segunda-feira, 27 de agosto de 2018

POEMA: ALÉM DA IMAGINAÇÃO - ULISSES TAVARES - COM GABARITO

Poema: Além da imaginação
           Ulisses Tavares


Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.

Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.

Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.

Tem gente sem esperança.
Mas não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.

Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.

Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.

Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.

Tem gente que existe e parece imaginação.

                                                                            
Entendendo a poesia:
01 – Em sua opinião, que ideia o título do poema expressa?
      Ele nos diz que é para ir além do que imaginamos, isso porque muitas vezes ficamos em nosso mundo e esquecemos do que está ao nosso redor.

02 – O que a leitura desse poema desperta em você?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Esse poema faz referência a diferentes problemas sociais. Quais são esses?
      A fome, o frio, a falta de moradia, o desemprego, a falta de saúde, dentre outros.

04 – Que crítica o autor faz no poema?
      Dá para entender que ele critica a elite egoísta que de certa forma, no caso as crianças mais ricas, por não saberem o mundo que tem aqui fora.

05 – O poema foi elaborado em versos livres (estrofes não fixas) e brancos (sem rimas). Quantas estrofes e quantos versos há nesse poema?
      Uma estrofe e 22 versos.

06 – O eu lírico retrata vários problemas sociais e faz constantes apelos a seu interlocutor.
a)   Que impacto causam esses apelos?
Pretende chocar o leitor, falando que ele não conseguiria nem imaginar como é a vida das pessoas que passam necessidades.

b)   O que ele pretende enfatizar?
A desigualdade social entre as pessoas.

c)   Qual foi, em sua opinião, o apelo mais impactante? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.

07 – Quanto ao apelo contido no poema, responda às questões:
a)   A quem o eu lírico se dirige?
Às pessoas que são mais favorecidas socialmente.

b)   A que classe social supostamente pertencem as pessoas citadas nesse poema?
Provavelmente à classe menos favorecida.

c)   Com que objetivo o eu lírico dialoga com o público a que se dirige?
Com o objetivo de conscientizar esse público, que é mais favorecido, acerca de problemas sociais existentes, a fim de que ele possa refletir e tomar uma atitude para ajudar a amenizar esses problemas.

12 comentários: