domingo, 26 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MIGALHAS - SIMONE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Migalhas
                                   Simone

                                   Composição: Erasmo Carlos

Sinto muito mas não vou medir palavras
Não se assuste com as verdades que eu disser
Quem não percebeu a dor do meu silêncio
Não conhece o coração de uma mulher
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Quem começa um caminho pelo fim
Perde a glória do aplauso na chegada
Como pode alguém querer cuidar de mim
Se de afeto esse alguém não entende nada
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Não foi esse o mundo que você me prometeu
Que mundo tão sem graça
Mais confuso do que o meu
Não adianta nem tentar
Maquiar antigas falhas
Se todo o amor que você tem pra me oferecer são migalhas
Migalhas
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Sinto muito mas não vou medir palavras
Sinto muito.

Entendendo a canção:

01 – A autenticidade do autor em dizer que não vai medir palavras traduz a ideia de um sentimento de infelicidade. Quais as outras expressões do texto que possuem o mesmo valor semântico.
      ... assuste com as verdades/
      ... a dor do meu silêncio/
      ... migalhas de amor/
      ... maquiar antigas falhas.

02 – Relate uma situação em que explique o sentido da frase:
        "Quem começa o caminho pelo fim
         Perde a glória do aplauso na chegada."  
      Por exemplo: começar a namorar alguém e em pouco tempo ir morar juntos sem conhece-lo (a) melhor.

03 – Qual o sentido da expressão: maquiar antigas falhas.
      Significar, disfarçar, esconder antigos defeitos.

04 – Identifique no poema recursos estilísticos: (antítese).
      “Nem um pouco do muito...”

05 – Atualmente, muitas pessoas que estão abaixo da linha de pobreza vivem de migalhas. Migalhas de quê?
      Migalhas de alimentos, ou seja, vivem na linha da indigência (pedinte). Não conseguem adquirir o necessário para a sobrevivência.









Nenhum comentário:

Postar um comentário