entrada de quarquer
E principarmente nessa ocasião
Que está presente o rei do café

Foi uma sarva de parma
Gritaram viva pro fazendeiro
Quem tem bilhões de pés de cafés
Por este rico chão brasileiro?
Sua safra é uma potência
Em nosso mercado e no estrangeiro
Portanto vejam que este ambiente
Não é pra quarquer tipo rampeiro

Com um modo bem cortês
Responde o peão pra rapaziada
Essa riqueza não me assusta
Topo em aposta quarquer parada
Cada pé desse café
Eu amarro um boi da minha invernada
E pra encerrar o assunto eu garanto
Que ainda me sobra uma boiada

Foi um silêncio profundo
O peão deixou o povo mais pasmado
Pagando a pinga com mil cruzeiro
Disse ao garçom pra guardar o trocado
Quem quiser meu endereço
Que não se faça de arrogado
É só chegar lá em Andradina
E perguntar pelo rei do gado.
                                                     Composição: Teddy Vieira
Entendendo a canção:

01 – O que você entendeu que significa grã-finagem?
      São pessoas que se acham ricas, importantes e melhores que as outras pessoas.

02 – A música está escrita em qual linguagem? Como você descobriu isso?
      Na linguagem informal. No verso: “Que era pra rebater a friagem”.

03 – Qual foi a reação das pessoas que estavam no bar quando entrou o peão?
      Reação de indignação. A ponto de levantar um almofadinha e criticar o dono do bar.

04 – Por que os outros que ali estavam não aceitaram a entrada do peão no estabelecimento?
      Porque estava presente o rei do café.

05 – O que você achou da atitude dos companheiros ao baterem palmas para o fazendeiro? 
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma hipocrisia, por acharem que era uma pessoa superior a todos.

06 – Qual foi a resposta que o peão deu após todos baterem palmas?
        “Essa riqueza não me assusta”.

07 – O que é uma envernada?
      É a divisão feita dentro de uma propriedade (fazenda).

08 – Fazendo uma análise entre a música e situações do dia a dia, você acha que situações como essa são rotineiras?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – O que fez o povo ficar pasmado quando o peão pagou a pinga?
      O peão pagou a pinga com mil cruzeiro, e disse ao garçom para guardar o trocado.

10 – Qual é a lição que a música trouxe para você? 
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que a aparência não é tudo. E pode representar nada.

11 – Lendo o texto, responda:
a)   Com quem aconteceu o fato?
Aconteceu com um peão de fazenda.

b)   O que aconteceu?
Uma descriminação social.

c)   Quando?
Quando ele entrou no bar.

d)   Como?
Com críticas ao estado que ele estava.

e)   Onde? 
Num bar de Ribeirão Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário