quinta-feira, 23 de agosto de 2018

POEMA: MEU DESTINO - CORA CORALINA - COM GABARITO

Poema: Meu destino
          Cora Coralina


Nas palmas de tuas mãos
Leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
Interferindo no teu destino.

Não te procurei, não me procurastes --
Íamos sozinhos por estradas diferentes.
Indiferentes, cruzamos.

Passavas com o fardo da vida...
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.

E, desde então, caminhamos
juntos pela vida...

                                                            Cora Coralina.
Entendendo o poema:
01 – O eu lírico refere-se a um encontro que mudou a sua vida. Que versos, na primeira estrofe, revelam que ele já esperava por esse encontro?
      “Leio as linhas da minha vida.
       Linhas cruzadas, sinuosas,
       Interferindo no teu destino.”

02 – Que verso, na segunda estrofe, mostra como se sentem o eu lírico e o ser amado no momento do encontro?
      “Indiferentes, cruzamos.”

03 – Na terceira estrofe, o eu lírico toma a iniciativa da aproximação. Como reage o ser amado? Que verso confirma esse fato?
      O ser amado sorri, como diz o verso: “Sorri. Falamos.”

04 – Qual a possível relação entre o tema do poema e a forma como as estrofes foram distribuídas?
      As estrofes foram destruídas como o destino do eu lírico, estava determinado nas palmas das mãos que no final caminhariam juntos pela vida...

05 – Que figura de linguagem encontramos no verso: “Leio as linhas da minha vida.”
      Metáfora.

06 – Que sentido tem no poema a expressão: “fardo da vida”?
      Tem o sentido de consequência das escolhas que fazemos, ou seja, o “fardo”.
      “Viver não é fardo / Viver é preencher o campo afetivo de luz e paz.” Roberto Shinyashiki.

07 – No verso: “Linhas cruzadas, sinuosas”, encontramos a repetição de fonemas (as) no final das palavras. Que figura fonética é esta?
      Aliteração.

08 – Que mensagem o poema lhe transmitiu? Comente: 
      Resposta pessoal do aluno.


8 comentários:

  1. Amei !❤ Veio na hora que precisei! 👏👏👏😀

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito! Na questão sobre a figura de linguagem no verso: "leio as linhas da minha vida", gostaria de maiores detalhes sobre ser metáfora e não metonímia? Bjs.

    ResponderExcluir
  3. adoro os poemas dela. Chegou na hora certa! preciso para fazer as atividades para os alunos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se não tem algo sobre o poema assim eu vejo a vida?

    ResponderExcluir
  5. E a pedra Branca da cabeça de um peixe?
    Qual o símbolo, como explicar?

    ResponderExcluir