quinta-feira, 16 de agosto de 2018

LENDA: O BOTO COR-DE-ROSA - CRISTINA LUNA - COM GABARITO

Lenda: O BOTO COR-DE-ROSA

        Esta lenda tem sua origem no boto-cor-de-rosa, um mamífero muito semelhante ao golfinho, que habita a bacia do rio Amazonas.
        De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina, quando são comemorados os aniversários de São João, Santo Antônio e São Pedro, a população ribeirinha da região amazônica celebra estas festas dançando quadrilha, soltando fogos de artifício, fazendo fogueiras e degustando alimentos típicos da região.  Com um poder especial, O BOTO consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande.         
        Este desconhecido e atraente rapaz conquista com facilidade a mais bela e desacompanhada jovem que cruzar seu caminho e, em seguida, dança com ela a noite toda, a seduz, a guia até o fundo do rio, onde, por vezes, a engravida e a abandona. Por isso, as jovens eram alertadas por mulheres mais velhas para terem cuidado com os galanteios de homens muito bonitos durante as festas, tudo pra evitar ser seduzida pelo infalível boto e a possibilidade de tornar-se, por exemplo, uma mãe solteira e, assim, virar motivo de fofocas ou zombarias.      
        O boto ou Uauiara, também é conhecido por ser uma espécie de protetor das mulheres, cujas embarcações naufragam. Muitas pessoas dizem que, em tais situações, o boto aparece empurrando as mulheres para as margens do rio, a fim de evitar que elas se afoguem, as intenções disso até hoje não são muito conhecidas…      
        Assim sendo, na região norte do Brasil, quando as pessoas desejam justificar a geração de um filho fora do casamento, ou um filho do qual não se conhece o pai, é comum ouvir que a criança é filha do boto.      
        Por este fato as pessoas que moram nas comunidades próximas aos rios onde habitam os botos cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida. Acredita-se também que algumas pessoas que comem a carne do boto ficaram loucas.

Luna, Cristina. Editora: Ao Livro Técnico.
Folclore, Cultura Popular, Lendas da Amazônia.
Entendendo a lenda:
01 – Segundo a lenda quem é o boto-rosa?
      É um mamífero muito semelhante ao golfinho.

02 – Onde ele habita?
      Habita na bacia do rio Amazonas.

03 – Quando o boto sai do rio?
      Ele sai nas noites de festa Juninas.

04 – Há que região do Brasil o boto pertence?
      Na região Amazônicas.

05 – Como ele aparece nas festas?
      Aparece como um lindo jovem vestido com roupas social branca.

06 – O que acontece com as mulheres que são seduzidas pelo boto nas festas juninas?
      Elas engravidam e são abandonada.

07 – Quando é que dizem que uma criança é filha do boto?
      Quando querem justificar a geração de um filho fora do casamento.

08 – Segundo o texto, o que as pessoas acham que acontece com quem come a carne do boto?
      De acordo com o texto, quem comem a carne do boto ficam loucas.

09 – Por que dizem que o boto é protetor das mulheres?
      Porque quando uma embarcação naufraga, o boto aparece empurrando as mulheres para as margens do rio, a fim de evitar que elas se afoguem.


3 comentários:

  1. perfeitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.Eu táva fazendo tudo errado

    ResponderExcluir