Poema: Além
da imaginação
Ulisses Tavares
Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
Mas não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece imaginação.
Entendendo a poesia:
01 – Em sua opinião, que ideia o título do poema
expressa?
Ele
nos diz que é para ir além do que imaginamos, isso porque muitas vezes ficamos
em nosso mundo e esquecemos do que está ao nosso redor.
02 – O que a leitura desse poema desperta em você?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Esse poema faz
referência a diferentes problemas sociais. Quais são esses?
A fome, o frio, a
falta de moradia, o desemprego, a falta de saúde, dentre outros.
04 – Que crítica o autor faz
no poema?
Dá para entender
que ele critica a elite egoísta que de certa forma, no caso as crianças mais
ricas, por não saberem o mundo que tem aqui fora.
05 – O poema foi elaborado
em versos livres (estrofes não fixas) e brancos (sem rimas). Quantas estrofes e
quantos versos há nesse poema?
Uma estrofe e 22
versos.
06 – O eu lírico retrata
vários problemas sociais e faz constantes apelos a seu interlocutor.
a)
Que impacto causam esses apelos?
Pretende chocar o leitor, falando que ele não conseguiria nem
imaginar como é a vida das pessoas que passam necessidades.
b)
O que ele pretende enfatizar?
A desigualdade social entre as pessoas.
c)
Qual foi, em sua opinião, o apelo mais
impactante? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
07 – Quanto ao apelo contido
no poema, responda às questões:
a)
A quem o eu lírico se dirige?
Às pessoas que são mais favorecidas socialmente.
b)
A que classe social supostamente pertencem as
pessoas citadas nesse poema?
Provavelmente à classe menos favorecida.
c)
Com que objetivo o eu lírico dialoga com o
público a que se dirige?
Com o objetivo de conscientizar esse público, que é mais favorecido,
acerca de problemas sociais existentes, a fim de que ele possa refletir e tomar
uma atitude para ajudar a amenizar esses problemas.
Este poema é muito verdadeiro amei ❤❤
ResponderExcluirAmei esse poema é muito verdadeiro
ResponderExcluirMuitas verdades neste poema
ResponderExcluirAdorei esse poema
ResponderExcluirao que genero textual ele pertence
ResponderExcluirEle é um poema então ao gênero poema
Excluirvaleu ae me deu a resposta todinha
ResponderExcluirEm que trecho poeta fala do problema de moradia!
ResponderExcluirO texto trata de vários tipos de movimento humano que essa sofrimento seria esse
ResponderExcluirFome de justiça perante as pessoas e igualdade para todos .
ResponderExcluireu quero saber algum tipo de comtinuação
ResponderExcluirTô no meio da aula, obrigado pelas respostas
ResponderExcluir