domingo, 26 de agosto de 2018

CONTO: O SAPO E O COELHO - LUÍS CÂMARA CASCUDO - COM GABARITO

CONTO: O Sapo e o Coelho
           Luís Câmara Cascudo


        O Coelho vivia zombando do Sapo. Achava-o preguiçoso e lerdo, incapaz de qualquer agilidade. O sapo ficou zangado:
        --- Quer apostar carreira comigo?
        --- Com você? – assombrou-se o coelho.
        --- Justamente! Vamos correr amanhã, você na estrada e eu pelo mato, até a beira do rio...
        O coelho riu muito e aceitou o desafio. O sapo reuniu todos seus parentes e distribuiu-os na margem do caminho, com ordem de responder aos gritos do coelho.
        Na manhã seguinte, os dois enfileiraram-se e o coelho disparou como um raio, perdendo de vista o sapo que saíra aos pulos. Correu, correu, correu, parou e perguntou:
        --- Camarada Sapo?
        Outro sapo respondia dentro do mato:
        --- Oi?
        O coelho recomeçou a correr. Quando julgou que seu adversário estivesse bem longe, gritou:
        --- Camarada Sapo?
        --- Oi? – coaxava um sapo.
        Debalde o coelho corria e perguntava, sempre ouvindo o sinal dos sapos escondidos. Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno, esperando-o. O coelho declarou-se vencido.

Luís da Câmara Cascudo. Os compadres corcundas e
Outros contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 88.
Entendendo o conto:
01 – Identifique a finalidade do texto:
      A finalidade do texto é levar as pessoas a refletirem sobre a necessidade de não se colocarem como superiores aos outros.

02 – Há o predomínio no texto da:
a) comparação entre o sapo e o coelho.
b) narração de fatos ocorridos.
c) opinião sobre os episódios da história.
d) descrição de personagens e ambientes.

03 – Assinale a alternativa em que o sapo é caracterizado segundo a visão do coelho:
a) “Achava-o preguiçoso e lerdo, incapaz de qualquer agilidade.”
b) “[...] o coelho disparou como um raio, perdendo de vista o sapo que saíra aos pulos.”
c) “O coelho recomeçou a correr. Quando julgou que seu adversário estivesse bem longe [...]”
d) “Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno [...]”

04 – Em todos os segmentos, os verbos sublinhados indicam fatos totalmente concluídos no momento em que são narrados, exceto em:
a) “O Coelho vivia zombando do Sapo.”
b) “- Com você? – assombrou-se o coelho.”
c) “O coelho riu muito e aceitou o desafio.”
d) “O coelho declarou-se vencido.”

05 – Na parte “[...] e distribuiu-os na margem do caminho, com ordem de responder aos gritos do coelho.”, o pronome destacado substitui, considerando-se o contexto:
      “Todos seus parentes”.     

06 – Na passagem “[...] os dois enfileiraram-se e o coelho disparou como um raio [...]”, a palavra grifada introduz:
a) uma exemplificação
b) um comentário
c) uma comparação
d) uma fala de um personagem.

07 – Em “Debalde o coelho corria e perguntava, sempre ouvindo o sinal dos sapos escondidos.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) velozmente
b) eloquentemente
c) insistentemente
d) inutilmente.

08 – No trecho “Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno [...]”, a conjunção sublinhada estabelece entre as orações a relação de:
a) adição
b) oposição
c) condição
d) causa.­­­



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