terça-feira, 28 de agosto de 2018

ATIVIDADES DE PRONOMES POSSESSIVOS - COM GABARITO


Atividades de pronomes possessivos

Pronomes Possessivos – O meu boné é azul e o seu é vermelho.
As palavras meu e seu são pronomes possessivos.
Os pronomes possessivos indicam a posse de alguma coisa.

Os pronomes possessivos são: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.

Atividade proposta:
01 – Complete as lacunas com pronomes possessivos:
a)   Ganhei uma camisa, um cinto e um par de óculos: minha camisa é listada e meu cinto é novo.
b)   Tu tens sorte: teu time ganhou a partida e tua redação é a mais bonita.
c)   Ela fez boas provas e suas notas foram ótimas.
d)   Que equipe ruim! suas jogadas são fracas e seus jogadores são desunidos.
e)   Eu e Lúcia estudamos muito; nossas notas foram as melhores da classe.
f)    Nós não sabemos onde está nosso cachorro.
g)   Eu perdi a minha caneta nova.
h)   Ele está com a sua bicicleta?
i)     Por que tu não trouxeste as tuas primas?

02 – Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a)   Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b)   Seus pedidos serão atendidos.
c)   Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d)   Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e)   Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

03 – Complete as frases usando uma das palavras: meu – nossa – teu – sua.
a)   Nós temos uma linda casa. Ela é nossa casa.
b)   Ele tem uma bicicleta. É sua bicicleta.
c)   Eu tenho um bom amigo. É meu amigo.
d)   Tu tens um grande anel. É teu anel.

04 – Troque as palavras destacadas por: dele, dela, deles, delas.
a)   Não quero mais a opinião de Ana: dela.
b)   Comprei o carro de André: dele.
c)   Luís vai pintar a casa de Lúcia Pedro: deles.
d)   Nós vamos ao baile de Fernanda e Carla: delas.

05 – Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como no modelo:
        Ex.: É o carro dele. É seu carro.
a)   É o lápis dela. É seu lápis.
b)   É a vizinha dele. É sua vizinha.
c)   São as coisas dele. São suas coisas.



8 comentários: