Texto: A tinta de escrever
A tinta de escrever é um líquido com
que a gente suja os dedos quando vai fazer a lição. A gente podia fazer a lição
com lápis, mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa.
Assim, a gente tem que tomar muito cuidado, porque com tinta o erro nunca mais
sai. E uma coisa que eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode
ter tanto erro de Português.
Millôr Fernandes
Entendendo o texto:
01 – A partir do título da
obra, qual você imagina ser a intenção do autor, ao escrevê-la?
Com tantos “erros”, imitando, com exagero
no desvio ortográfico, a escrita da criança, o autor parece estar querendo
fazer humor, ao mesmo tempo que sugere a falta de lógica da escrita: os “erros”
são todos possíveis, como representação de sons.
02 – A “composição” da
criança mostra a ideia que ela faz da professora. É positiva ou negativa?
Justifique.
A criança sugere
que a professora tem prazer em ver a criança errando. Seria um comportamento
sádico do adulto, ou desse adulto, na visão da criança.
03 – Com que conceito de
gramática a professora parece trabalhar? Justifique.
A sugestão é que a professora trabalha a
gramática normativa, uma vez que os erros é que são enfatizados.
04 – Que elementos criam o
humor do texto?
O humor está
centrado na lógica ingênua da criança: os erros de português cabem no tinteiro,
por exemplo.
05 – Há também uma crítica
implícita, sobre o ensino de redação. Qual é?
Parece que o
autor critica essa forma antiga de trabalhar com produção de textos, dando um
título, frequentemente sem relação com a vida da criança, e deixando-a sozinha
com suas dificuldades de criação.
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