sexta-feira, 24 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SOCORRO - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

Música(Atividades): Socorro

                           Arnaldo Antunes
Socorro
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir

Socorro
Alguma alma, mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada

Socorro, alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!

Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva

Socorro
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Socorro! Eu já não sinto nada

Socorro
Não estou sentindo nada (nada, nada)
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar
Nem de rir

Socorro
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Eu Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada

Socorro, alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!

Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
                                        Composição: Alice Ruiz / Arnaldo Antunes.
Entendendo a canção:
01 – Nos versos: “Nem medo, nem calor, nem fogo.” Que figura de linguagem há?
      Anáfora.

02 – Qual o significado de alma penada?
      É uma entidade do universo sobrenatural da mitologia portuguesa. As crenças populares reconhecem como sendo o espírito de pessoas falecidas.

03 – Há antítese em que versos? Copie três versos.
      “Que esse já não bate, nem apanha.”
      “Já não sinto amor, nem dor.”
      “Não vai dar mais pra chorar / Nem pra rir.”

04 – De que dala esta canção?
      Fala exatamente a confusão que é a alma humana, suas aflições, medos... esse é mesmo um grito de socorro.

05 – Em que momento é possível “não sentir nada”” diante do que nós acontece?
      Numa ausência de qualquer emoção, de sentimentos e de desejos, retrata, perfeitamente, o desespero do vazio e da angustia que é não sentir nada.

06 – “Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva". No momento, que sentimento mais serviria para você e por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Passe os verbos abaixo para o pretérito perfeito do modo indicativo:
        "Já não sinto amor nem dor
         Já não sinto nada... " 
      “Já não senti amor nem dor
       Já não senti nada...”

08 – Quais os elementos mórficos da palavra: "Encruzilhada" e informe o seu processo de formação:
      O processo de formação é derivação prefixal e sufixal não simultânea. (Encruzilhada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário