segunda-feira, 27 de agosto de 2018

TEXTO: A TINTA DE ESCREVER - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO


Texto: A tinta de escrever


        A tinta de escrever é um líquido com que a gente suja os dedos quando vai fazer a lição. A gente podia fazer a lição com lápis, mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa. Assim, a gente tem que tomar muito cuidado, porque com tinta o erro nunca mais sai. E uma coisa que eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de Português.
                                                                                Millôr Fernandes
Entendendo o texto:

01 – A partir do título da obra, qual você imagina ser a intenção do autor, ao escrevê-la?
      Com tantos “erros”, imitando, com exagero no desvio ortográfico, a escrita da criança, o autor parece estar querendo fazer humor, ao mesmo tempo que sugere a falta de lógica da escrita: os “erros” são todos possíveis, como representação de sons.

02 – A “composição” da criança mostra a ideia que ela faz da professora. É positiva ou negativa? Justifique.
      A criança sugere que a professora tem prazer em ver a criança errando. Seria um comportamento sádico do adulto, ou desse adulto, na visão da criança.

03 – Com que conceito de gramática a professora parece trabalhar? Justifique.
      A sugestão é que a professora trabalha a gramática normativa, uma vez que os erros é que são enfatizados.

04 – Que elementos criam o humor do texto?
      O humor está centrado na lógica ingênua da criança: os erros de português cabem no tinteiro, por exemplo.

05 – Há também uma crítica implícita, sobre o ensino de redação. Qual é?
      Parece que o autor critica essa forma antiga de trabalhar com produção de textos, dando um título, frequentemente sem relação com a vida da criança, e deixando-a sozinha com suas dificuldades de criação.


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