domingo, 12 de agosto de 2018

TEXTO: A PRESSÃO ATMOSFÉRICA - GEOGRAFIA - NEWTON ALMEIDA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: A Pressão Atmosférica 

        O físico e matemático italiano Evangelista Torricelli (1608 - 1647) provou que o ar exerce uma pressão sobre os corpos, cuja força é igual ao peso de uma coluna de mercúrio de 1 cm de diâmetro e 76 cm de altura, ao nível do mar. 
        O peso do ar sobre a superfície da Terra é chamado de pressão atmosférica. Como esse peso não é exercido de maneira uniforme em todos os lugares, temos diferenças de pressão atmosférica na superfície terrestre. Dessas diferenças se originam os ventos. 
        Damos o nome de vento aos movimentos horizontais e verticais do ar, cuja formação depende da distribuição das temperaturas na superfície da Terra, pois estas são responsáveis pelas desigualdades de pressão atmosférica que iniciam o movimento dos ventos. Nas regiões mais frias, o ar é mais pesado; nas áreas quentes, é mais leve. 
        Os ventos deslocam-se sempre das áreas de alta pressão (áreas frias) para as áreas de baixa pressão (áreas quentes). As zonas de alta pressão são chamadas anticiclonais, e as de baixa pressão, ciclonais. 
        O instrumento usado para medir a velocidade dos ventos é o anemômetro, e a sua direção é dada pelo anemoscópio (biruta). A velocidade dos ventos é expressa em quilômetros por hora ou metros por segundo. 

                                                          GEOGRAFIA: Newton Almeida
Entendendo o texto:
01 – Segundo o físico, e matemático, Torricelli, qual é a força exercida pela pressão do ar sobre os corpos?
      A força exercida pela pressão do ar sobre os corpos é igual ao peso de uma coluna de mercúrio de 1 cm de diâmetro e 76 cm de altura, ao nível do ar. 

02 – De que maneira é formada a pressão atmosférica? 
      A pressão é medida pela relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície. A pressão atmosférica varia de acordo com a altitude e temperatura. Ela é formada porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura. Essa camada de ar, ou atmosfera, exerce pressão sobre tudo que está no planeta. 

03 – Por que a pressão atmosférica diminui em lugares mais altos? 
      Porque em altitudes mais elevadas o ar é mais rarefeito, ou seja, a quantidade de partículas de ar por unidade de volume é menor em altas altitudes, fazendo com que a pressão seja menor.   

04 – Qual é o instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica? 
      O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica é o barômetro. Abaixo uma figura, esquemática de um barômetro de Torricelli. 

05 -  Explique como se formam os ventos. 
      Os ventos são formados pelas diferenças de pressões atmosféricas, em virtude da distribuição das temperaturas do ar na superfície terrestre. Os ventos deslocam-se das áreas de maior pressão (frias) para as de menor pressão atmosférica (quentes). 

06 – Como são chamadas as zonas de alta pressão atmosférica? E as de baixa pressão atmosférica? 
      As zonas de alta pressão atmosférica são chamadas de anticiclonais, e as zonas de baixa pressão são chamadas de ciclonais. 

07 – Observe a figura abaixo. Que instrumento é aquele?  Para que serve?
      Esse instrumento é o anemômetro. Ele serve para medir a velocidade dos ventos. Quanto maior a velocidade com que gira o anemômetro maior é a velocidade dos ventos. 

08 – Qual é o instrumento que serve para verificar a direção dos ventos?
      O instrumento, acima, que serve para verificar a direção dos ventos é a biruta, ou anemoscópio.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário