sábado, 11 de agosto de 2018

MÚSICA: SINGULAR - ANAVITÓRIA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Singular
                              AnaVitória
É tão singular
O jeito que me observa acordar
E o meu cabelo não parece te assustar
Você, incrivelmente, não se importa
Se eu te chutar a noite inteira

É singular
Tua vergonha e tua forma de pensar
O teu abraço que me enlaça devagar
Enfeita todos os meus dias e horas

É tão particular o meu encontro quando é com você
O meu sorriso quando tem o teu pra acompanhar
As minhas histórias quando você para pra escutar
A minha vida quando tenho alguém pra chamar
De vida

É tão singular
A habilidade que eu tenho em montar
Um arsenal de clichês pra te cantar
Na intenção de te fazer não esquecer
Que eu nunca vou parar de te chutar a noite inteira
Mesmo se você brigar
Eu te enlaço e não me permito soltar
Pro nosso nós não deixar de ser assim
Tão singular

É tão particular o meu encontro quando é com você
O meu sorriso quando tem o teu pra acompanhar
As minhas histórias quando você para pra escutar
A minha vida quando tenho alguém pra chamar
De vida

De vida
De vida
De vida.
                                              Composição: Ana Clara Caetano.
Entendendo a canção:
01 – Justifique o título da música:
      Singular é único de sua espécie, distinto, ímpar, exclusivo, na canção o eu poético se refere ao seu amado.

02 – Podemos afirmar que tal canção possui traços românticos? Se sim, quais?
      Sim. A supervalorização dos sentimentos, a presença do “eu” (individualidade).

03 – O que seria chamar a pessoa de VIDA? O que isso lhe transmite?
      Este é uma apelido usado entre os casais e consegue demonstrar o grau de importância da pessoa amada para a outra: a própria vida.

04 – Transcreva da música um verso que tenha oralidade.
      “Pro nosso nós não deixar de ser assim.”

05 – Explique a importância do pronome NÓS presente no final da canção para o contexto da música:
      Neste verso: “Pro nosso nós não deixar de ser assim / Tão singular.” O poeta diz que o NÓS dele com sua amada é tão especial, tão singular e que não deve de ser assim, o modo como convivem.

06 – Que mensagem a canção lhe transmitiu?
      Que amar alguém é viver o exercício de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

07 – Diga a que classe gramatical pertence cada palavra destacada no texto:
Acordar: verbo.
Você: pronome pessoal.
Abraço: substantivo.
Devagar: advérbio.
Meus: pronome possessivo.
O: artigo definido.
Com: preposição.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário