sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TEXTO: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - PERDAS E GANHOS - THIAGO ROMERO - COM GABARITO


Texto: Saúde e Qualidade de Vida

 PERDAS E GANHOS


      Os números são preocupantes. De uma amostra de 53 pacientes submetidos à cirurgia de redução de estômago, 48% ganharam mais de 10 quilos em um período de cinco anos após a operação. Além disso, 39% engordaram mais de 20 quilos e 13% mais de 30 quilos no mesmo período. Somente 7,8% dos pacientes conseguiram manter o peso ideal.
        Ganhar 10 quilos é considerado normal porque o paciente precisa recuperar massa corpórea perdida durante o processo de emagrecimento. Mas ganhar 30 quilos é considerado um retorno à obesidade mórbida. O estudo confirma que a cirurgia é apenas o início do tratamento contra a obesidade. Para atingir o sucesso desejado, os médicos recomendam que no pós-operatório os pacientes passem por um trabalho de reeducação alimentar. Deve ser feito ainda um acompanhamento nutricional, endocrinológico e psicológico.
        Uma consequência preocupante da cirurgia: a substituição do ato compulsivo. A pessoa come menos porque o estômago não admite maior volume de alimento. E, em alguns casos, os pacientes podem substituir a vontade de comer pela bebida. Eles passam a aproveitar o benefício social do emagrecimento como incentivo à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Casos de alcoolismo foram observados em 18% dos 53 pacientes analisados.
        A pesquisa não está concluída e os resultados apresentados são preliminares. Em uma nova fase, os pesquisadores agora trabalham com uma amostra maior de pacientes, considerando a integridade da cirurgia e os dados estatísticos sobre as questões orgânicas de cada indivíduo.
                   
                                  data[id_materia_boletim]=4120. Acesso em: 12 ago. 2006.
Interpretação do texto:
01 – Sobre qual assunto o texto se refere?
      Trata-se da cirurgia de redução do estômago em pacientes com obesidade mórbida.

02 – Quantas pessoas participaram da pesquisa?
      53 pessoas.

03 – De acordo com os dados desse texto, é possível considerar que a cirurgia seja um sucesso?
      Se observarmos os dados percentuais do início do texto, não se pode dizer que a cirurgia seja um sucesso ou pode-se dizer que o problema está no pós-operatório, pois as pessoas não estão se preocupado com a reeducação alimentar e voltam a engordar.

04 – Por que os médicos recomendam que no pós-operatório os pacientes passem por um trabalho de reeducação alimentar?
      Porque apenas a cirurgia não resolve o problema da obesidade mórbida: é necessário que haja um acompanhamento médico nutricional, endócrino e psicológico.

05 – Que consequências essa cirurgia pode causar aos pacientes?
      Sem controle alimentar, o paciente volta a engordar. Apenas 7,8% dos 53 pacientes conseguiram manter o peso ideal. Outro problema se dá com a ingestão de álcool. O paciente passa a frequentar mais as rodas de amigos e, às vezes, substitui a vontade de comer pela bebida. Assim, 18% dos 53 pacientes pesquisados se envolveram com bebidas alcoólica.

06 – Dos 53 pacientes pesquisados, 18% deles se envolveram com bebidas alcoólicas. Quantos foram esses pacientes?
      Por ser tratar de número de pessoas, dizemos que mais ou menos 9 pessoas se envolveram com bebidas alcoólicas.

07 – Dos 53 pacientes pesquisados, aproximadamente 8% conseguiram manter o peso ideal. Quantas pessoas conseguiram esse sucesso?
      Um total de 04 pessoas conseguiram manter o peso ideal.

08 – De acordo com o texto, qual é a porcentagem de pessoas que, após a cirurgia de redução de estômago, engordaram mais de:
a)    10 quilos: 48%
b)    20 quilos: 39%
c)    30 quilos: 13%.


5 comentários:

  1. Eu tava fazendo meu dever de português aí eu fui pesquisar a resposta achei o site com todas as respostas do texto que tava lá

    ResponderExcluir
  2. Por quê as pessoas conforme esse texto precisa fazer cirurgia de redução de estômago?

    ResponderExcluir